O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por Diego Costa »

Não sei quanto à vocês, mas eu adoraria pilotar um desse hahaha.

Vôo muito lento, quase um "dirigível", confesso que fiquei com vontade de montar um pra mim, porém um pouco menor. Pelo que vi em outros videos sobre esse aeromodelo em específico, ele foi feito pra vôos indoor, porém se o clima colaborar é possível pilotá-lo em áreas externas.

https://www.youtube.com/watch?v=N-WHETzqtHg
https://www.youtube.com/watch?v=OEfWCXBKzo0

Esse já é um pouco diferente, mas igualmente divertido (em minha opinião), creio não ser dificil fazer um :-P

https://www.youtube.com/watch?v=uBYFS0FYvaI
https://www.youtube.com/watch?v=1b7CtM6YiSA&t
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por LaercioLMB »

Não é difícil, o problema é que a maioria quer fazer tanques voadores, pois acham que aeromodelo tem que ser resistente a quedas, mas ignoram que aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Enchem de reforços em tudo para tudo e o peso faz o modelo necessitar de muita velocidade para voar.
Outro detalhe de modelo grande e pouco peso é que fica a mercê do vento, pois como oferece muita resistência ao ar que passa por ele, é jogado facilmente para fora da rota e exige um pouco de dedo do piloto para manter ele na rota certa.
fora isso, é sim um bom modelo para iniciar.
Note no voo do primeiro o quanto as asas balançam para você ver que não tem muito reforço ali.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por Diego Costa »

Notei isso, Laercio. Existe um outro video de um modelo semelhante ao primeiro, porem preto com asas brancas, que quando parado as asas chegam a tocar o chão, e quando começa a taxiar as asas começam a erguer pela ação do deslocamento do ar, e em seguida o aero levanta vôo.

Obviamente, necessita que o piloto tenha dedo, mas pelo que percebi é um aero "à prova de falhas", voa lento, teria tempo de corrigir algo. Posso estar enganado, mas eu voava com um modelo similar no FMS, e acredito que devido a asa poliédrica o aero meio que estabiliza sozinho, acredito ser possível montar esse aero apenas com comandos de profundor e leme. Vou arriscar montar um dos dois e ver o que rola, afora o receptor que virá no Turnigy tenho sobrando um receptor HK que adquiri com o AlexCMag há muito tempo atrás, não lembro se são 4 ou 6 canais, creio que seria suficiente.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por LaercioLMB »

Os aeromodelos realmente para iniciantes era somente de 3 canais, acelerador, leme e profundor, não precisava de aileron, pois o diedro das asas eram acentuados e diedro muito acentuado o aileron não atua direito.
Mas com a afobação atual e a preguiça de pensarem, foram deixando os treinadores de lado e querendo partir para os mais "bonitos" na ilusão de que aeromodelo para pilotar é tudo a mesma coisa.
Tem um monte de gente alienada aqui que se o rádio não tiver dual rate ou até mesmo exponencial nos controles não consegue pilotar, isso tudo por que são ainda alienados aos joysticks de vídeo game e acham que usar um aeromodelo é igual a jogar e não aprendem de jeito nenyhum a domarem os dedos, como se os dedos deles tivesses vontade própria.
Dou muita risada disso, mas não precisamos disso, temos uma mente capaz de controlar nossos dedos e se o cara não tem essa capacidade mental, sinto muito, resta continuar o resto da vida a usar exponencial e dual rate.
O exponencial foi um comando criado para os helimodelos e não para os aeromodelos, mas os dedos duros não aprenderam a dominarem seus dedos e se sentem obrigados a usar esse comando em aeromodelos.
Sinto muito se esse meu comentário atingiu alguém, mas é assim que vejo todos que não sabem pilotar sem esses comandos auxiliares.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por Gabriel Velloso »

Costumo usar o dual rage em aeromodelos ariscos, acrobáticos, no início para pegar o macete de voar eles, isso quando os comandos são de mais de 65° de inclinação no modo sport.

Tenho bastante vontade de conseguir fazer um aeromodelo desses que voa em câmera lenta, só que gostaria de um micro, de até uns 40cm de envergadura.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por rnjorge »

Gabriel Velloso escreveu:Costumo usar o dual rage em aeromodelos ariscos, acrobáticos, no início para pegar o macete de voar eles, isso quando os comandos são de mais de 65° de inclinação no modo sport.

Tenho bastante vontade de conseguir fazer um aeromodelo desses que voa em câmera lenta, só que gostaria de um micro, de até uns 40cm de envergadura.


Para conseguir um micro de 40 voando nesta velocidade vai precisar fazê-lo com uns 15g de peso
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por LaercioLMB »

Verdade mjorge.
Quanto menor, mais crítico é o peso dele para ter velocidade muito baixa.
E parabéns por usar uns 15g de peso ao invés de umas 15 gramas, pois a maioria não sabe que grama peso é masculino e grama vegetal é feminino.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por rnjorge »

Pôxa, eu estava querendo dizer 15 GRAMOS... rs

Esse é um bom modelo para se voar lento:

https://www.youtube.com/watch?v=ZDZX-5Ckceo
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por Wander Lima »

Diego, olhando seu post fiquei com vontade de fazer um desse modelo pra min , caso for fazer um pra você pode me passar a planta?
Afinal o que o deixa lento com voo tão tranquilo... ser bem leve e motor com mais torque?
Humildade vem na frente da honra!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: O aeromodelo que todo iniciante adoraria pilotar

Mensagem por Diego Costa »

Wander Lima escreveu:Diego, olhando seu post fiquei com vontade de fazer um desse modelo pra min , caso for fazer um pra você pode me passar a planta?
Afinal o que o deixa lento com voo tão tranquilo... ser bem leve e motor com mais torque?


A principio não tenho planta, vou procurar, mas o que notei é que muitos fatores interferem no tipo de vôo, não apenas o perfil utilizado na asa, bem como o tamanho do aeromodelo em si e etc. Vide comentários anteriores onde mencionam que "aeros menores tendem a ser mais ariscos". Note também que postei 2 vídeos com modelos distintos, construção totalmente diferente, e ambos com vôo lento e dócil.

Aparentemente o primeiro modelo (azul) utiliza asa poliédrica com perfil "plano-convexo" (asa plana na parte inferior e convexa na parte superior). O segundo modelo parece utilizar perfil "undercamber" (côncava na parte inferior e convexa na parte superior).

Perfil Plano-Convexo


Perfil Undercamber


Sinceramente, não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, pois sou iniciante e estou aprendendo ainda hahaha, mas tem muitas informações nos artigos aqui do forum: artigos/

Se eu obtiver êxito nas pesquisas e, claro, na construção, informo aqui :wink:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder