Consumo em voo de servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Consumo em voo de servos

Mensagem por Gabriel Velloso »

Qual o consumo que os servos dão em voo?

Hoje fui me ligar nisso, meu esc da hk tem 3A de UBEC (aquele azul de 30A), e uso 3 servos de 10g (2 nos ailerons, 1 no profundor), e 3 servos de 9g (2 nos flaps e 1 no leme). Instalei os flaps essa semana, e quando voei com eles, não tive problemas do receptor morrer (já que está na mesma linha de 5v dos servos). Será que corro perigo de voar com essa corrente do UBEC ?
O aeromodelo é um "cessna" com a asa reta (sem aquela inclinação igual um trapézio nas pontas da asa), com perfil, de 940g. A bateria está sobrando capacidade de descarga.
Ainda tentando voar a 1km/h
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por Jacimar »

Gabriel Velloso escreveu:Qual o consumo que os servos dão em voo?

Hoje fui me ligar nisso, meu esc da hk tem 3A de UBEC (aquele azul de 30A), e uso 3 servos de 10g (2 nos ailerons, 1 no profundor), e 3 servos de 9g (2 nos flaps e 1 no leme). Instalei os flaps essa semana, e quando voei com eles, não tive problemas do receptor morrer (já que está na mesma linha de 5v dos servos). Será que corro perigo de voar com essa corrente do UBEC ?
O aeromodelo é um "cessna" com a asa reta (sem aquela inclinação igual um trapézio nas pontas da asa), com perfil, de 940g. A bateria está sobrando capacidade de descarga.


Boa tarde prezado ! a corrente dos servos em repouso e baixíssima, em movimento com carga aumenta um pouco, e com bastante carga aumenta bastante, mas para um aero de 940 gramas em que as superfícies de controle são pequenas não vai ter problema, medi com um wattímetro 250mA segurando o servo dentro da mão e travando o braço do mesmo . . . e lembre-se que quando usar os ailerons provavelmente não vai usar o leme, quando usar o leme durante o pouso, por exemplo, não vai usar os ailerons . . . não haverá soma de corrente instantânea, abraço !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por LaercioLMB »

O uso do leme é em conjunto com os ailerons e profundor, não dá para usar soment5e o leme sem usar os outros. Por isso que muitos não aprendem a usar o leme e dizem que não precisa.
Os servos de 9 g tem um consumo máximo em torno de 750 mA. alguns menos, outros mais, pois qualidade nos componentes non ecxiste.
Mas uma coisa é certa, o peso do aeromodelo não influencia muito no servo, o que influencia é a velocidade do aeromodelo e a pressão do ar sobre os comandos, pois quando você aciona o profundor, ele força a cauda do modelo subir ou descer, mas o ar se deslocando pelo estabilizador, força o profundor a voltar a posição inicial e quanto maior for a velocidade, mais força o ar fará sobre o profundor para fazer ele voltar e o servo tem que suportar isso e não deixar o profundor voltar.
A maioria aqui escolhe servo de 9g pois olha o possível torque de 1,6 kg e olha o peso do modelo em torno de 800 g e acha que se o torque do servo for superior ao peso do modelo está tudo bem, mas não é assim que a coisa funciona.
Já falamos várias vezes sobre isso aqui no fórum, mas parece que o correto dificilmente é passado adiante.

http://www.evoo.com.br/viewtopic.php?t=58536

Esse tópico em que o Abib coloca uma boa fórmula, ajuda muito a todos a escolherem o servo corretamente, mas poucos usam achando que é bobagem e quando o servo trava ou quebra engrenagem culpam a qualidade dele e não a c@g&d# que fizeram.

http://www.evoo.com.br/viewtopic.php?t=83391
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por Gabriel Velloso »

Será que esse UBEC de 3A suporta? Os servos não esquentam nada, acredito que estejam sem esforço.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por fabioalberti »

Acho que a questão ai não são os servos, mas sim o regulador de tensão LINEAR. Esses esc tem o BEC formado por três CI controladores 7805, cada CI deste tem uma corrente máxima de 1ahm nominal, real 900ma, O fato principal é que quando esse CI esquenta ele pura e simplesmente corta a tensão, e desliga tudo que está ligado nele até que a temperatura normalize.

Este BEC não é indicado para qualquer aeromodelo que possua mais de 3 servos e um receptor.

Mas tu pode estar se perguntando? meu consumo total é de 750mah e esse BEC tem 3ahm com o pode ele dar burn out. Pois é, a forma LINEAR de disposição deste CI não é indicado para somar a corrente.

Enfim. Utilize BEC externo, que não utilizam esses CI para alimentar aeros mais pesados e com eletrônica maior, prefiro mil vezes perder o motor do que o controle do avião.

Eu, além do bec externo eu uso uma bateria de contingência. Caiu o BEC a bateria entra e alimenta a eletrônica por 10 minutos. Aprendi de tanto levar na cabeça.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! o 7805 e outros da mesma família, 7812, 7815 etc, foram muito populares nas décadas de 70 e 80 e são utilizados até hoje, são confiáveis, não geram RFI e acredito que por mais xing ling que seja o ESC, o fabricante não colocaria no mercado um produto com 2 ou 3 7805 que só suporte 3 servos, o grande problema começa se for usar bateria 4S pois a dissipação e a temperatura do BEC sobe muito, para bateria 3S é tranquilo, mas se quiser segurança use um pack de NimH ou NiCad separado para o receptor e servos . . .
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por fabioalberti »

Seguro mesmo é o LM317.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por Gabriel Velloso »

A unica diferença do lm317 para a serie 78xx é a tensao de entrada (de 15v para 40v) e a proteção para sobre-potencia e curto circuito. A dissipação seria a mesma, independente de qual dos dois.
Ainda tentando voar a 1km/h
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Consumo em voo de servos

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! já que estamos falando de ESC´s . . . uma coisa que tenho feito nos meus é retirar o espaguete, fazer o isolamento com fita isolante líquida, recolar o "dissipador" de calor com adesivo ou fita apropriada e verificar os componentes que são utilizados no mesmo, a fita líquida aplico mas deixo o "topo" dos CI´s sem proteção para ajudar na refrigeração, o dissipador na realidade ajuda mas para ser efetivo deveria ser mais encorpado, nessa brincadeira de fazer isso tive uma grata surpresa outro dia, comprei 4 ESC´s no ML daqueles amarelinhos com firmware "HobbyWing", assim diz o vendedor, o FET usado é para 40A contínuos e 63 pulsados apesar do ESC ser de 30A, além da alimentação do ATMEGA ser independente do BEC . . . quando era criança os produtos xing ling eram Japoneses e depois os Coreanos, talvez as coisas estejam melhorando lá na China, abraço !
Responder