MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Gabriel Velloso »

Estou querendo fazer uma miniatura de um micro aeromodelo para voar em câmera lenta, bem devagar, igual um dirigível. Não sei se posso usar depron de 2mm, não achei que ficou leve o suficiente.

Penso em copiar esse: https://www.banggood.com/Hisky-Buzz-Mic ... mds=search

Qual o material que uso para fazer essa haste do corpo? E os links? Será que vibra de vidro já serve?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Douglas Lenz »

Gabriel
Para a "fuselagem" use uma balsa 5mmX5mm que será o suficiente.

Quanto as hastes de comando, podes usar fio de nylon ou ainda se preferir (é mais fácil) use hastes de bambu bem finas e lixadas, terão resistência e serão leves.

Para a asa podes usar um depron 2mm fazendo o perfil com 3 nervuras.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Gabriel Velloso »

Douglas, não entendi o que você quis dizer fazer o perfil com 3 nervuras. Para a fuselagem eu pretendia fazer um simples palito, mas eu não sei qual palito usar, igual aqueles slow stick. Como eu faria a linkagem usando nylon?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por LaercioLMB »

A linkagem com nylon é do tipo puxar / puxar, onde você coloca dois horns para cada comando, um oposto ao outro e no servo, usa um braço onde tem furos para dois lados e o encaixe do servo no centro, assim quando um lado do servo puxar, o outro leva a linha e quando inverter comando, o lado que levou a linha passa a puxar, assim você tem o comando do tipo puxar puxar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Gabriel Velloso »

Certo, saquei. E o perfil com 3 nervuras, como eu faria isso? Acho q não da pra cortar isopor nesse tamanho...
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por LaercioLMB »

Curvando o depron de 2 mm, fazendo 3 nervuras com esse depron de 2 mm e usando essas nervuras em baixo da asa curvada do depron para manter ele na curvatura.
Esse é o tipo de perfil undercamber usado pela maioria dos aviões de 1909 a 1925.

Se procurar na internet por airfoil undercamber irá encontrar muita coisa, pois são os melhores perfis para voos bem lentos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Curvando o depron de 2 mm, fazendo 3 nervuras com esse depron de 2 mm e usando essas nervuras em baixo da asa curvada do depron para manter ele na curvatura.
Esse é o tipo de perfil undercamber usado pela maioria dos aviões de 1909 a 1925.

Se procurar na internet por airfoil undercamber irá encontrar muita coisa, pois são os melhores perfis para voos bem lentos.



Entendi. Do total da asa, quantos % da corda total eu coloco antes e quantos depois da dobra do perfil?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Douglas Lenz »

Laércio

Matou a charada!!! Eu não lembrava de jeito nenhum o nome deste perfil... ia até fazer um desenho scannear e postar como resposta. hehehehe!

valeu !
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olhei varios e vários exemplos desse perfil no google imagens e cheguei a conclusão de que a proporção é cerca de 1:3,4. Fiz a asinha assim, fui fazendo talhos no depron até ele ir dobrando, passei cola e estou esperando secar.

Esse tipo de asa precisa de diedro? Os exmplos desse micro avião (e o da banggood) tem um belo diedro, cerca de 20 graus a partir do horizonte.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagem por LaercioLMB »

Praticamente todos os modelos precisam de diedro.
Não usamos diedro quando desejamos um acrobático para fazer voos em diversas posições e diedro deixaria o modelo com tendências em determinadas manobras.
20° é muita coisa, os diedros variam entre 2° cada lado a 6° cada lado quando se usa ailerons e no máximo 9° cada lado sem ailerons.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder