É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Prezados,
Boa Noite!


Estou com dúvidas quanto a possibilidade de ligar 2 Ubec idênticos em paralelo. E se for possível, como devo fazer. Estou economizando peso na construção de um aero. Comemoro cada grama a menos ou cada grama evitada (dentro do razoável). Recentemente encontrei um esc opto de 30A com 6g (incluindo os cabos) e encontrei um Ubec de 3A com 5g. No entanto, não tenho certeza se com 4 micro servos e receptor, eu vou ter amperagem de sobra. Um ubec de 5A tem quase 20g. Levando estes fatores em consideração pintou a dúvida sobre ligar 2 ubec em paralelo.


Muito Obrigado! E um grande abraço a todos!
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Alexandre Neto »

Olá Gustavo,
eu acredito que um ubec de 3A já seja suficiente para quatro micro servos. Tenho um planador que utiliza o esc turnigy AE-25A com bec integrado de 2A e nunca tive problemas. Quanto a usar dois ubecs em paralelo acredito não ter problema, embora eu nunca tenha utilizado.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Fala Alexandre,
Tudo certo?


Então cara, estou atualmente com um ESC de 10A com ubec interno de 2A, ainda não testado em conjunto com a eletrônica para este aero. Mas acompanhando alguns videos na internet de teste dos micro servos que tenho disponível, vi que cada servo atingiu picos de mais de 1A. Assim imagino que posso ter picos de quase 5A com todo o conjunto. Eu comprei recentemente um testador (in line) p/medir o consumo real mas já tenho como certo pelo menos 4A.

A dúvida quanto a ligação em paralelo persiste. Caso algum colega saiba dizer como fazer, vai facilitar muito a minha vida.


Abraços!
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por ricardovasc »

Acredito que o UBEC de 3A dá conta de 4 micro servos, pelo menos o meu aguenta tranquilo 4 HXT900.

O que eu não sei é se 2 UBECs em paralelo daria alguma diferença, pois cada UBEC vai continuar sendo de 3A.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Alexandre Neto »

Vou deixar essa pro Laercio entao.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Alexandre Neto »

ricardovasc escreveu:Acredito que o UBEC de 3A dá conta de 4 micro servos, pelo menos o meu aguenta tranquilo 4 HXT900.

O que eu não sei é se 2 UBECs em paralelo daria alguma diferença, pois cada UBEC vai continuar sendo de 3A.


Eu tambem sempre usei quatro HXT900 alimentados pelo bec do esc e nunca tive nenhum problema.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por ricardovasc »

Realmente vamos deixar para algum aeromodelista mais experiente, principalmente em eletrônica.

Sei que duas baterias iguais em paralelo mantém a tensão e dobram a corrente, porém as baterias vão continuar tendo a mesma taxa de descarga.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Meu amigos,

Não sei se estou certo (e inclusive posso estar falando a maior bobagem), mas se é união em paralelo, bastaria conectar cabos positivos com positivo; e negativos com negativo, antes (para conectar na bateria) e depois de passarem pelos Ubecs (para conectar no receptor). Manteria a voltagem em 5v e dobraria a amperagem passando p/6A, teria o comportamento de um ubec de 6A em menos de 10g.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por Alexandre Neto »

Gustavo Carvalho escreveu:Meu amigos,

Não sei se estou certo (e inclusive posso estar falando a maior bobagem), mas se é união em paralelo, bastaria conectar cabos positivos com positivo; e negativos com negativo, antes (para conectar na bateria) e depois de passarem pelos Ubecs (para conectar no receptor). Manteria a voltagem em 5v e dobraria a amperagem passando p/6A, teria o comportamento de um ubec de 6A em menos de 10g.


Vc está certo Gustavo, seria isso mesmo, agora a minha dúvida é se apenas um bec de 3A não daria conta do aero do colega, pois nos meus sempre usei apenas o esc com bec.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagem por CONDOR 2 »

Possibilidade de ligação...

Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder