Bateria Para Eletrica Glow

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por dougsky »

Ola pessoal,
Estava parado com o hobby,venho dos elétricos e agora iniciando no glow.Tenho uma dúvida em qual bateria usar para alimentar os servos e rx,um amigo disse que tem de ser 2s de preferência life,e lipo 3s poderia ser usada também?
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por GabrielPHahn »

LiFe, NiMH ou NiCd.
LiPo não é indicada dado seu potencial de incendiar-se em caso de acidentes...
Imagina uma chama intensa saindo de uma da células da bateria próximo do tanque...Agora imagina isso após uma queda sobre algum lugar que traga risco às pessoas....
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por Abib »

Além do mais, para usar LiPo você precisaria também usar um UBEC - que é mais um item que pode dar mal contato e dar problema durante o vôo..

O melhor é usar baterias de NiCd pela descarga e tensão. LiFe carregda pode ter mais de 7,2v e se o servo ou receptor não for bom para suportar sobrecarga (nem todos são) pode acabar queimando algum item da eletrônica.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por Hidden »

Sério, não entendo tanta "lenda urbana" que o pessoal cria em torno de LIPO até hoje...

Risco de incêndio, BEC que vai dar problema e derrubar e seu aero... Cara, se você for ver o tanto de helimodelos e aeromodelos de grande porte elétrico voando atualmente, modelos alimentados com alta tensão (HV) com por exemplo 12 células de LIPO, que a plena carga fornecem mais de 50 volts de tensão, e um pequeno BEC pega toda essa tensão e estabiliza os 5 ou 6 volts necessários ao RX e servos. Se fosse assim TÃO complicado usar uma simples LIPO no hobby, todo essa galera estava "vendida"...

O que quero dizer, é que nesse hobby basicamente tem duas formas de fazer as coisas: Ou você faz direito, e vai funcionar sem problemas, ou você faz gambiarra e vai dar problema, seja com LIPO, LIFE, NICD, glow, gasolina, querosene, etc, o risco existe SIM e é inerente ao hobby, cabe ao modelista controlá-lo, exemplo: Você somente cria risco de incendiar algum local de terceiros, caso esteja voando em local inapropriado.

Enfim, sim, você pode alimentar a eletrônica do seu aero glow com uma LIPO 3S, mas neste caso você necessitará de um BEC que regule a tensão de saída para o sistema de rádio (normalmente na faixa de 6 volts para receptores e servos que nao são HV) e utilizando um BEC de qualidade e estando a parte elétrica de seu aero como se deve (sem gambiarras) vai voar sem problemas.

O caso de se recomendar uma LIFE 2S para aeros glow, é que a tensão por célula da LIFE é um pouco mais baixa, uma LIFE 2S depois de carregada e colocada carga na mesma, ela rapidamente se estabiliza na faixa de 6,6 volts, o que é suportável pela maioria dos servos standart.

Finalmente se quiser utilizar as boas e velhas baterias de níquel, sugiro no mínimo as NIMH LSD da Turnigy, que possuem baixa taxa de auto-descarga. Baterias de NICD tradicionais possuem alta taxa de auto-descarga, e se você deixa o aero guardado de um fim de semana para o outro, já precisa recarregar as baterias, mas via de regra é sempre bom conferir a carga das baterias no dia que antecede os vôos, seja qual for o tipo de química utilizada.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por zocra »

NO meuc aso, uso um bec e bateria 3s de 1000 caso uma célula baixe muito a tensão ainda mantem nos 6v que preciso. Utilizo essa configuração em Glows e gasolina tenho 2 10cc. Nunca me deu problema, eu sempre confiro um dia antes as bateria doa ero que irei utilizar já é uma pratica minha.
Avatar do usuário
GabrielPHahn
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Set 05, 2012 1:27 am
Localização: São José - SC

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por GabrielPHahn »

Hidden escreveu:Sério, não entendo tanta "lenda urbana" que o pessoal cria em torno de LIPO até hoje...

Risco de incêndio, BEC que vai dar problema e derrubar e seu aero... Cara, se você for ver o tanto de helimodelos e aeromodelos de grande porte elétrico voando atualmente, modelos alimentados com alta tensão (HV) com por exemplo 12 células de LIPO, que a plena carga fornecem mais de 50 volts de tensão, e um pequeno BEC pega toda essa tensão e estabiliza os 5 ou 6 volts necessários ao RX e servos. Se fosse assim TÃO complicado usar uma simples LIPO no hobby, todo essa galera estava "vendida"...

O que quero dizer, é que nesse hobby basicamente tem duas formas de fazer as coisas: Ou você faz direito, e vai funcionar sem problemas, ou você faz gambiarra e vai dar problema, seja com LIPO, LIFE, NICD, glow, gasolina, querosene, etc, o risco existe SIM e é inerente ao hobby, cabe ao modelista controlá-lo, exemplo: Você somente cria risco de incendiar algum local de terceiros, caso esteja voando em local inapropriado.

Enfim, sim, você pode alimentar a eletrônica do seu aero glow com uma LIPO 3S, mas neste caso você necessitará de um BEC que regule a tensão de saída para o sistema de rádio (normalmente na faixa de 6 volts para receptores e servos que nao são HV) e utilizando um BEC de qualidade e estando a parte elétrica de seu aero como se deve (sem gambiarras) vai voar sem problemas.

O caso de se recomendar uma LIFE 2S para aeros glow, é que a tensão por célula da LIFE é um pouco mais baixa, uma LIFE 2S depois de carregada e colocada carga na mesma, ela rapidamente se estabiliza na faixa de 6,6 volts, o que é suportável pela maioria dos servos standart.

Finalmente se quiser utilizar as boas e velhas baterias de níquel, sugiro no mínimo as NIMH LSD da Turnigy, que possuem baixa taxa de auto-descarga. Baterias de NICD tradicionais possuem alta taxa de auto-descarga, e se você deixa o aero guardado de um fim de semana para o outro, já precisa recarregar as baterias, mas via de regra é sempre bom conferir a carga das baterias no dia que antecede os vôos, seja qual for o tipo de química utilizada.

Abraços.


Hidden, concordo que fui alarmista e até simplista...
Mas, via de regra, podemos concordar que meu comentário fomentou tua resposta, que foi "no ponto" e bastante elucidativa.
São conhecimentos que, empiricamente muitos já têm, mas sempre é bom reforçar.
Ademais, infelizmente é sabido que muitos ainda voam em locais inapropriados.
dougsky
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 11:44 pm
Localização: Lgoa Santa Minas Gerais

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por dougsky »

Mas já que o BEC converte 12v para 5V e desconsiderando o risco de explosão como citado acima, pode-se usar a lipo ou estou errado?
um esc daquele que já tem bec também e possível usar, correto?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por Jacimar »

dougsky escreveu:Mas já que o BEC converte 12v para 5V e desconsiderando o risco de explosão como citado acima, pode-se usar a lipo ou estou errado?
um esc daquele que já tem bec também e possível usar, correto?



Bom dia prezados ! já que é para alimentar apenas o Rx e servos, a melhor opção na minha modesta opinião, é um pack de NiCd ou NimH, muito mais simples e leve, sem BEC e fácil de recarregar . . . sem falar na vantagem de alimentar servos standard sem muita "frescura" com relação a picos de corrente, tem uns packs de 5 células no ML que totalizam 6 Volts que devem atender bem . . . forte abraço !
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Re: Bateria Para Eletrica Glow

Mensagem por Runnerba »

Sempre uso ou NIMH ou LIFE. Esses modelos da HK ou similares sempre dão conta do recado: https://hobbyking.com/en_us/turnigy-nan ... -pack.html , https://hobbyking.com/en_us/turnigy-rec ... eries.html , https://hobbyking.com/en_us/turnigy-rec ... -nimh.html , NIMH prefiro 6v porque os servos ficam com mais força e rapidez. Geralmente não uso BEC, todos meus sistemas são FUTABA FASST ou compatíveis com esse sistema.
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
Responder