Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por John-Henrique »

Estão aquecendo muito?
Vc configurou o ESC? Pode ser que o modo break esteja ativado
Quando você acelera os fios aquecem mais?
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:Estão aquecendo muito?
Vc configurou o ESC? Pode ser que o modo break esteja ativado
Quando você acelera os fios aquecem mais?


Eu ainda não configurei o ESC, ta como veio de fábrica.
O freio não está ativo.
Aquece quando acelera no talo, não tenho como dizer quantos graus, mas aquece "um bom tanto". Medi com o Wattmeter e ficou na casa dos 110A... Quem sabe pelo fato do ESC não estar ventilando com ar passando por ele...
Agora sei lá achei estranho demais. Coloquei a mão no motor e ele fica morno, esse me pareceu normal... Só to cismado com os fios aquecerem. Lembrando que o ESC é 130A.
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Fiz uma "telinha" com um pedaço de lata, para evitar que alguma peça acidentalmente se solte do compartimento onde irão a Fiação, Baterias, ESC, UBEC e tudo mais e possivelmente venha a ser sugada pela Turbina... assim evita algum dano no Rotor da mesma.
O Esc vai ficar praticamente sob a turbina.
Anexos
tela.jpg
tela.jpg (38.56 KiB) Exibido 8059 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Obtive a Resposta dos fornecedores da turbina... me falaram que um pouco é normal... :shock: :shock: :shock:

"Hi Fernando,
Thank you for your message!
It is normal that if it is not very hot. You can measure the temperature and I will check whether it is ok.
Any electronics will be a little hot when they are running.
Thank you!"

Segunda feira vou emprestar uma pistola de medir temperatura e testar pra ver quantos graus vai e pedir para eles se está ok. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por John-Henrique »

Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Vou cortar o berço da asa.
Anexos
3.jpg
3.jpg (31.18 KiB) Exibido 14268 vezes
2.jpg
2.jpg (33.03 KiB) Exibido 14268 vezes
1.jpg
1.jpg (29.3 KiB) Exibido 14268 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Ficou bom...
Anexos
4.jpg
4.jpg (25.06 KiB) Exibido 14265 vezes
3.jpg
3.jpg (35.36 KiB) Exibido 14265 vezes
2.jpg
2.jpg (33.1 KiB) Exibido 14265 vezes
1.jpg
1.jpg (29.61 KiB) Exibido 14265 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por igorfragoso »

FernandoArt escreveu:
John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:


Se posso dar sugestões, diminua o quanto puder o comprimento da ligação entre esc e motor. Podendo, liga direto, sem conectores. E como já disseram, aquecimento em fio é sinal de subdimensionamento. Além disso, uma medida extrema seria substituir todos os fios por outros mais grossos.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

igorfragoso escreveu:
FernandoArt escreveu:
John-Henrique escreveu:Não vão dizer que está errado, mas se os três fios aquecem quando acelerado da a entender que eles não suportam a corrente que está passando causando uma resistência e consequentemente aquecimento (efeito joule).
Agora aquecimento só por estar conectado é estranho, mas não acredito que eles vão dizer Isso.



Não John, você nao entendeu corretamente, os fios só aquecem quando acelero o motor no talo (no max.). Quando não acelera não ocorre o aquecimento.
O aquecimento que me refiro é comparavelmente similar a temperatura digamos de um amplificador destes de carro, ou seja eles ficam consideravelmente bem mornos/quentes.
O Esc dá uma amornada e o motor também, que para mim seria normal, como seria de se esperar nos motores e ESCs no geral. Só ta estranho este aquecimento nos fios. :shock: :shock: :shock:


Se posso dar sugestões, diminua o quanto puder o comprimento da ligação entre esc e motor. Podendo, liga direto, sem conectores. E como já disseram, aquecimento em fio é sinal de subdimensionamento. Além disso, uma medida extrema seria substituir todos os fios por outros mais grossos.



Obrigado pela ajuda Igor, com certeza sugestões são bem vindas. Eu já havia pensado em eliminar os conectores, e agora acho que vou fazê-lo. Quanto a questão dos fios, eu não tenho como encurtar, pois já está tudo quase pronto em seu devido lugar, só restaria colocar fios mais grossos.
Outra dúvida é, colocando fios mais grossos será que resolve? Pois os fios vão sair mais grossos do ESC, mas quando chegarem no motor vai "afunilar" (com perdão da palavra), ou seja, vai acabar com fio mais finos... desculpa aí quem entende de elétrica, mas como podem ver eu sou leigo nessa questão. Sei que em instalação de um alto-falante superpotente, os fios que saem do amplificador são grossos, (caso contrário também superaquecem), e quando chega no alto falante passa por um fio bem mais fino da bobina do alto-falante. Será que as leis da física nesses dois casos se equivalem?
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder