Helice Bipá x Tripá

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Cara, não confunda desempenho com esforço.
Essa tabela tosca de conversão de hélice é somente para elas ficarem dentro dos limites do motor e não de desempenho.
Se for comparar desempenho entre hélices a coisa muda muito e são cálculos a serem feitos e não somente uma mera comparação de diâmetro e passo.
Por tanto, uma hélice 10X5 bipá pode ser substituída por uma 9X5 tripá?
Se for para não fazer o motor passar do limite sim, mas se for para aumentar o desempenho ou até equivaler desempenho entre hélices, não.
Vamos supor grotescamente que uma hélice bipá 10X5 precise de 9600 rpm para atingir o seu desempenho máximo, uma 9X5 tripá para atingir o mesmo desempenho precisa de menos rpm do que a 10X5 e somente trocar hélice sem trocar motor não rende.


Sim, Laércio, isso eu já havia entendido nos posts anteriores (que, aliás, sou grato pelas aulas que recebo de todos, inclusive você).

A questão de troca de motorização eu também cogitei, inclusive quando perguntei:

"Usando um motor com menor Kv que o Emax 2215/25 (950Kv) com essa 9x7, ainda conseguiria um vôo lento (salvo devidas limitações), ou melhor descartar o uso da 9x7?" (O 2215/25 seria utilizado com uma 9x5, por isso cogitei pegar um com Kv ainda mais baixo)

Minha duvida é justamente se compensa mesmo usar uma 9x7 (com motor adequado), ou se devo apelar pra algo mais simples, ficando com a 9x5 mesmo. Estou usando o RCCalc para ter uma idéia, mas ainda estou me "re-habituando" às leituras fornecidas e comparando os dados. Na pior das hipoteses coloco à venda o par de 9x7 e invisto em uma Bipá adequada para o Piper (no momento estou focando no Cessna, mas não tem problema).

Muito obrigado, novamente.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

O RCCalc não te dá número de pás, ele só te dá diâmetro e passo e com isso, não pode querer comparar um 10X7 com uma 9X7 ou 9X8 para ter ideia de empuxo e velocidade.
Infelizmente o RCCalc não nos ajuda com hélices tripá e quadripá.
O drive calc também tem o mesmo problema, te dá somente opções de hélices bipá.
Tem o e-calc que é online e ele é um pouco limitado já que é pago, mas ele aceita hélices de quantas pás desejar, mas é limitado em tipos de baterias e isso faz sim muita diferença, pois mesmo várias marcas sendo de 2200 mA 3S, cada uma das marcas tem resistência interna diferente e varia muito essa diferença.
Te dá noção, mas nunca exata se não tiver no banco de dados dele o modelo exato de ESC, motor e bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Entendi, por isso então que eu estava com tanta dificuldade, tentando obter resultados por "aproximação". Vou me aventurar com os calculos que o AlexCMag postou em outro topico e ver se consigo algum resultado. Talvez eu consiga encontrar alguma equivalencia e, em cima dessa informação, buscar um motor que seja adequado. Não sou muito bom com matemática, qualquer coisa volto a encher a paciencia de vocês rsrsrs
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

usa o e-calc que te ajudará melhor. Mas tem que usar todos os dados do modelo para obter os resultados satisfatórios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! dos softwares que usei até hoje, o melhor na minha modesta opinião é o Motocalc, cobre inclusive hélices tripá, pode usar free por 30 dias . . .
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Obrigado à todos pelas dicas, estou calculando as especificações do meu modelo usando este artigo (medidas em geral, peso, Carga alar, baterias que pretendo utilizar e etc) para utilizar no eCalc.

Muito obrigado :-)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, eu achava que o hobby estava perdido, mas pelo jeito ainda há esperança, pois você dentr muitos aqui é o primeiro com pouco tempo de aeromodelismo que está fazendo a coisa certa.
Indo por esse caminho, seus aeromodelos nunca apresentarão problemas em voo e nem tendências, pois está indo pelo caminho correto e isso te ensina o por que do aeromodelo voar bem.


Parabéns Diego. Espero que mais gente se espelhe em você e siga da forma correta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por LaercioLMB »

Achei interessante o motocalc, mas ele te exige dados corretos sobre motorização como impedância, coisa que a maioria desconhece tal existência e nesse caso, resistência interna das baterias, toda a informação com falta de dados ou dados incorretos, resulta em respostas incorretas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Obrigado, Laércio hahaha. Mas se estou no caminho correto devo muito à vocês também, como já comentei em outras oportunidades sobre você inclusive, que nunca dá a resposta pronta, mas mostra os caminhos para a encontrarmos, e é praticando que aprendemos ;-)

Por exemplo, quando você falou que o eCalc pede varios dados do aeromodelo, já fui pesquisar sobre área alar, carga alar, verifiquei o peso do aeromodelo "cru" (atualmente com 174g) e peso médio de outros modelos semelhantes completos (medidas, material utilizado e etc). Inclusive, relendo as dúvidas que eu mesmo havia perguntado aqui no fórum há tempos atrás, encontrei algo que me ajudou muito, mas que não me lembrava: ao calcular a área alar, descontar a área que fica sobre a fuselagem.

Em tempo, agora enfrento outro "problema", mas esse creio não ser tão grave, que é encontrar o modelo de motor "sugerido" no eCalc no mercado brasileiro rsrsrs. Enfim, agora preciso saber mesmo qual será o peso final do meu aero, pois o do Benittes ficou com 750g, porem com muita riqueza de detalhes, adição de balsa, peças de plastico e etc, o meu talvez fique um pouco mais leve, não vou me aventurar muito em detalhes até por não ter tanta destreza com trabalhos artesanais :-P
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá

Mensagem por Diego Costa »

Já estou cogitando a hipotese de trocar a 9x7 ou tentar utilizá-la em algum outro modelo. Pro Cessna, independente da configuração utilizada, o eCalc informa a seguinte mensagem:

"- O fluxo de ar na pá da hélice vai estolar. Portanto o empuxo estático e a corrente máxima não serão alcançados. Em solo, você medirá *Empuxo de estol* como máximo."
"- 7.3km/h / 4.5mph - acima desta velocidade aerodinâmica, o estol na pá do propulsor desaparecerá."

Já consegui uma configuração em que a velocidade de 7.3Km/h informada nessa mensagem chegou a ficar abaixo de 4.5km/h. Como essa mensagem aparece em azul, creio ser apenas uma advertencia, visto que casos criticos são expostos em vermelho (temperatura elevada, pouco empuxo e etc). Afora isso, creio ter atingido uma boa com figuração, com uma autonomia média de 18 minutos de vôo. A configuração abaixo fica melhor se utilizar uma 9x6, e melhora ainda mais com uma 9x5, com temperatura do motor ficando em torno de 46°C.

Configuração básica:

Peso médio do aero: 750g
Motor: Emax GT2820-06 (985Kv)
Esc 40A
Bateria Lipo 3s 3700mAh 35/50C
Helice GWS Tripá 9x7

Imagem grande: http://i.imgur.com/uMxu3uq.png
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder