Montando sistema FPV num Motoplanador

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Aerovilha »

Olá pessoal,

Gostaria de saber as opiniões sobre um sistema FPV que pretendo colocar em um motoplanador (BFG 1600 da Hobby King)

Pois bém!
Tenho em mente estas opções:

1) Câmera Eachine TX02 + óculos VR D2 (igual o vídeo abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=no48y-Ulo8g

2) Usar a câmera Navcity NG 100 (que já tenho) + algum transmisor (qual indicado?) + monitor Lcd5800d

https://www.youtube.com/watch?v=MrPxjEmipiM&t=75s

Algumas considerações importantes!
* No planador uso baterias 3s de 1000mah ou 1300mah.
* Não tenho espaço interno para uma bateria separada para o sistema FPV, ou seja, só deverá ter uma fonte de alimentação
* Câmera, transmissor e antena podem ficar do lado de fora para fixação
* Costumo voar alto (térmicas e lift) ao invés de longe

Na opinião de vocês, qual a melhor escolha?
Tem outra sugestão?

Fiquem a vontade...
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Paulinho »

200mW é pouca potência dependendo da distância que pretende voar...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Paulinho »

"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por John-Henrique »

Vou levar em consideração estes itens:
- Pouco espaço
- Peso
- Consumo
- Voar alto e não distante

Qual potência usar?
Se você voa alto e não distante você terá a vantagem da propagação do sinal (quanto mais alto o vTX, mais longe o alcance*) usando um vTX de 200mW, com um destes você alcança ai uns 800 metros de distância sem medo, particularmente já fiz o teste, mas não gravei, porem, o @ RAFAEL (aqui do fórum) fez um vídeo e gravou (abaixo), conseguindo aproximadamente 950 metros com antenas originais, em outras palavras, com outras antenas você pode conseguir um alcance ainda maior, mas acho que não será o teu caso...

* É importante lembrar que quanto mais longe, vá mais alto, isso permitirá a propagação da onda por uma distancia maior. De qualquer forma um obstáculo como arvores e casas irá comprometer a comunicação entre vTX e vRX.

https://www.youtube.com/watch?v=-hn3TytG6ms

Com uma bateria dá?
Com o sistema de vídeo você vai notar que o consumo da bateria vai aumentar muito, isso porque você está acostumado a usar motor só pra subir, mas o vTX precisa ficar ligado o tempo todo e isso consome mais e quanto mais tempo ligado mais calor ele gera, então, tenha em mente instala-lo num local beeeeeemmmm ventilado (normalmente coloco do lado de fora).

Quanto maior a potência do vTX mais consumo, com uma bateria de 1000 mA, voando 30 minutos teríamos um consumo de:

400 mW consome 300 mA*: 150 mA
200 mW consome 190 mA*: 100 mA

Então a conta seria assim,

CONSUMO * TEMPO_DE_VOO_TOTAL = CARGA_NECESSÁRIA

Agora você precisa saber o consumo da camera, do motor e somar tudo, no final tem que sobrar carga na bateria para não danifica-la, não sei quanto mas precisa ter pelo menos 9 V de tensão (para evitar danos) quando você pousar.


* Valor a confirmar de acordo com a marca e modelo. Peguei estes valores de modelos Boscam vendidos aos montes no eBay, mas não dá pra precisar a veracidade da informação.
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Aerovilha »

Olá pessoal,
Obrigado pelas considerações...

O que o John-Henrique escreveu, me deixou animado, pelo jeito vou escolher a opção 2
que havia falado ( câmera Navcity NG 100 + transmissor + monitor Lcd5800d )

Já que tem a questão do consumo...vou me "armar" primeiro com boas baterias de 1300 ou até 1500 mah (a que ficar melhor no planador)
e um bom carregador e balanceador de baterias, depois vou partir para este sistema FPV

Por enquanto só me resta agradecer a cada um, lembrando que este tópico fica aberto e ativo,
quem já usou ou esta voando FPV com planador, também, sinta-se livre para deixar suas experiências aqui...

Abraço
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por John-Henrique »

Aerovilha escreveu:O que o John-Henrique escreveu, me deixou animado, pelo jeito vou escolher a opção 2
que havia falado ( câmera Navcity NG 100 + transmissor + monitor Lcd5800d )

De cara recomendaria não comprar um LCD e sim um óculos, já tentou ler a tela do teu celular no local onde você voa? Fica péssimo pra ver no LCD, um óculos possui sua própria "câmara escura" e fica ótimo pra ver. Se não quer gastar muito tem o Quanum FPV, que se consagrou o mais barato (uso este).
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Aerovilha »

John-Henrique escreveu:
Aerovilha escreveu:O que o John-Henrique escreveu, me deixou animado, pelo jeito vou escolher a opção 2
que havia falado ( câmera Navcity NG 100 + transmissor + monitor Lcd5800d )

De cara recomendaria não comprar um LCD e sim um óculos, já tentou ler a tela do teu celular no local onde você voa? Fica péssimo pra ver no LCD, um óculos possui sua própria "câmara escura" e fica ótimo pra ver. Se não quer gastar muito tem o Quanum FPV, que se consagrou o mais barato (uso este).


Realmente, por questão de visualização o óculos será melhor, pensando desta forma.

Por isso fui garimpando a internet e me chamou a atenção esta solução... o que acham?

http://www.banggood.com/pt/Eachine-EV80 ... 53357.html
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Aerovilha
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:05 pm
Localização: Maravilha Sc
Contato:

Re: Montando sistema FPV num Motoplanador

Mensagem por Aerovilha »

Gravei um vídeo mostrando o Planador BFG 1600
ai vocês podem ter uma ideia melhor sobre qual aeromodelo eu desejo instalar o FPV...

https://www.youtube.com/watch?v=cQe23PRpgqA&t=144s
_______________________________________________
Daniel H. Müller
Aerovilha - Clube de aeromodelistas de Maravilha / SC
Responder