Problema com Aurora 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

LaercioLMB escreveu:O problema de enviar para um meia boca e depois enviar para quem sabe é que além de gastar com a mão de obra dos dois, o segundo o conserto ficará mais caro devido as encrencas que o primeiro fez deixando para o segundo resolver.
Se quem fez o serviço antes fez caca, não será por ter garantia que irá resolver.
Lógico que até mesmo o melhor técnico pode ter um aparelho voltando para a garantia do serviço, mas o histórico desse rádio é cabuloso.

Detalhe sobre as baterias.
Os rádios em sua maioria, foram feitos para trabalharem com 9,6V, ou seja, 8 células NiCd ou NiMh de 1,2 V cada. Alguns aceitam 8 pilhas comuns de 1,5V o que dá 12V no total, mas as pilhas comuns em carga (rádio ligado) não chegam somadas a 12V o que fica dentro dos limites do rádio, mesmo que trabalhar sempre no limite não seja recomendado.
Agora, colocar baterias LiPo de 11,1 V que com carga total ultrapassa o limite de 12V do rádio, é pedir para encurtar a vida do equipamento, pois os componentes irão trabalhar saturados e sua vida útil bem encurtada.
Eu tenho bateria LiPo para o rádio, mas nunca coloco ela com carga total, sempre em modo estorage que a mantém com os 11,1V dentro da faixa de tensão de trabalho do rádio.
Mas mesmo com bateria LiPo para o rádio, continuo usando a original 9,6V NiCd para continuar garantindo a vida útil do rádio que é um Futaba FP-T8UAFS que já tem uns 20 anos e o único problema que deu foi o antigo dono ter adaptado um stick de Turnigy no rádio e o Mano trocou por um stick original (mesmo que usado) e o rádio nunca mais deu pau.
Para ver, o rádio deu pau quando veio a gambiarra mal feita.



Concordo com tudo, contudo essa manutenção não foi feita por mim, se fosse, seria o Mano o destino, no caso grana não seria um fator decisivo, mas, vou estar testando muito em aeros pequenos antes, voando longe e depois num pastinha pra combustão, se ficar bom, legal, senão mandarei pro Mano...
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

Blz.
Espero que consiga resolver o problema o mais rápido possível.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

LaercioLMB escreveu:Blz.
Espero que consiga resolver o problema o mais rápido possível.

Obrigado pela Força!!!!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

Pessoal, novidades, o técnico me informou que:

As memórias queimaram, comprei um gravador de memórias somente para ele, assim que tiver uma posição com ele testado.

A pergunta que me faço, o que eu possa ter feito de errado pra ter isso ocorrido, ou algum componente deu problemas novamente?

De qualquer, maneira, foi encontrado o problema, agora é esperar a resolução do mesmo, obrigado a todos pela força, quando tiver novidades, informo!!!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

Eletrônica não é tão simples como a maioria acha ou pensa ser.
Quando um equipamento estraga, vamos supor que um diodo abriu e com isso, deixou a corrente passar livre onde não deveria, isso acaba queimando um componente. Até aí tudo bem, o que tem de novo nisso?
Simples, um componente quando queima na maioria das vezes sobrecarrega outros componentes que não deveriam trabalhar com uma tensão mais elevada (0,5V já é uma tensão elevada para alguns componentes) do que deveriam realmente trabalhar já que em muitos casos, estão trabalhando no limite já que muitos usam baterias com tensões acima do normal.
bom, queimou um componente, outros foram afetados com isso, mas não chegaram a queimar. Você troca o componente que queimou e o rádio volta a "funcionar".
Será?
Muitas vezes os componentes afetados com isso, não duram muito por não estarem mais trabalhando como deveriam e o rádio estraga de novo e você olha o componente que foi trocado e está bom.
O que foi dessa vez?
Sem diagrama do equipamento e sem instrumentos corretos, trocar peças e nada é a mesma coisa, pois você não sabe ler o circuito e verificar se as tensões lidas em determinados pontos estão corretas e por tanto, ler uma tensão não significa que esteja funcionando corretamente.
Troca um regulador que tem que estabilizar a tensão em 5V em um ponto do circuito, mas ao fazer a leitura, lê-se 5,6V. Tem algo errado aí, mas a maioria não dá bola, fecha o rádio e que se dane os 0,6 V a mais, mas isso certamente irá danificar outro componente ou um oscilador que não irá trabalhar corretamente já que a tensão elevou.
Mas adianta falar isso para a maioria? Se eles entendessem de eletrônica, adiantaria, mas como não entendem nada e não sabem fazer nada além de trocar peças, ainda riem do que falamos.
Por isso que existem os profissionais que tem as ferramentas para trabalhar e os que se acham que nem ferramentas tem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

LaercioLMB escreveu:Eletrônica não é tão simples como a maioria acha ou pensa ser.
Quando um equipamento estraga, vamos supor que um diodo abriu e com isso, deixou a corrente passar livre onde não deveria, isso acaba queimando um componente. Até aí tudo bem, o que tem de novo nisso?
Simples, um componente quando queima na maioria das vezes sobrecarrega outros componentes que não deveriam trabalhar com uma tensão mais elevada (0,5V já é uma tensão elevada para alguns componentes) do que deveriam realmente trabalhar já que em muitos casos, estão trabalhando no limite já que muitos usam baterias com tensões acima do normal.
bom, queimou um componente, outros foram afetados com isso, mas não chegaram a queimar. Você troca o componente que queimou e o rádio volta a "funcionar".
Será?
Muitas vezes os componentes afetados com isso, não duram muito por não estarem mais trabalhando como deveriam e o rádio estraga de novo e você olha o componente que foi trocado e está bom.
O que foi dessa vez?
Sem diagrama do equipamento e sem instrumentos corretos, trocar peças e nada é a mesma coisa, pois você não sabe ler o circuito e verificar se as tensões lidas em determinados pontos estão corretas e por tanto, ler uma tensão não significa que esteja funcionando corretamente.
Troca um regulador que tem que estabilizar a tensão em 5V em um ponto do circuito, mas ao fazer a leitura, lê-se 5,6V. Tem algo errado aí, mas a maioria não dá bola, fecha o rádio e que se dane os 0,6 V a mais, mas isso certamente irá danificar outro componente ou um oscilador que não irá trabalhar corretamente já que a tensão elevou.
Mas adianta falar isso para a maioria? Se eles entendessem de eletrônica, adiantaria, mas como não entendem nada e não sabem fazer nada além de trocar peças, ainda riem do que falamos.
Por isso que existem os profissionais que tem as ferramentas para trabalhar e os que se acham que nem ferramentas tem.


Foi exatamente essa a minha linha de raciocínio, confesso que tenho muito interesse em eletrônica, já li muita coisa a respeito e estou procurando algum curso por aqui, antes de escrever ou citar alguma bobagem, sempre pesquiso antes, e na maioria das vezes prefiro não comentar nada, afinal, ainda sou leigo no assunto.

Pensando no rádio, foi danificada a placa pelo uso do radio no simulador, pelo que esse técnico falou, ou seja, provavelmente tensão a mais ai, então, foi trocada a placa, e agora deu esse problema na memória também, gravador novo e provavelmente, troca de memória também, mas ficará confiável novamente? Pelo que o técnico disse, será feito novos testes, o rádio será testado ao menos por mais essa semana, ligado o tempo todo, pelo que el falou, sem o módulo, agora, nesta linha de raciocínio, de mais algum componente ter trabalhado acima do normal, a qual ponto que fique confiável o suficiente pra voar um gasolina? No qual é o objetivo de ter comprado esse rádio.

Assim que tiver novidades, aviso!!!
Ótimo domingo de voos!!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

O módulo faz parte do conjunto e se a tensão não tem um caminho a seguir, pode não dar problema.
Para se testar um equipamento, ele tem que estar completo e no caso, com módulo junto.
Não acredito que o problema tenha sido por ter usado o rádio no simulador, pode sim ter sido problema do cabo xing ling usado para ligar o rádio no simulador.
Simulador não estraga rádio.
O cabo para simulador que eu tenho aqui paguei mais caro nele, mas comprei um confiável que o Mano vende e não aqueles que parecem um pendrive que vem da China, pois aqueles só dão problema.
Estou com um desses aqui que é de um amigo meu e que só reconhece 4 canais, mas um dos canais não funciona.
O cabo para simulador que tenho aqui reconhece 12 canais e como o rádio só tem 8, os outros 4 eu configurei no teclado do computador.
Se ficará confiável só dependerá da qualidade dos serviço do técnico e isso é um problema, pois um cara que diz que o simulador estragou um rádio, não me inspira confiança.
O Aurora 9 é um bom rádio, mas quando dá um problema, tem que ser feito por um bom técnico, caso contrário, não é o rádio que deixou de ser confiável e sim o serviço que não é confiável.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por highlander »

LaercioLMB escreveu:O módulo faz parte do conjunto e se a tensão não tem um caminho a seguir, pode não dar problema.
Para se testar um equipamento, ele tem que estar completo e no caso, com módulo junto.
Não acredito que o problema tenha sido por ter usado o rádio no simulador, pode sim ter sido problema do cabo xing ling usado para ligar o rádio no simulador.
Simulador não estraga rádio.
O cabo para simulador que eu tenho aqui paguei mais caro nele, mas comprei um confiável que o Mano vende e não aqueles que parecem um pendrive que vem da China, pois aqueles só dão problema.
Estou com um desses aqui que é de um amigo meu e que só reconhece 4 canais, mas um dos canais não funciona.
O cabo para simulador que tenho aqui reconhece 12 canais e como o rádio só tem 8, os outros 4 eu configurei no teclado do computador.
Se ficará confiável só dependerá da qualidade dos serviço do técnico e isso é um problema, pois um cara que diz que o simulador estragou um rádio, não me inspira confiança.
O Aurora 9 é um bom rádio, mas quando dá um problema, tem que ser feito por um bom técnico, caso contrário, não é o rádio que deixou de ser confiável e sim o serviço que não é confiável.


Boa noite, exatamente isso, pensando por esse lado, as coisas começam a se encaixar de forma interessante, bom acabou que esse rapaz depois do ocorrido com o A9 acabou comprando um A9x, logo, acabei negociando e eu peguei o novo A9x, rádio bem legal, modulo interno já, e algumas coisinhas que me deixou animado, gostei sim dele, não foi é o melhor que já tive, mas estou entusiasmado. Quando tiver novas sobre o antigo rádio, comento com aqui.
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por LaercioLMB »

Valeu.
Abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Problema com Aurora 9

Mensagem por Norba-RJ »

Boa noite
O radio foi projetado para trabalhar com as duas baterias , tanto é que vem na sua programação a escolha de qual está usando.
Acredito que eles mandam com bateria de NiMh por causa do carregador que vem pois com uma lipo voce ñ pode carregar com qq tipo e precisa tirar ela do radio . Para evitar esse tipo de problema eles mandam dessa forma eu mesmo comprei uma de 2700mA que coloquei e dura muito e ñ preciso usar lipo

Sds
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Responder