É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por atoniollo »

32 minutos em cada voo... CARABA!!!!
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Realmente, 32 minutos, fiquei impressionado, e estava treinando aproximação para pouso, voava com menos de 50% de acelerador, e olha que o aeromodelo está com 820g com bateria.

Quando aos 80% da carga, eu deixo o alarme para 3,6v/cell para ter uma margem, quando pousa não chega entrar os 2200mAh da bateria, vou anotar no próximo voo.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por John-Henrique »

atoniollo escreveu:32 minutos em cada voo... CARABA!!!!

Ele estava voando com um treinador que normalmente usa motores de pouco consumo, tem voo lento e qualquer ventinho consegue dar sustentação pra ele voar ainda mais tempo. Particularmente já consegui 48 minutos com uma bateria de 1800 mA numa zagi com perfil grosso (desenhado no chutômetro), com 1 metro de envergadura e pesando cerca de 450 gramas.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por John-Henrique »

Gabriel Velloso escreveu:Realmente, 32 minutos, fiquei impressionado, e estava treinando aproximação para pouso, voava com menos de 50% de acelerador, e olha que o aeromodelo está com 820g com bateria.

Quando aos 80% da carga, eu deixo o alarme para 3,6v/cell para ter uma margem, quando pousa não chega entrar os 2200mAh da bateria, vou anotar no próximo voo.

Não dê tanta atenção ao peso do aeromodelo, é importante saber a carga alar e envergadura, é isso que vai definir se o aeromodelo com 820 gramas está leve ou pesado.

A grosso modo, se teu aeromodelo tem 820 gramas de peso e a sustentação gerada pela asa suporta 1500 gramas ele voará tão bem que praticamente só usará motor pra subir. O @ LAERCIO seria a pessoa mais indicada para apresentar as fórmulas (não sem nenhuma) :lol:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Esse meu aeromodelo é um "cessna", de 110cm de asa, com perfil, mas o diedro é negativo, a asa tem algum pequeno angulo para baixo (igual o Antonov 225, não tanto igual ele), eu comprei com a asa reta, mas quando colei varas de fibra de vidro por algum motivo ela entortou para baixo. Quanto a voar devagar, realmente, eu levantava voo com 70% de motor, fazia a curva com 30% e pousava com 10%, isso umas 10 vezes, e voou 32 minutos, achei muito bom.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado @Jonh (kkkk a arroba kkk) pela recomendação.
Existem fórmulas sim para isso, mas o rccalc que se consegue aqui no fórum é mais fácil e mais completo já que com os dados de envergadura, corda e peso, ele te dá velocidade de estol, velocidade segura e velocidade de passeio com boa precisão.
Agora, calcular que velocidade o modelo poderá ter para comparar com os resultados do rccalc, aí sim necessitarão de cálculos.

Nesse link você encontrará o rccalc e se precisar de ajuda para inserir novos perfis nesse software, me envia uma mp que te digo como. app.php/page/downloads

Sobre o que o John falou em não dar atenção ao peso do modelo, ele está certo, pois tenho um modelo semelhante ao Ugly Stick, um Fokker III que tem 120 cm de envergadura e pesa aproximadamente 1250 g. Não lembro mais o peso exato dele, mas está no tópico de construção dele essa informação e o modelo voa muito bem com esse peso todo e não é veloz já que usei toda a corda disponível para a envergadura que ficou com 25 cm de corda o que me proporcionou uma ótima capacidade de carga alar e uma velocidade baixa de voo, por isso voou bem com 1250 g de peso pronto para o voo.
São poucos aqui no fórum que sabem realmente que são as asas que fazem o aeromodelo voar e não o motor e são poucos que falam sobre a carga alar de um aeromodelo, pois a maioria só diz que tem que colocar um motor com empuxo maior do que o peso do modelo e pronto, vai voar, mas não é bem assim que a banda toca.


Sobre o tempo de voo, qualquer aeromodelo que bem construído e bem configurado pode sim ultrapassar 30 minutos de voo e fazendo como o John falou, pode sim chegar até uma hora de voo, pois um aeromodelo bem configurado, não precisa de 100% do motor para decolar, pois ele tem que voar alinhado com meio motor e com 60% de motor ele já sai do chão.
Se com meio motor o aeromodelo começa a descer, é sinal que a configuração está errada e certamente o tempo de voo dificilmente irá passar de 10 minutos, o que acontece na maioria das vezes, o pessoal pensa em supermotorizar os modelos e com isso acabam perdendo tempo de voo, pois quanto maior for o canhão (motor), mais pesado ele será e munição (bateria) mais pesada ele precisará.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por John-Henrique »

LaercioLMB escreveu:Obrigado @Jonh (kkkk a arroba kkk) pela recomendação.

Virou adepto ao arroba hahaha (sim entendi o trocadilho)

LaercioLMB escreveu:[...]o pessoal pensa em supermotorizar os modelos e com isso acabam perdendo tempo de voo, pois quanto maior for o canhão (motor), mais pesado ele será e munição (bateria) mais pesada ele precisará.

Está aqui uma característica interessante que automaticamente também é um fato, pra explicar isso de forma mais simples... tomando como referencia Volume e Intensidade (porque? Porque sou programador e educador físico).

Tome Volume como a quantidade de atividade realizada (correr ou voar), 10 km
Tome Intensidade como a velocidade aplicada nesta mesma atividade, 40 km/h

Imagine que o aeromodelo é uma pessoa e que esse esta pessoa tem um pernas bem grossas (motor potente), quanto mais grossas as pernas mais força ela desempenha, mais pesadas as pernas (suas pernas são só músculos e músculo é pesado pa ra ca ra le o), agora imagine que tudo que você come é transformado em energia (e na prática é isso mesmo), e pra correr (voar) você consome esta energia. Agora que sabemos que o aeromodelo é uma pessoa, que nossas pernas são os motores e que consumimos energia, vamos ao exemplo.

O cara com pernas grossas e consequentemente mais pesadas precisa gastar mais energia para percorrer 10 km, enquanto o cara com pernas finas conseguirá consumir a mesma quantidade de energia para percorrer bem mais que 10 km. Vide corridas como São Silvestre onde Quenianos vencem com certa folga, observe a estrutura muscular deles.

Ok, o exemplo acima fez uma analogia pra facilitar o entendimento, mas não provou nada, então, vamos novamente, fique de pé com os dois braços estendidos (imitando a estátua do Cristo Redentor), mas numa das mãos (pode escolher qualquer uma) segure um copo com água (faltando 1 dedo para encher por completo), agora permaneça nessa posição com os braços na altura dos ombros (igual a estátua) pelo máximo tempo que você conseguir. Fatidicamente você não conseguirá estender o braço com o copo por muito tempo enquanto o braço sem o copo você conseguirá mais tempo. Isso vai acontecer porque você vai gastar mais energia segurando o peso do copo do que mantendo o braço estendido e o consumo de muita energia em pouca atividade causa o desgaste físico, o que cansa o teu braço e faz você sentir dor.

No aeromodelo o motor superdimensionado irá fadigar a bateria (fonte de energia) diminuindo o tempo de voo/atividade, logo, o volume (quantidade de km percorrido em voo) será menor, justamente porque a intensidade (potencia/aceleração do motor durante o percurso) foi maior que o necessário, em outras palavras, o consumo de energia foi ineficiente.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por atoniollo »

Obrigado pela explicação! Show de bola!

John-Henrique escreveu:
atoniollo escreveu:32 minutos em cada voo... CARABA!!!!

Ele estava voando com um treinador que normalmente usa motores de pouco consumo, tem voo lento e qualquer ventinho consegue dar sustentação pra ele voar ainda mais tempo. Particularmente já consegui 48 minutos com uma bateria de 1800 mA numa zagi com perfil grosso (desenhado no chutômetro), com 1 metro de envergadura e pesando cerca de 450 gramas.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por Norba-RJ »

Use baterias boas e carregadores bons (hyperion e revolectrix)
Calibre para dar carga maxima sempre a 93 a 95% da capacidade da bateria , vai perder muito pouco em tempo de vôo mas vai conservar muito suas baterias
Essa dica foi o tecnico ca revolectrix que me passou quando comprei meu carregador
Se o seu carregador for desses normais tipo emax6B coloque as lipos para carregar até 4,1v , assim vai poupar a bat.

Sds.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagem por sabbadin »

Norba-RJ escreveu:Use baterias boas e carregadores bons (hyperion e revolectrix)
Calibre para dar carga maxima sempre a 93 a 95% da capacidade da bateria , vai perder muito pouco em tempo de vôo mas vai conservar muito suas baterias
Essa dica foi o tecnico ca revolectrix que me passou quando comprei meu carregador
Se o seu carregador for desses normais tipo emax6B coloque as lipos para carregar até 4,1v , assim vai poupar a bat.

Sds.


Norba boa noite;

Como ajusto isso no Imax B6??? No olhometro mesmo!? Chegou no 4,1 desligo?
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Responder