RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por Diego Costa »

Acho válido esse pequeno "desvio" no assunto, até pq de fato muitos utilizariam o RCcalc justamente pra buscar o máximo de leveza no aero, suas explicações são uteis pra desmistificar isso, e para que possam fazer melhor uso possivel do programa :-)

Obrigado Laercio :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado a você pela compreensão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por caracara »

Boa tarde!

Eu tinha o programa em um HD que pifou. Mas agora estou procurando para baixar novamente, mas não estou encontrando.

Sabem se existe algum download ainta ativo?

Obrigado.
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por John-Henrique »

Se não me engano ele foi substituído pelo PropCalc e está disponivel em http://www.ecalc.ch/
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! eu usei esse "calculador" e gostei, pode usar on line ou baixar . . . http://flbeagle.rchomepage.com/

abraço.
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por caracara »

Obrigado pessoal!
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:Se não me engano ele foi substituído pelo PropCalc e está disponivel em http://www.ecalc.ch/


Ele não foi substituido, pois o ecalc não tem perfil no software e somente peso de um aeromodelo não significa nada.
É a asa que faz um avião voar e cada tipo de perfil tem velocidade de estol diferente, arrasto diferente e com isso, condições de voos diferentes.
O ecalc só te fala consumo de motor, velocidade aparente, empuxo em relação ao peso do modelo, mas não te diz mais nada, já o rccalc te diz que velocidade o modelo precisa para ter um voo seguro e é isso que importa, saber que velocidade as asas necessitam para que o modelo voe tranquilamente.
De nada adianta eu saber que um motor pode me dar 80 km/h máximo se não sei que o aeromodelo abaixo de 40 vai estolar.
Ahh, mas se o motor te dá 80 km/h não vai estolar.
Sim, mas isso com todo motor e a meio motor? Como fica?
Um aeromodelo tem que voar bem com meio motor e nunca motor a pleno.
O propcalc te ajuda a ver consumo e tempo de voo, mas isso quando você já sabe das condições necessárias para o voo do aeromodelo que está sendo montado, fora isso, não te adianta saber empuxo, consumo e tempo de voo se não faz a menor ideia do que o modelo necessita para voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder