Aileron perdendo comando

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Aileron perdendo comando

Mensagem por Gabriel Velloso »

Hoje fui voar com um "cessna" e varias vezes o aileron, com dois servos, um em cada lado da asa, parou de comandar, por cerca de meio segundo. Foram umas 4 falhadas, e na hora de pousar ele falhou bem mais, uns 2 segundos, dei sorte dele ja estar alinhado na pista. Quanco fui pegar ele para desmontar, notei que os ailerons estavam totalmente comandados para fazer curva para a direits, e nao obedecia comando, mas o leme, profundor e motor funcionavam perfeitamente.

Agora que estou tentando achar o defeito, ele simplesmente sumiu, parecia mau contato no extensor, mas realizei varios testes na bancada, inclusive de resistência e não encontrei nenhum problema.

Peço para quem já tenha passado por isso me de uma ajuda, um possível defeito. A bateria nao estava descarregada, nem sub-dimensionada.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gilberto_CWB »

Dizer o que está havendo, nesse momento, é puro exercício de adivinhação. Os ailerons estão ligados por cabo Y? Ou cada um trabalha num canal ( diferencial)?
Pode ser o plugue que encaixa no receptor, pode ser um servo com problema de engrenagem, pode ser até o próprio receptor ou rádio, hipóteses difíceis, mas não impossíveis, lincagem de um deles travando...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por LaercioLMB »

tamanho do servo e tamanho do avião.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por John-Henrique »

Força do servo contra força do 'arrasto' nos comandos (quanto mais velocidade mais força será necessária)
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gilberto_CWB »

Dobradiças dos ailerons, está trabalhando livres?

A lista vai dar uma bíblia !!!!

Defeito intermitente á a pior desgraça.Mais seguro trocar os servos por maior torque, refazendo lincagens e trocando tbm a fiação. A dor de cabeça será menor, certamente.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por LaercioLMB »

Outra coisa que acontece é fazer linkagem usando somente arames, é a pior coisa que podem fazer, mas continuam fazendo.
Não usam guias, fazem tudo torto e fazendo curvas, tudo soma para servo mover, mas o comando não.
Testar no chão tudo vai dar certo, até aqueles absurdos de linkagem totalmente em diagonal com os comandos o que não pode ser feito nunca, mas continuam fazendo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu tenho esse aeromodelo a pelo menos 3 anos, sempre funcionou perfeitamente, ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação, logo com pouco esforço. Os dois servos (com cabo y) pararam, então não é problema no servo. Acredito ser mau contato na extensão, pois apertei mais os contatos, limpei, desoxidei e parou. Fiquei uma hora movendo e forçando o aileron (nos dois servos e sentidos) e nada de dar problema. A um tempo ele dava uns tranquinhos do nada, em solo, igual quando pluga um servo no receptor. Refiz as soldas dos conectores e da antena. Me lembrei que essa era a extensão que eu usava em um avião amaldiçoado que caiu porque aparentemente perdeu sinal, mas acho que foi o mesmo problema do comando do aileron. Vou continuar testando, se der de novo o problema volto a postar.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por John-Henrique »

@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação


Yessssssss.


Outra coisa, jamais se conecta ou desconecta servo do receptor com o receptor ligado.


Ahhhh, eu sempre fiz isso e nunca deu problema!

Mas está caçando um.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gabriel Velloso »

John-Henrique escreveu:@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação


Não, eu que nao sabia pousar mesmo, sempre estolava o aviao e afundava o bico. No prédio, nao sei como, nao vi ele, so percebi que tinha batido quando escutei o barulho.

LaercioLMB escreveu:
John-Henrique escreveu:@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação


Yessssssss.


Outra coisa, jamais se conecta ou desconecta servo do receptor com o receptor ligado.


Ahhhh, eu sempre fiz isso e nunca deu problema!

Mas está caçando um.


Obrigado pela dica, vou usar daqui para frente.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder