Projeto de Drone na Pecuaria

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

en questao de segurança devo pensar em fazer alguma coisa por vou transportar liquido na pulverização cada bico vai ficar debaixo de cada motor devemos pensar que vai cacontecer uma hora ou outro uma gota e chegar no motor queria saber como efetuar uma vedaçao se interferia na sua ventilação
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por William Okamura »

joao pedro escreveu:http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=3411
por exemplo esse motor a carga maxima dele e no maximo 3 kg como vou utilizar 8 a soma vai para 24 kg sera que e uma boa utilizar esse motor


vai usar helice de 10 ou 11" em um octo para levar esse peso todo? nao vai ter eficiencia nenhuma, alem do mais para esse peso tem que partir para 6S de toda forma

motor kv baixo - helice 15 a 17 com bateria 6S senao nao sobe - importante, motor para multirotor, esse motor eh para aero
uʍop ǝpısdn
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezado João

Sei que todos querem ajudar, esta sem dúvida é a intenção de todos por aqui, ajudar a quem está iniciando. Por vezes, muitos se empolgam e "entram" no projeto do iniciante e tentam achar soluções baseados no desafio técnico proposto sem levar em consideração a viabilidade e propósito do projeto.

Tu vai gastar um caminhão de dinheiro para levar todo este peso num multi. Não tem como inventar, criar ou mesmo adaptar, Motores, controladora, escs, GPS etc... e principalmente baterias.

Não informaste algo importante, o tamanho da área que queres cobrir com este "pulverizador". Uma área pequena, até consegues cobrir tu mesmo controlando o multi, se a área for grande, terás que deixar no automático (GPS) e terás que ter um que faça isto sozinho, claro que tu programando ele previamente.

Sem esquecer que terás que abastecer com liquido, como fará? Imagina o seguinte, digamos que o teu aparelho tenha autonomia de 1o minutos de voo. O que será aproximadamente 5 minutos de "ação" porque os outros minutos serão para ele voltar para abastecer e trocar bateria.

Desta forma terás coberto X de campo... terás que decolar andar todo este X que já pulverizou e daí por diante continuar a pulverização, o que te gastará bateria para ir até o ponto onde terminou anteriormente e começar a partir dali o próximo "tiro" de pulverização.

É muito complexo com este peso todo e se a área for muito grande, pelo tamanho do investimento em equipamento tornar-se-á inviável.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por brunobragantine »

joao pedro escreveu:en questao de segurança devo pensar em fazer alguma coisa por vou transportar liquido na pulverização cada bico vai ficar debaixo de cada motor devemos pensar que vai cacontecer uma hora ou outro uma gota e chegar no motor queria saber como efetuar uma vedaçao se interferia na sua ventilação


Acho difícil alguma gota subir pro motor o fluxo de ar que a hélice gera provavelmente vai impedir isso, difícil prever....

Mas ai vem uma duvida eu sou do sitio meu pai tem plantação de soja e tals... durante a pulverização é bastante recomendável que não haja vento e a velocidade de pulverização também não pode ser muito alta, no caso do multirotor o vento que ele gera não pode interferir na qualidade da aplicação por deriva ?
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

brunobragantine escreveu:
joao pedro escreveu:en questao de segurança devo pensar em fazer alguma coisa por vou transportar liquido na pulverização cada bico vai ficar debaixo de cada motor devemos pensar que vai cacontecer uma hora ou outro uma gota e chegar no motor queria saber como efetuar uma vedaçao se interferia na sua ventilação


Acho difícil alguma gota subir pro motor o fluxo de ar que a hélice gera provavelmente vai impedir isso, difícil prever....

Mas ai vem uma duvida eu sou do sitio meu pai tem plantação de soja e tals... durante a pulverização é bastante recomendável que não haja vento e a velocidade de pulverização também não pode ser muito alta, no caso do multirotor o vento que ele gera não pode interferir na qualidade da aplicação por deriva ?


bruno prazer.
isso vai depender do produto utilizado tem uns que vai inteferir na aplicação e outros nao que na verdade que vou passar e produto biologico nao tem nhuma interferencia com o vento
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

Douglas Lenz escreveu:Prezado João

Sei que todos querem ajudar, esta sem dúvida é a intenção de todos por aqui, ajudar a quem está iniciando. Por vezes, muitos se empolgam e "entram" no projeto do iniciante e tentam achar soluções baseados no desafio técnico proposto sem levar em consideração a viabilidade e propósito do projeto.

Tu vai gastar um caminhão de dinheiro para levar todo este peso num multi. Não tem como inventar, criar ou mesmo adaptar, Motores, controladora, escs, GPS etc... e principalmente baterias.

Não informaste algo importante, o tamanho da área que queres cobrir com este "pulverizador". Uma área pequena, até consegues cobrir tu mesmo controlando o multi, se a área for grande, terás que deixar no automático (GPS) e terás que ter um que faça isto sozinho, claro que tu programando ele previamente.

Sem esquecer que terás que abastecer com liquido, como fará? Imagina o seguinte, digamos que o teu aparelho tenha autonomia de 1o minutos de voo. O que será aproximadamente 5 minutos de "ação" porque os outros minutos serão para ele voltar para abastecer e trocar bateria.

Desta forma terás coberto X de campo..terás que decolar andar todo este X que já pulverizou e daí por diante continuar a pulverização, o que te gastará bateria para ir até o ponto onde terminou anteriormente e começar a partir dali o próximo "tiro" de pulverização.

É muito complexo com este peso todo e se a área for muito grande, pelo tamanho do investimento em equipamento tornar-se-á inviável.


prazer douglas
nao me tou muito me inportando com o valor mais sim no custo beneficio ,agora no reabastecimento vai ter um tecnico que vai acompanhar o drone para efetuar a troca de baterias basicamente esse drone e um experimento para agricultura e pecuaria de precisão
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=3411
por exemplo esse motor a carga maxima dele e no maximo 3 kg como vou utilizar 8 a soma vai para 24 kg sera que e uma boa utilizar esse motor

esqueça 3 ou 4s. Parta logo para 6s com motores de baixo kv e hélices grandes

se os motores produzem 24kg de empuxo máximo não quer dizer que você vai poder subir com 24kg de peso total.
Editado pela última vez por sandman_br em Ter Out 18, 2016 4:33 pm, em um total de 1 vez.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
joao pedro
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Out 16, 2012 7:03 pm
Localização: patos de minas.mg

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por joao pedro »

sandman_br escreveu:
joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono


tou pensando em fibra ou tubo de aluminio maciço.
toque ja vi muita helice de cabono em aviao quebrando nao gostei do carbono nao,tenho aero ultimamente carbono para mim so deu tristeza
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Projeto de multirotor na Pecuaria

Mensagem por sandman_br »

joao pedro escreveu:
sandman_br escreveu:
joao pedro escreveu:Minha maior duvida se eu faço o frame em fibra de vidro ou em aluminio?


para ter resistência e pouco peso parta para fibra de carbono


tou pensando em fibra ou tubo de aluminio maciço.
toque ja vi muita helice de cabono em aviao quebrando nao gostei do carbono nao,tenho aero ultimamente carbono para mim so deu tristeza


tudo depende da qualidade do material. Não é a toa que tanto os boeing 787 quanto os airbus a350 usam carbono em boa parte da fuselagem e até asas
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Responder