Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por John-Henrique »

Os fios aquecem porque a resistência para a passagem de corrente é menor do que a quantidade de corrente querendo passar, já no motor a corrente elétrica sofre 'interferência' magnética, vamos dizer que você tinha um 'trieiro' de formigas passando na mesma direção sobre um palito de churrasco e alguém vai lá e dá uma sacolejada neste palito, as formigas vão ficar 'descontroladas' se agitando, é quase isso que acontece com a corrente elétrica no momento da ação magnética. Enfim, o motor vai se aquecer porque existirá um efeito joule (os fios ficarem com bitolas menores) e pela resistência imposta pelo peso da hélice e resistência do ar que vão impedir o giro do motor.

No final das contas, o aquecimento dos fios pode ocorrer porque o motor está aquecendo e está aquecendo também o fio (estão conectados), não acredito que sejam os conectores o problema disso, a menos que você tenha soldado neles apenas uma pequena parte do fio, fazendo o contato do fio e conectores ser algo bem pequeno (como se fosse um fio de bitola menor).
Avatar do usuário
torrola
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 10:33 pm
Localização: contagem,mg

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por torrola »

Resumindo: O condutor eletrico (fio) aquece porque ele esta subdimensionado, ou seja, a corrente elétrica que passa por ele é maior do que o projetado quando o motor está na potencia maxima!
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

torrola escreveu:Resumindo: O condutor eletrico (fio) aquece porque ele esta subdimensionado, ou seja, a corrente elétrica que passa por ele é maior do que o projetado quando o motor está na potencia maxima!


Possivelmente é isso então Torrola... mas uma marca como a Freewing fazer uma mer** dessa???
Pois comprei o conjunto que é vendido nos jatos EDF da freewing mundo afora... :( :( :( :( :( :(
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:Os fios aquecem porque a resistência para a passagem de corrente é menor do que a quantidade de corrente querendo passar, já no motor a corrente elétrica sofre 'interferência' magnética, vamos dizer que você tinha um 'trieiro' de formigas passando na mesma direção sobre um palito de churrasco e alguém vai lá e dá uma sacolejada neste palito, as formigas vão ficar 'descontroladas' se agitando, é quase isso que acontece com a corrente elétrica no momento da ação magnética. Enfim, o motor vai se aquecer porque existirá um efeito joule (os fios ficarem com bitolas menores) e pela resistência imposta pelo peso da hélice e resistência do ar que vão impedir o giro do motor.

No final das contas, o aquecimento dos fios pode ocorrer porque o motor está aquecendo e está aquecendo também o fio (estão conectados), não acredito que sejam os conectores o problema disso, a menos que você tenha soldado neles apenas uma pequena parte do fio, fazendo o contato do fio e conectores ser algo bem pequeno (como se fosse um fio de bitola menor).


Saquei John, era mais ou menos oque eu imaginava... O estranho é que as minhas EDFs 70mm nunca fizeram isso. Inclusive vendi uma pra pegar esta de 90mm. Acho que me lasquei nessa. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Saudações meus caros, depois de vários dias de dúvidas e questionamentos, por fim resolvi retomar com o meu projeto do Albatros. Hoje testei o conjunto EDF/ESC novamente na bancada (por um tempo bem maior que os primeiros testes), e constatei que o mesmo esquenta mas não além do que eu tinha constatado anteriormente. Como já falei, segundo o vendedor um pouco de temperatura morma seria normal. Hoje comprei uma pistola laser de medir temperatura para saber à que temperatura meu conjunto está trabalhando... notei que o aquecimento se dá mais na região dos 3 conectores banana, com os fios permanecendo mornos, inclusive o motor também ficando morno. Acho que os conectores estão fazendo a ca****, portanto vou eliminá-los e ligar os 3 fios do ESC direto nos fios do motor.
Seguem mais fotos do projeto. No detalhe vou abrir o berço do trem de pouso retrátil.
Anexos
wing1.jpg
wing1.jpg (29.39 KiB) Exibido 14195 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Tive um tempinho hoje, aproveitei para fazer os 2 "tip tanks", cortei os "berços" do trem de pouso e entelei a asa com vinil...
Amanhã estou torcendo para que chegue minha pistola para medir temperatura... assim poderei testar a EDF de novo, desta vez sem os bullets, pra ver se o aquecimento nos 3 fios do ESC vão diminuir e quem sabe dar um bom adianto no meu projeto durante o feriado.
Anexos
2.jpg
2.jpg (23.07 KiB) Exibido 14148 vezes
1.jpg
1.jpg (26.09 KiB) Exibido 14148 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

E aí rapaziada... Hoje finalmente consegui medir a temperatuda do conjunto ESC EDF... a maior temperatura obtida foi na região dos bullets, que foi 45ºc ... creio que está dentro do normal vamos dizer. :x :x :x
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

Mais um passo dado, coladas as peças... agora faltando lixar o "charuto"...
No detalhe os 2 "tip tanks" entelados com vinil... Não sei se deveria entelá-los, mas como optei por entelar a asa resolvi fazer o mesmo com os mesmos. Já a fuselagem não sei se vou entelar... Aceito sugestões. :P :P :P :P
Anexos
3.jpg
3.jpg (23.05 KiB) Exibido 14104 vezes
5.jpg
5.jpg (27.86 KiB) Exibido 14104 vezes
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por John-Henrique »

Entela também uai, pra ficar tudo igual. Estou aqui com uns 5 metros de vinil que ganhei de uma empresa a maquina que imprime travou no inicio do processo e acabaram descartando a folha inteira :D vou construir algo também, mas como só tenho o vinil branco, pensei em pintar faixas sobre ele usando tinta spray 8)
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Aeromodelo "L-39 Albatros" EDF 6s 90mm

Mensagem por FernandoArt »

John-Henrique escreveu:Entela também uai, pra ficar tudo igual. Estou aqui com uns 5 metros de vinil que ganhei de uma empresa a maquina que imprime travou no inicio do processo e acabaram descartando a folha inteira :D vou construir algo também, mas como só tenho o vinil branco, pensei em pintar faixas sobre ele usando tinta spray 8)



Acho que o farei...
Quanto ao material que você ganhou, compra contact em papelarias para fazer os detalhes, ou fita colorida, vai ficar melhor o acabamento John..
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder