Dedo Pinça

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Dedo Pinça

Mensagem por Flavio LHP »

Salve galera,

Lembro de ter criado um tempo atrás um tópico sobre esse assunto, porem não encontrei para fazer um comentário.

Sou helimodelista ha uns 4 anos, voo somente helicópteros, e a quase um ano comecei a praticar manobras 3d.

Tenho percebido que somente o dedão nos sticks tem deixado a manobra um tanto "mole" se é que dá para entender isso.

Já havia tentado voar na época que criei o outro tópico com os dedos tipo pinça, quando ainda não fazia manobras, mas não havia me adaptado legal...

Para minha surpresa, hoje no simulador, praticando, resolvi tentar os dedos pinça pois tava sentindo que minhas manobras 3d não estavam muito firmes... e foi ai que veio a surpresa... Claro que preciso praticar para realmente me familiarizar com as novas posições dos dedos, mas as manobras ficaram muito mais firmes... muita diferença...

Acho que a grande diferença foi que por o dedo indicador estar na frente do stick deixa a manobra com mais precisão... o dedão por questão do costume anterior, continuei deixando no topo do stick, assim acho que será mais fácil acostumar...

Queria saber se alguém aqui sentiu essa diferença ou já fez esse teste antes... ou é só coisa da minha cabeça... kkkk

Abraço a todos..

Flavio LHP - SP
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dedo Pinça

Mensagem por LaercioLMB »

Não é coisa da sua cabeça, é fato isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Dedo Pinça

Mensagem por Hidden »

O Tarek, um dos pilotos mais agressivos e precisos do mundo, só usa os dedões...

Mas vários outros pilotos do nível do Tareq usam pinça...

Vários vídeos que vejo de pilotos de acrobacias com aeros giants, com manobras super-precisas, os pilotos só usam os dedões...

Mas vários outros vídeos que vejo os pilotos usam pinça...

Pra mim, o modo "pinça" também funciona melhor, mas não existe regra para isso, pilote da forma que se sentir mais confortável e atingir seu melhor desempenho simples assim...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Dedo Pinça

Mensagem por mmoreto »

já vi pilotos de Heli fazerem o caminho reverso, sair do pinça e treinar somente com o dedão sobre o stick.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Dedo Pinça

Mensagem por Flavio LHP »

Eh mmoreto.. acho que isso talvez pq um dedo a mais li no stick pode deixar oa movimentos mais engessados neh... com o dedao apenas com certeza o movimento fica mais facil neh... mas como minhas manobras ainda sao meio lentas acho que o modo pinça vai melhor... vou ver se me adapto para os dedos pinças para as manobras 3d.
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Dedo Pinça

Mensagem por Lívio Cardoso »

Para mim isto é uma questão de aprendizado. Não existe o jeito certo, ou é com o dedão somente ou com o dedão e o indicador tipo pinça. Vai da cabeça do indivíduo. Não acredito que essa posição possa ter uma diferença à ponto de se recomendar. É igual aquela história de heli com correia e torque tube. Dizem que existe diferença. Pra mim existe mesmo, o torque tube é muito mais simples pra fazer manutenção e só. Agora ao ponto de melhorar a resposta da cauda, pode até ser, mais é coisa de milisegundos e, portanto não perceptível ao olho humano. Pra mim isso vale pra forma de usar os dedos na pilotagem, se houver mesmo diferença, coisa que eu duvido, é pra casa dos milisegundos também... Pra tirar a dúvida bota dois pilotos top aí, cada um com cada forma de de usar os dedos na pilotagem e vejam se existe alguma diferença... Pra mim isso é como discutir o sexo dos anjos!!! Este é meu ponto de vista, respeito o de vcs!!! Cada um com o seu cada um!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Dedo Pinça

Mensagem por Flavio LHP »

Claro livio... cada um pilota como.achar melhor mesmo... soh coloquei a questao aqui pq achei que deu mais precisao pras manobras... pq fiquei com mais sensibilidade para mexer o stick... nao.to aqui dizendo.ser certo ou errado... apenas colocando o ponto de vista e sensacao de voar com a pinça.. mas senti um pouco de dificuldade nao.sei se eh pelo costum ou pelo frio que meus dedos estaam quase congelados.. ou eu tenho os dedos duros mesmo.. kkkkk
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Dedo Pinça

Mensagem por mmoreto »

Flavio LHP escreveu:Eh mmoreto.. acho que isso talvez pq um dedo a mais li no stick pode deixar oa movimentos mais engessados neh... com o dedao apenas com certeza o movimento fica mais facil neh... mas como minhas manobras ainda sao meio lentas acho que o modo pinça vai melhor... vou ver se me adapto para os dedos pinças para as manobras 3d.


Achei interessante seu questionamento...
Acredito que para a maioria aqui, que talvez não procure precisão, e já sabe tudo sobre o uso, manuseio e que não tenha a necessidade de mudar, não seja interessante, mas, se essa discussão chegasse a alguma conclusão, ou tendencia de melhor uso, poderia ser muito útil para orientar quem esta começando no Hobby, pois para quem nunca pegou em um TX e se pudesse ser orientado da melhor ou forma correta, Acredito que seria válido!
Achei esse tópico: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1542618
Tem algumas respostas que cita F3A e vai acredito que até mais além da questão do dedo, que são os modos do Radio. (Eu já havia ouvido que para F3A escolhem até modos de voo para dar mais precisão).
Caso chegue a alguma conclusão , ficarei feliz em transmitir ela para iniciantes!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dedo Pinça

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezados

Tomo a liberdade de dar uma opinião profissional, como anatomista.

Toda a movimentação humana é baseada na repetição,quanto mais repetimos um movimento mais natural e instintivo ele se torna, caminhamos sem "pensar" em caminhar, é um gesto natural do corpo. Para quem dirige a tempo, ninguém pensa em trocar de marcha ou em debrear, faz-se ao natural, não raro ao chegarmos em algum local não nos damos conta do (lembramos) de detalhes do caminho.

Pois bem, a meu ver (mesmo que eu não pilote assim) o uso de dedos em pinça é mais "familiar" ao cérebro, tendo em vista que seguramos o lápis desenhando, riscando e escrevendo desta forma desde a mais tenra infância, tornando se assim mais familiar cérebro esta posição dos dedos.

Para os que aprenderam segurando o stick do rádio desta forma é mais comodo se tem mais apoio e "segurança" segurar os sticks com os dois dedos, entretanto, são dois dedos e muito mais articulações para o cérebro comandar ao mesmo tempo. Enquanto que somente com o polegar o cérebro está "controlando" menos articulações e dedos obviamente.

Sem esquecer que não é só o movimento dos dedos que o cérebro está processando, tem um sem número de fatos ligados ao voo que estão em partes diferentes de nosso cérebro, em diferentes regiões, se interligando para que o voo se realize.

Se formos pensar tudo que um "simples" voo de aero ou heli envolve dentro do nosso sistema nervoso central é impressionante, imaginem se for um voo 3D ou acrobacia de precisão ou livre.

Uma coisa é certa, se tu pilota com os polegares e muda a posição para dedos em pinça ou o contrario, mesmo que inconscientemente, passamos por um periodo de adaptação do cérebro para esta nova posição. Não é nada drástico como aprender a pilotar, é algo mais sutil, como ter um carro manual e comprar um automático, para quem já passou por isso, sabe como se "pisa na embreagem" durante a adaptação com o novo câmbio. E por um bom tempo, mesmo em sonho, sonhamos que estamos dirigindo com câmbio manual.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dedo Pinça

Mensagem por John-Henrique »

O pessoal do Rotor Riot já comentou sobre isso também https://www.youtube.com/watch?v=1jiuh84SO8Q

Particularmente, para mim, também pela questão anatômica, prefiro usar os polegares, justamente pelo costume de usa-los a vida toda para jogar videogame, a unica coisa que mudou foi o controle e a posição dos botões.
Responder