Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
prowlermdf
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 18, 2015 12:24 pm
Localização: São José dos campos

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por prowlermdf »

hermesed escreveu:Acho que seria interessante você frequentar, além do fórum, locais onde o pessoal voa, tais como: pistas homologadas ou não, campos, etc.
Você vai colher muitas informações.
Seria bom se pudesse se transformar num aeromodelista, também, pois enxergaria melhor as demandas, exigências, preferências e segmentos do hobby.
Como disse no post acima, a variedade de categorias e estilos, se é que podemos assim chamar, é muito grande. Vai muito do gosto e bolso de cada um. Não existe um único aeromodelo que consiga suprir o gosto de todos.
Se já tem algo rascunhado, exponha!!!


Sim, o ideal seria frequentar mais os locais onde o pessoal voa, aqui onde moro tem um clube de modelismo e sempre que posso eu dou um pulo lá, me transformar em aeromodelista é um pouco mais complicado e a minha intenção certamente não é agradar todo mundo e sim a maioria. O rascunho dependerá das respostas do formulário dentro de aproximadamente dois dias já darei inicio no esboço inicial mas creio que não seja possível a divulgação neste momento.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por hermesed »

Te aviso, de antemão, que não existe esta "maioria" a que você se refere. É muito diversificado. Sugiro cautela com o resultado desta pesquisa, pois acredito que poderá não expressar a realidade da demanda e desejos dos aeromodelistas em geral.
Mesmo assim, te desejo boa sorte na empreitada e nos mantenha informado sobre as novidades do seu projeto.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por brunobragantine »

A aeromodelismo tem varias vertentes os que gostam de manobras 3D, planadores, aeros escalas etc. no meu ponto de vista modelos treinadores já estão bem saturados, bom eu curto muito aeros escalas e o que eu vejo é falta de kit de (kit descente) não aquele que você pega cortado a laser e tem que adaptar tudo pra dar certo, existem alguns pequenos fabricantes nacionais mas limitados a a alguns modelos,
Fica a dica da uma pesquisada nesse ramo dos escalas o COBRA mantem um grupo no whats voltado somente pra escala.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
prowlermdf
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 18, 2015 12:24 pm
Localização: São José dos campos

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por prowlermdf »

Muito obrigado a todos vocês, pelas respostas no formulário e pelas dicas aqui no forum. O leque é realmente gigantesco, não ha possibilidade de lançar uma aeronave que tenha o gosto de todos, se não seria um verdadeiro Frankstein, Rs, mas prometo algo descente no final, podem contar com isso.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por Douglas Lenz »

MD Felix

Vou um pouco além e tomo a liberdade de te alertar sobre um erro básico dos teóricos do aeromodelismo. Pegar o avião escala cheia (avião real) e simplesmente reduzir suas medidas e transforma-lo em um aeromodelo, ou seja o avião real em escala reduzida.
NÃO FUNCIONA!!! não cometa este erro, como disse és engenheiro e entende de teoria aeronáutica, mas entenda que na teoria o aeromodelo é uma coisa na prática é completamente diferente!!!
Não te baseia na tua teoria de aerodinâmica utilizada em aviões reais e simplesmente a aplique num aeromodelo, vai voar? VAI! Vai voar BEM? NÃO !!

Temos dezenas de aeromodelos que foram concebidos desta forma, de aviões reais "reduzidos" ou ainda feitos a partir de teorias que funcionam perfeitamente para aviões... no fim o resultado são aeromodelos ariscos, ruins, instáveis e praticamente incontroláveis. Posso citar como exemplos alguns modelos de caças da 2 guerra ou alguns acrobáticos que stolam até em voo reto nivelado.

Asa de aeromodelo pode parecer muito com uma asa de avião real, só parece, na verdade para voar bem tem que ser diferente (concepção e construção diferente).

Vamos conversando e trocando informações
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
prowlermdf
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 18, 2015 12:24 pm
Localização: São José dos campos

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por prowlermdf »

Douglas Lenz escreveu:MD Felix

Vou um pouco além e tomo a liberdade de te alertar sobre um erro básico dos teóricos do aeromodelismo. Pegar o avião escala cheia (avião real) e simplesmente reduzir suas medidas e transforma-lo em um aeromodelo, ou seja o avião real em escala reduzida.
NÃO FUNCIONA!!! não cometa este erro, como disse és engenheiro e entende de teoria aeronáutica, mas entenda que na teoria o aeromodelo é uma coisa na prática é completamente diferente!!!
Não te baseia na tua teoria de aerodinâmica utilizada em aviões reais e simplesmente a aplique num aeromodelo, vai voar? VAI! Vai voar BEM? NÃO !!

Temos dezenas de aeromodelos que foram concebidos desta forma, de aviões reais "reduzidos" ou ainda feitos a partir de teorias que funcionam perfeitamente para aviões... no fim o resultado são aeromodelos ariscos, ruins, instáveis e praticamente incontroláveis. Posso citar como exemplos alguns modelos de caças da 2 guerra ou alguns acrobáticos que stolam até em voo reto nivelado.

Asa de aeromodelo pode parecer muito com uma asa de avião real, só parece, na verdade para voar bem tem que ser diferente (concepção e construção diferente).

Vamos conversando e trocando informações


A sim, com certeza tem que tomar cuidado, o regime de escoamento é totalmente diferente e por não se atentar a isso talvez muitos projetos não dão certo, o regime de escoamento vai influenciar drasticamente no comportamento da aeronave, copiar e colar menor com certeza não funcionará. O stall é um fenômeno um pouco complicado não é mesmo Douglas? Ele depende do aerofólio, da geometria da asa, do angulo de ataque da asa, do vento relativo entre outras coisas, concordo com você, tem que tomar muito cuidado. Rs, mas existem métodos para desenvolver uma asa com boas características de stall que funcionam bem para aeronaves pequenas. Obrigado pelas dicas. Com relação a teoria Douglas é complicado, não quero entrar em detalhes técnicos aqui porque este não foi o foco do tópico, mas não podemos esquecer que os princípios físicos são os mesmos para aeronaves de qualquer tamanho, o que muda é o método a ser utilizado em seu desenvolvimento.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por Elilson »

já é dificil para um aeromodelista/empreendedor oferecer para o mercado produtos com qualidade e baixo custo, imagina para um acadêmico que diz não ser necessário ser um aeromodelista!!!! A teoria não corresponde à realidade de mercado na maioria das vezes, pois este ultimo é dinamico e a teoria não acompanha!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por LaercioLMB »

Os princípios físicos por não mudarem é que faz a diferença.
A densidade do ar, velocidade dos ventos, pressão atmosférica, tudo isso não temos como mudar e um avião projetado para se deslocar nesse ambiente se simplesmente reduzirmos a escala dele, terá problemas se não for adaptado para tal.
Muitos problemas de stall de ponta de asa em aeromodelos se dá ao simples fato de terem sido somente reduzidos em escala real do avião o qual foram inspirados. Eu mesmo já cometi esse erro mesmo sabendo disso, errei e comprovei eu mesmo que não se pode reduzir em escala um avião real, por isso desenho em 3 vistas de aviões não servem para construir aeromodelos.
Ahhh, mas estão voando bem!!
Será? Pelo visto esse pessoal não tem a menor ideia do que é voar bem, até mesmo por que em sua maioria, não sabe nem decolar, somente joga o aviãozinho pra cima e o deixa cair em qualquer macega por perto e se acham pilotos e ainda vem criticar aqui os outros.
Sinceramente, investir em um projeto de um aeromodelo novo e diferente de tudo, será quase inviável e como eu já falei antes, isso vai acabar em um asa alta qualquer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
prowlermdf
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Ago 18, 2015 12:24 pm
Localização: São José dos campos

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por prowlermdf »

Eu queria pedir aos administradores do fórum pra fecharem o tópico por favor. Rs. Muito obrigado mais uma vez a todos que respondeRAM o questionário e pelas dicas aqui no fórum. Vlw pessoal bons voos a todos.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Produção nacional, baixo custo, qualidade.

Mensagem por Elilson »

pra variar Laercio, tu pega pesado!!!! Mas o que falas é verdade. Esperamos que o futuro engenheiro enxergue as necessidades do mercado com simplicidade e humildade.
E não tente reinventar a roda!!!!
Responder