Aileron perdendo comando

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Jacimar »

"
Não, eu que nao sabia pousar mesmo, sempre estolava o aviao e afundava o bico. No prédio, nao sei como, nao vi ele, so percebi que tinha batido quando escutei o barulho.

"

Bom dia prezados ! isso normalmente acontece com os novatos ( meu caso ), parece perseguição, as árvore, prédios e postes tem o hábito de entrar na frente do aero, principalmente na hora do pouso :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelo sempre vai estolar de ponta de asa se fizer a aproximação usando aileron.
Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.
As árvores e postes não perseguem os novatos, eles é que voam em lugares inapropriados, principalmente prédios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.


Se puder passar o link, ou o nome do canal eu agradeceria bastante. Eu mesmo achave que o leme era so para unir a bequilha, e voar em faca hehehehe.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por brunobragantine »

Gabriel Velloso escreveu:
LaercioLMB escreveu:Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.


Se puder passar o link, ou o nome do canal eu agradeceria bastante. Eu mesmo achave que o leme era so para unir a bequilha, e voar em faca hehehehe.


Pensando assim avião comercial não precisaria de leme, tem bequilha na frente e não voa de faca :roll:
aprendam a usar o leme e vão ver o que é voar de verdade... você mesmo pode testar... sobe como aero e faça curvas com leme usando o minimo de profundor necessário e compensando pro lado oposto a curva com o aileron
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por LaercioLMB »

Gabriel Velloso escreveu:
LaercioLMB escreveu:Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.


Se puder passar o link, ou o nome do canal eu agradeceria bastante. Eu mesmo achave que o leme era so para unir a bequilha, e voar em faca hehehehe.


Esse vídeo eu fiz em um simulador, pois não tenho um Piper J3, mas tinha que ser um J3 já que é o mais comum de estolar de ponta de asa e o motivo é o mesmo, curvas em baixa velocidade sem o uso do leme.
Note que deixo o modelo correr na pista (isso faço sempre não importa o modelo) e ele decola sozinho, não preciso cabrar para decolar e esse é outro erro gravíssimo que vejo nas pistas, gente querendo que o modelo saia do chão depois de andar pouco mais de 2 metros na "pista", isso sem falar dos que simplesmente jogam o modelo no ar. Aprender a pilotar assim não tem como.
Depois do Piper J3 sair da pista, note que a curva já feita com o leme, pois as asas não se inclinam e é assim quase todo o vídeo a não ser em dois momentos em que eu faço a curva usando somente os ailerons e profundor e o modelo cai repentinamente, mas o recupero bem rápido e logo a seguir, faço a curva usando o leme em baixa velocidade e o modelo não cai (estola) e assim vai durante o restante do vídeo até a aproximação final que para chegar mais rápido na cabeceira da pista, acelero e uso os ailerons para posicionar o modelo mais rápido e logo em seguida volto a usar o leme até o pouso.




A maioria hoje não sabe mais pilotar, fazem umas manobras ousadas e se acham os caras, mas manobras qualquer um faz e tem caído tanto aeromodelo justamente por isso, não sabem pilotar e juram que sabem.
A uns anos atrás, quando o aeromodelismo era caro, um modelo durava anos e agora muitas vezes não dura nem uma semana.
Por que isso?
Antes se aprendia realmente a pilotar um aeromodelo, hoje só se joga ele para cima e se cair, faz outro.
Eu tenho modelos com mais de 5 anos já e caíram sim, mas nada que não desse para consertar e continuar como novo outra vez.
Aeromodelismo.
Voar faz parte, decolar e pousar é uma arte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por fabioalberti »

Me veio uma depressão lendo vocês justificando o uso do Leme.. Piloto de aeromodelo é diferente de Aeromodelista.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por John-Henrique »

fabioalberti escreveu:Me veio uma depressão lendo vocês justificando o uso do Leme.. Piloto de aeromodelo é diferente de Aeromodelista.

Com isso você quis dizer que um deles (piloto de aeromodelo ou aeromodelista) não precisa usar leme?
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por fabioalberti »

Eu me refiro ao fato que o aeromodelismo se tornou um hobby mais democrático, onde alguém pode comprar um modelo e sair voando sem se preocupar em saber o que é um envelope de vôo, saber pra que lado decolar, usar o leme, qual melhor helice, etc. Nem me refiro a construir.

Fico triste quando vejo um aero sendo utilizado de forma efêmera, mesmo que ele seja de isopor, balsa, plástico, fibra.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por Gilberto_CWB »

Concordo com o colega Fabio. Mas as coisas mudaram, o material não é mais barato, outra vez. Muitas lojas fecharam, pois diminuiu muito o número de praticantes. A tal "democratização" estava levando o hobby para o lado policial, tal as barbaridades praticadas. Como tudo era barato, a segurança era algo secundário. Com preço alto, a maioria dos aeromodelistas vai pensar duas vezes antes de gastar e sair fazendo bobagens. Para a imensa maioria dos brasileiros o voo livre seria algo mais viável, mas daí tem que estudar, pensar, não dá para fazer gambiarra qualquer. Então fica fora de questão. O nosso campo é a gambiarra. Já li aqui no site, alguém ensinando o outro a cortar as peças em depron e deixando bem claro que não precisava ter leme, que era pura frescura! Não é à toa que grandes aeromodelistas sumiram do site...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Aileron perdendo comando

Mensagem por fabioalberti »

Gilberto, concordo plenamente.

Só quis desabafar junto com os colegas. Mas o problema do nosso amigo parece ser apenas um mau contato no Y. Vale lembrar que o Leme serve de contingência para o aileron. Uma outra coisa importante, depois de uma queda, ou batida feia, revise cada parte do modelo, desconfie de servos e de conectores.
Responder