Problema com Aurora 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

Olá pessoal, adquiri recentemente um aurora 9, e fiz um voo com meu Maximus glow, usando life 6.6 servos savox, motor .46 ax, mas no segundo voo, acabei derrubando ele, a princípio pareceu que ele deu um comando estranho, até aí tudo parte do normal do esporte, posso ter errado mesmo. Contudo, depois no dia seguinte mexendo no rádio, configurando em outro aero o receptor, simplesmente a tela deixou de funcionar, ficando apenas verde, desliguei o rádio, e para minha surpresa, o rádio não desligou, religuei, desliguei, nada de resposta. Tirei a bateria, coloquei voltei a ligar, apareceu um segundo as escritas, logo em seguida de novo tudo apagado, repeti o processo mais duas ou três vezes, agora do nada, voltou a funcionar normalmente, mas estou com medo de por em voo novamente, alguém já teve algo semelhante???
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por atoniollo »

Nunca ouvi falar de algo parecido....
Eu uso Aurora 9 praticamente desde que comecei a uns 2 anos e meio (logo no inicio comecei com DX6i) e nunca nenhum problema, ao contrario somente elogios, é um senhor radio. No momento estou substituindo meu Aurora 9 pelo Vcontrol da mikado, isso porque agora só estou voando heli e com o Vcotrol se pode configurar todo sistema Flybarless (Vbar e Vbar neo) diretamente pelo radio sem precisar de PC ou App Bluetooth para configurar ou alterar algo na pista...
No meu entender este seu radio deve estar com algum problema de bateria ou cabo da alimentação da bateria, quebrado ou danificado por algum motivo. Verifique isto. Se utiliza LIPO na alimentação do radio não esqueça de verificar a solda do conector da bateria, pode ter quebrado (Quem utiliza lipo tem que ficar tirando a bateria para carregar e isso pode gerar stress no conector e danificar a solda -> no meu quando troquei as baterias originais por LIPO eu percebi que isto traria stress não projetado a solda e coloquei uma extensão com conector original lacrado com cola quente e o conector para colocar a bateria e retirar ficou no fio flexível, desta forma não tem stress no conector quando se tira e coloca LIPO... Isso é muito importante pois o radio foi projetado para trabalhar com as baterias originais... Mas fazendo isso pode utilizar LIPO sem problema algum -> Se quiser posso tirar fotos do meu radio e postar como exemplo).
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

atoniollo escreveu:Nunca ouvi falar de algo parecido....
Eu uso Aurora 9 praticamente desde que comecei a uns 2 anos e meio (logo no inicio comecei com DX6i) e nunca nenhum problema, ao contrario somente elogios, é um senhor radio. No momento estou substituindo meu Aurora 9 pelo Vcontrol da mikado, isso porque agora só estou voando heli e com o Vcotrol se pode configurar todo sistema Flybarless (Vbar e Vbar neo) diretamente pelo radio sem precisar de PC ou App Bluetooth para configurar ou alterar algo na pista...
No meu entender este seu radio deve estar com algum problema de bateria ou cabo da alimentação da bateria, quebrado ou danificado por algum motivo. Verifique isto. Se utiliza LIPO na alimentação do radio não esqueça de verificar a solda do conector da bateria, pode ter quebrado (Quem utiliza lipo tem que ficar tirando a bateria para carregar e isso pode gerar stress no conector e danificar a solda -> no meu quando troquei as baterias originais por LIPO eu percebi que isto traria stress não projetado a solda e coloquei uma extensão com conector original lacrado com cola quente e o conector para colocar a bateria e retirar ficou no fio flexível, desta forma não tem stress no conector quando se tira e coloca LIPO... Isso é muito importante pois o radio foi projetado para trabalhar com as baterias originais... Mas fazendo isso pode utilizar LIPO sem problema algum -> Se quiser posso tirar fotos do meu radio e postar como exemplo).


Bom dia, então, a bateria é original, não gosto de adaptações com relação a isso, fabricante projetou pra tal bateria, é essa que deve ser usada, ela permanece com a original, esse rádio teve um defeito apresentado na utilização de simulador, o antigo dono usava ele desta forma e acabou tendo problema na placa, foi mandado para o técnico da Hitec, acho que é o Vicente o nome, ele trocou a placa, o antigo dono fez dois voos com o seu 450 e disse ele que ficou 100%, fiz um voo também 100%, mas depois que eu acabei derrubando o meu Maximus da prince, apresentou esse problema, e a bateria estava com 70% de carga, mostrado pelo rádio, verifiquei a conexão da bateria, firme, perfeita, até porque, usamos o carregador original...

Enfim, este problema não é, agora, isso me deixa pensativo, o velho 9x original nunca me deixou na mão, depois com a atualização que fiz para o er9x, melhorou demais, quando acrescentei o Frsky confiei ainda mais, quando tive oportunidade, acabei pegando o material melhor, dai me acontece uma dessas....

:? :? :cry:
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por Hidden »

Amigo, tudo pode dar defeito, independente da marca, que no caso da Hitec é uma marca de extrema confiança.

Mas como você mesmo já disse, esse seu rádio tem um histórico de problemas já conhecido por você, então não adianta ficar especulando soluções aqui, dispositivos eletrônicos complexos (como um rádio transmissor, por exemplo) se apresentam mal funcionamento tem que ir para a bancada de um técnico que saiba mesmo como resolver.

O que você deve fazer é procurar o técnico que já mexeu nele, ou outro técnico de confiança, e deixar que o mesmo descubra o que está acontecendo, caso contrário poderá aumentar seu prejuízo lenhando seus modelos.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

www.manorc.com.br esse eu confio e por isso indico.
Técnico não é qualquer um com capacidade para consertar um rádio desses e garantir a qualidade do serviço, pois o barato sempre vai sair caro e o Mano não é careiro e tão pouco explorador, ele faz o preço justo sempre.
Ele já consertou rádio Futaba meu que ficou 100% até hoje e me cobrou só R$80,00 o conserto, o que significa que o defeito era pequeno e o preço foi justo, o contrário de muitos que trocam uma pecinha de centavos e cobram a metade do valor do rádio alegando troca de placa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por atoniollo »

Não em problema nenhum de usar LIPO, desde que da forma correta.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20170209_201722-jpg
Observe o detalhe de que não existe stress no conector da bateria do meu radio, até coloquei silicone para garantir que não seja mexido no conector... a bateria é colocada e retirada por outro conector no cabo flexível).

Mas o problema não é este...
Problema é que você comprou um radio que já existia um defeito relatado por vc e foi consertado... Se tratando de aeros e helis grandes eu particularmente não confiaria em algo que já foi mexido (radio e RX).
Nenhuma marca esta livre de apresentar defeitos... Mas a Hitec é uma das marcas onde este índice de defeito é minimo.




highlander escreveu:
atoniollo escreveu:Nunca ouvi falar de algo parecido....
Eu uso Aurora 9 praticamente desde que comecei a uns 2 anos e meio (logo no inicio comecei com DX6i) e nunca nenhum problema, ao contrario somente elogios, é um senhor radio. No momento estou substituindo meu Aurora 9 pelo Vcontrol da mikado, isso porque agora só estou voando heli e com o Vcotrol se pode configurar todo sistema Flybarless (Vbar e Vbar neo) diretamente pelo radio sem precisar de PC ou App Bluetooth para configurar ou alterar algo na pista...
No meu entender este seu radio deve estar com algum problema de bateria ou cabo da alimentação da bateria, quebrado ou danificado por algum motivo. Verifique isto. Se utiliza LIPO na alimentação do radio não esqueça de verificar a solda do conector da bateria, pode ter quebrado (Quem utiliza lipo tem que ficar tirando a bateria para carregar e isso pode gerar stress no conector e danificar a solda -> no meu quando troquei as baterias originais por LIPO eu percebi que isto traria stress não projetado a solda e coloquei uma extensão com conector original lacrado com cola quente e o conector para colocar a bateria e retirar ficou no fio flexível, desta forma não tem stress no conector quando se tira e coloca LIPO... Isso é muito importante pois o radio foi projetado para trabalhar com as baterias originais... Mas fazendo isso pode utilizar LIPO sem problema algum -> Se quiser posso tirar fotos do meu radio e postar como exemplo).


Bom dia, então, a bateria é original, não gosto de adaptações com relação a isso, fabricante projetou pra tal bateria, é essa que deve ser usada, ela permanece com a original, esse rádio teve um defeito apresentado na utilização de simulador, o antigo dono usava ele desta forma e acabou tendo problema na placa, foi mandado para o técnico da Hitec, acho que é o Vicente o nome, ele trocou a placa, o antigo dono fez dois voos com o seu 450 e disse ele que ficou 100%, fiz um voo também 100%, mas depois que eu acabei derrubando o meu Maximus da prince, apresentou esse problema, e a bateria estava com 70% de carga, mostrado pelo rádio, verifiquei a conexão da bateria, firme, perfeita, até porque, usamos o carregador original...

Enfim, este problema não é, agora, isso me deixa pensativo, o velho 9x original nunca me deixou na mão, depois com a atualização que fiz para o er9x, melhorou demais, quando acrescentei o Frsky confiei ainda mais, quando tive oportunidade, acabei pegando o material melhor, dai me acontece uma dessas....

:? :? :cry:
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

Hidden escreveu:Amigo, tudo pode dar defeito, independente da marca, que no caso da Hitec é uma marca de extrema confiança.

Mas como você mesmo já disse, esse seu rádio tem um histórico de problemas já conhecido por você, então não adianta ficar especulando soluções aqui, dispositivos eletrônicos complexos (como um rádio transmissor, por exemplo) se apresentam mal funcionamento tem que ir para a bancada de um técnico que saiba mesmo como resolver.

O que você deve fazer é procurar o técnico que já mexeu nele, ou outro técnico de confiança, e deixar que o mesmo descubra o que está acontecendo, caso contrário poderá aumentar seu prejuízo lenhando seus modelos.

Abraços.


Olá, entendo perfeitamente o caso dos eletrônicos, mas como eu coloquei, foi mais no sentido de desabafo mesmo, quanto ao técnico, o rádio já foi reenviado ao Vicente, que foi ele que fez o antigo reparo e a substituição de alguns componentes, então aguardaremos o parecer dele, contudo munha intensão de abrir o tópico foi de tentar descobrir de alguém já teve algum problema parecido e como foi a sua resolução, desde já obrigado pelo comentário.

Abração!!!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

LaercioLMB escreveu:http://www.manorc.com.br esse eu confio e por isso indico.
Técnico não é qualquer um com capacidade para consertar um rádio desses e garantir a qualidade do serviço, pois o barato sempre vai sair caro e o Mano não é careiro e tão pouco explorador, ele faz o preço justo sempre.
Ele já consertou rádio Futaba meu que ficou 100% até hoje e me cobrou só R$80,00 o conserto, o que significa que o defeito era pequeno e o preço foi justo, o contrário de muitos que trocam uma pecinha de centavos e cobram a metade do valor do rádio alegando troca de placa.


Olá, mais pura verdade, já fiz conserto e comprei vários itens do Mano, realmente pessoa competente e com preço justo, o rádio não foi enviado a ele no primeiro momento, e sim ao técnico que responde pela hitec, como estava na garantia do serviço, reenviei o rádio pro mesmo para averiguação, se acaso ele não conseguir descobrir o que pode estar acontecendo, o que eu espero que não aconteça, com certeza o próximo destino será o Mano, com certeza.

Abraço...
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

atoniollo escreveu:Não em problema nenhum de usar LIPO, desde que da forma correta.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20170209_201722-jpg
Observe o detalhe de que não existe stress no conector da bateria do meu radio, até coloquei silicone para garantir que não seja mexido no conector... a bateria é colocada e retirada por outro conector no cabo flexível).

Mas o problema não é este...
Problema é que você comprou um radio que já existia um defeito relatado por vc e foi consertado... Se tratando de aeros e helis grandes eu particularmente não confiaria em algo que já foi mexido (radio e RX).
Nenhuma marca esta livre de apresentar defeitos... Mas a Hitec é uma das marcas onde este índice de defeito é minimo.


Quanto a lipo, se o rádio veio com uma bateria e a mesma funciona, no meu ver, pra que trocar? Se Deu, dai sim seria uma boa opção, que não é o meu caso, pensando em usar um radio deste porte apenas para aeros pequenos, pra que ter um radio destes? Meu 9X da conta dos grandes e pequenos, e se o mesmo foi consertado, então deixa de ser confiável?? Num carro o freio estraga, dai você conserta e nunca mais fica confiante com o carro pois ele em algum momento deu problema no freio??? No mínimo curioso, não?

highlander escreveu:
atoniollo escreveu:Nunca ouvi falar de algo parecido....
Eu uso Aurora 9 praticamente desde que comecei a uns 2 anos e meio (logo no inicio comecei com DX6i) e nunca nenhum problema, ao contrario somente elogios, é um senhor radio. No momento estou substituindo meu Aurora 9 pelo Vcontrol da mikado, isso porque agora só estou voando heli e com o Vcotrol se pode configurar todo sistema Flybarless (Vbar e Vbar neo) diretamente pelo radio sem precisar de PC ou App Bluetooth para configurar ou alterar algo na pista...
No meu entender este seu radio deve estar com algum problema de bateria ou cabo da alimentação da bateria, quebrado ou danificado por algum motivo. Verifique isto. Se utiliza LIPO na alimentação do radio não esqueça de verificar a solda do conector da bateria, pode ter quebrado (Quem utiliza lipo tem que ficar tirando a bateria para carregar e isso pode gerar stress no conector e danificar a solda -> no meu quando troquei as baterias originais por LIPO eu percebi que isto traria stress não projetado a solda e coloquei uma extensão com conector original lacrado com cola quente e o conector para colocar a bateria e retirar ficou no fio flexível, desta forma não tem stress no conector quando se tira e coloca LIPO... Isso é muito importante pois o radio foi projetado para trabalhar com as baterias originais... Mas fazendo isso pode utilizar LIPO sem problema algum -> Se quiser posso tirar fotos do meu radio e postar como exemplo).


Bom dia, então, a bateria é original, não gosto de adaptações com relação a isso, fabricante projetou pra tal bateria, é essa que deve ser usada, ela permanece com a original, esse rádio teve um defeito apresentado na utilização de simulador, o antigo dono usava ele desta forma e acabou tendo problema na placa, foi mandado para o técnico da Hitec, acho que é o Vicente o nome, ele trocou a placa, o antigo dono fez dois voos com o seu 450 e disse ele que ficou 100%, fiz um voo também 100%, mas depois que eu acabei derrubando o meu Maximus da prince, apresentou esse problema, e a bateria estava com 70% de carga, mostrado pelo rádio, verifiquei a conexão da bateria, firme, perfeita, até porque, usamos o carregador original...

Enfim, este problema não é, agora, isso me deixa pensativo, o velho 9x original nunca me deixou na mão, depois com a atualização que fiz para o er9x, melhorou demais, quando acrescentei o Frsky confiei ainda mais, quando tive oportunidade, acabei pegando o material melhor, dai me acontece uma dessas....

:? :? :cry:
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

O problema de enviar para um meia boca e depois enviar para quem sabe é que além de gastar com a mão de obra dos dois, o segundo o conserto ficará mais caro devido as encrencas que o primeiro fez deixando para o segundo resolver.
Se quem fez o serviço antes fez caca, não será por ter garantia que irá resolver.
Lógico que até mesmo o melhor técnico pode ter um aparelho voltando para a garantia do serviço, mas o histórico desse rádio é cabuloso.

Detalhe sobre as baterias.
Os rádios em sua maioria, foram feitos para trabalharem com 9,6V, ou seja, 8 células NiCd ou NiMh de 1,2 V cada. Alguns aceitam 8 pilhas comuns de 1,5V o que dá 12V no total, mas as pilhas comuns em carga (rádio ligado) não chegam somadas a 12V o que fica dentro dos limites do rádio, mesmo que trabalhar sempre no limite não seja recomendado.
Agora, colocar baterias LiPo de 11,1 V que com carga total ultrapassa o limite de 12V do rádio, é pedir para encurtar a vida do equipamento, pois os componentes irão trabalhar saturados e sua vida útil bem encurtada.
Eu tenho bateria LiPo para o rádio, mas nunca coloco ela com carga total, sempre em modo estorage que a mantém com os 11,1V dentro da faixa de tensão de trabalho do rádio.
Mas mesmo com bateria LiPo para o rádio, continuo usando a original 9,6V NiCd para continuar garantindo a vida útil do rádio que é um Futaba FP-T8UAFS que já tem uns 20 anos e o único problema que deu foi o antigo dono ter adaptado um stick de Turnigy no rádio e o Mano trocou por um stick original (mesmo que usado) e o rádio nunca mais deu pau.
Para ver, o rádio deu pau quando veio a gambiarra mal feita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder