É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
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É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho uma lipo da Zippy, 3S 25C 2200mAh, e usei pela terceira vez em um cessna, que voou 32 minutos aproximadamente nos 3 voos, cada voo em um dia, carregando em 0,7C. Hoje percebi que ela está um pouco inchada, bem pouco mesmo, coisa que não era antes.
Esse pequeno inchaço nos primeiros voos é normal?
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LaercioLMB
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por LaercioLMB »

Qual é o consumo do aeromodelo?
Outra coisa é que baterias xing ling nem sempre cumprem o que prometem.
Baterias 25C na maioria das vezes suportam no máximo 20C e as 20C, no máximo 15C e assim por diante, pois a qualidade delas é baixa.
Tem baterias que suportam o que dizem? Tem, mas são poucas já que a qualidade vai somente da sorte mesmo e não da fabricação delas.
2200 x 25 = 55000 mA (55 A)
2200 x 20 = 44000 mA (44 A)
Se o consumo total do seu equipamento chega perto disso, é norma sim a bateria inchar devido ao aquecimento na descarga.
Não conte com somente o consumo do motor, pois tem mais o receptor, ESC e servos consumindo e servos na maioria das vezes já consomem muito. 4 servos com 750 mA cada - 4 x 750 = 3000 mA (3 A).
Aceleradas muito rápidas aumentam muito o consumo, pois o motor força muito ao ser acelerado no máximo bruscamente, ainda mais se estiver usando uma hélice SF.
Tudo isso conta no consumo e uma bateria pode sim inchar se estiver trabalhando no limite e for uma xing ling.
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Gabriel Velloso
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Acredito que não esteja acima do limite, visto que o motor é de 21A, usa 4 servos um pouco maiores que o 9g. Dura mais de meia hora de voo, então o "consumo médio" da perto de 4,4A, desço assim que o lipo buzzer apita com 3,5v por célula.
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LaercioLMB
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por LaercioLMB »

Não falei acima do limite, falei próximo ao limite e o limite dessas baterias não se pode ter como o máximo que elas dizem ter (25C por exemplo).
Tem muita diferença chegar perto do limite e passar do limite.
O voo dura meia hora, perfeito, mas se o motor estiver com uma hélice que ultrapassa o limite do motor em acelerações tipo o da decolagem que a maioria acelera tudo de vez (o que é errado isso), o pico do motor pode subir muito, principalmente se o motor estiver usando hélice SF (8x4.7, 9x4.7, 10x4.7, hélices desse tipo).
E mais, baterias xing ling não tem nenhuma qualidade e sendo assim, tudo é possível.
Se fosse uma bateria de qualidade mesmo, mas são caras (justamente por terem qualidade), aí sim poderia ter algo errado na eletrônica ou um defeito na bateria, coisa que mesmo até a melhor marca não está imune a defeitos, coisa que as baterias xing ling, defeitos são parte do produto.
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John-Henrique
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por John-Henrique »

Sim, é normal quando você consome mais (ou próximo) do que a capacidade que a bateria consegue fornecer ou quando você consome além da quantidade mínima aceitável por célula.

É muito bom lembrar que NEM SEMPRE você vai conseguir consumir todas as células no mesmo nível de carga, em outras palavras, você espera que o alarme dispare a 3,5V, mas isso não garante que uma das células fique abaixo disso, fora isso ainda tem a questão de que você está voando quando o alarme dispara e terá que voltar para pousar e neste percurso você irá continuar consumindo. Dai depois que você desliga a bateria e vai medir elas estão quase sempre no mesmo nível, mas durante o consumo não.
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LaercioLMB
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:Sim, é normal quando você consome mais (ou próximo) do que a capacidade que a bateria consegue fornecer ou quando você consome além da quantidade mínima aceitável por célula.

É muito bom lembrar que NEM SEMPRE você vai conseguir consumir todas as células no mesmo nível de carga, em outras palavras, você espera que o alarme dispare a 3,5V, mas isso não garante que uma das células fique abaixo disso, fora isso ainda tem a questão de que você está voando quando o alarme dispara e terá que voltar para pousar e neste percurso você irá continuar consumindo. Dai depois que você desliga a bateria e vai medir elas estão quase sempre no mesmo nível, mas durante o consumo não.



Perfeito.
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man1aco
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por man1aco »

Ninguem lembrou do carregador.

Todo carregador deve ser calibrado de tempos em tempos e de preferencia testado com mais de 1 multimetro que com certeza será chines tambem por isso a redundancia.

Se seu carregador estiver erroneamente carregando suas celulas acima de 4,23v esse pode ser o motivo de estar estragando baterias com tãos poucos vôos.

O meu eu ja deixo propositalmente calibrado pra 4,19 por celula, alem de ser uma segurança a perca em capacidade será algo da casa dos segundos e imperceptivel.
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John-Henrique
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por John-Henrique »

Outra coisa que me passou pela cabeça agora...

Quando você consome alguma carga da bateria, a 'transferência' de energia da bateria até a transformação da energia elétrica em empuxo, irá gerar calor (não preciso entrar nos termos científicos), então, caso seus componentes eletrônicos não estejam vem ventilados e isso quer dizer que é necessário ter uma corrente de ar passando por dentro da fuselagem (dependendo do modelo), uma aceleração forte pode gerar calor suficiente para consumir energia sem gerar empuxo* gastando ainda mais a bateria.

A questão aqui é que se não houver refrigeração necessária, o consumo que o seu alarme estará medindo não estará nem perto do valor real. Aqueles momentos em que você acelera bruscamente consome mais energia nos primeiros momentos do que entrega empuxo e isso gera mais calor e o calor impede (impede e não evita) a corrente elétrica de continuar passando.

* Todo sistema elétrico (até a combustão) irá gerar calor consumindo parte da energia, não existe sistema perfeito.
edu.camilo
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por edu.camilo »

Todas as minhas que incharam foi por voar perto do limite. Elas esquentam muito e logo ficam inchadas, como Laercio disse, faz parte deste tipo de produto que usam componentes de menor qualidade. Porém tudo depende do setup que esta usando, pois haverá setup que o limite do consumo não vai chegar perto do limite que a bateria dispõe, mesmo considerando a perda pela má qualidade dos componentes. Tenho varias dessas baterias Zippy, 3S 25C 2200mAh, quando usava em motores 2822, nunca incharam, um dia usei em um tucano com um motor um pouco mais forte e com deficiência na entrada de ar, elas esquentaram e incharam.
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Hidden
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Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Hidden »

Vamos lá, sempre comento isso com os colegas de pista e em fóruns: A maneira mais eficaz de fazer suas LIPOs durarem mais:

-Somente 80% da capacidade da bateria deve ser utilizada, e a maneira mais fácil de se verificar isso é realizar a leitura do carregador após a carga, é por este motivo que praticamente todo carregador informa quanto mAh retornaram para a bateria durante a carga.

Então, uma bateria de 2200mAh somente deve absorver 1760mAh durante a carga (pode arredondar para 1800). Sempre que for voar um novo aero, com novo setup ou novas baterias, faça um vôo mais curto, memorizando quanto tempo voou, após o vôo coloque a bateria para carregar e deixe carregar até o fim e anote quantos mAh retornaram para a bateria. Agora faça uma "regra de três" levando em conta quantos minutos voou e quanto foi consumido da bateria, assim poderá saber quantos minutos poderá voar no máximo até que se atinja os 80% da capacidade da bateria.

Alarmes que medem a tensão das células e apitam quando a tensão está baixa, são um excelente recurso principalmente no caso de esquecermos do tempo, mas o correto mesmo é você sempre verificar quantos mAh retornaram para a bateria a cada carga.

Respeitando os 80%, te garanto que suas LIPOs vão durar muito tempo e trazer muitas e muitas horas de vôo.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
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