Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Arredonde sempre para baixo para te dar margem segura de voo.
Sobre a corda média, teria que ver a corda média da seção trapezoidal e tirar os 33% dessa corda, ver onde fica os 33% da seção retangular, verá que terá duas linhas na asa e terá que usar o meio dessas duas linhas para verificar o CG, mas aí vel aquela história de que esse CG de 33% ou 1/3 só é válido se a construção seguir as proporções corretas que são de momento de nariz 1X a corda, momento de cauda entre 1,5x a 1,7x a corda, área do estabilizador a 22% da área da asa e por aí vai.
O correto é você cmeçar a ajustar o CG desse modelo com 28%.
Como assim? Não vai ficar com o CG adiantado?
Não existe CG adiantado, o ponto de equilíbrio de um aeromodelo sempre será no mesmo lugar e não muda.
Como se ajusta o CG de um aeromodelo à combustão?
Se faz com o tanque vazio justamente para que quando o tanque esvaziar não fique com peso de cauda e quase que incontrolável.
O que significa isso?
Que quando você enche o tanque do aeromodelo ele fica com muito peso de nartiz e isso impede ele de voar? Nem um pouco, voa muito bem.
Por isso é que sempre em elétricos quando não temos o ponto de equilíbrio dele, começamos com 25% aproximadamente, pois isso simula tanque cheio e você lá em cima, tire acelerador e veja se ele continua planando ou tende a baixar o nariz. Se tender a baixar o nariz, afaste o CG dele um pouco mais atrás e pode ir fazendo isso de 1% em 1% que não vai te dar problemas até o ponto em que você note que ao acelerar ele tende a levantar muito rápido o nariz, isso significa que você colocou o CG dele muito para trás e terá que voltar, mas se ao retirar oa celerador e ele planar bem, descendo gradativamente a medida que a velocidade diminui, significa que esse é o CG correto desse modelo, por isso essa de ficar mudando a bateria de lugar não ajuda muito, poisnão muda somente o ponto de equilíbrio do modelo, já que muda a massa (peso) dele em determinados pontos.
Eu costumo colocar a bateria onde vai o tanque dos modelos à combustão, afastando ela um pouco para trás para simular um meio tanque contínuo e os servos procuro sempre colocar no centro da corda da asa, pois servos muito para trás atrapalham muito o equilíbrio do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Obrigado pela dica do posicionamento dos servos, me lembrarei disso quando for concluir a montagem. Sobre a bateria, lembro de ter visto aqui mesmo no forum um esquema que fizeram com um pequeno pedaço de velcro, de modo que possibilite a fixação da bateria, mas também move-la caso o aero fique com muito peso de cauda ou de nariz, até acertar o CG. Tenho um pouco de "TOC" (Transtorno Obsessivo Compulsivo), então pensei em deixar a bateria centralizada na fuselagem, na "barriga" do avião, alinhando com o ponto do CG, e assim verificar o alinhamento. Já li em outros topicos que o ideal não é deixa-lo perfeitamente "reto", mas sim com o nariz voltado levemente para baixo.

No momento estou trabalhando no trem de pouso do aero, com duas "chapinhas" bem leves de aço inox, com 7g cada, nada definitivo ainda, é só um teste, mas elas tem boa capacidade elástica aguentam uma boa carga sem deformar. Se der certo informo por aqui ;-)

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Exato, nariz sempre levemente para baixo, pois te dá a certeza de que não terá peso de cauda em voo.
Eu já pilotei com um aeromodelo com peso de cauda e olha, tive que fazer ele cair o mais baixo possível para não quebrar nada e em cima de um mato de capim, pois não tinha cristo que mantivesse ele voando razoavelmente bem.
Dois erros.
Primeiro, CG imaginavel a 1/3 da corda quando na verdade é de 26% ou 27% não lembro exatamente agora.
Segundo, velcro na bateria, ao fazer o primeiro pouso forçado a bateria deslocou e eu não fiz o check list antes do segundo voo, resultado, bateria mais para trás e foi o que te falei, horrível de pilotar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Olhando os topicos antigos sobre calculo de CG,eu vi o video que você postou da "tragédia" hahaha. Isso porque era um piloto experiente pilotando, se fosse eu ja teria lenhado na primeira :-P
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Aquele vídeo era somente o CG colocado a 1/3 da corda, a bateria estava no lugar correto.
Esse modelo do vídeo por ter um momento de nariz muito curto, típico de modelo da época, eu poderia muito bem ter feito ele proporcional já que é um aeromodelo, mas não, tive que seguir a planta e fazer ele proporcional em tudo e o resultado?
Vários ajustes para ele poder voar bem, incluindo o ponto de equilíbrio dele que não era e nunca foi a 1/3 da corda da asa e olha que tem pelo menos uns 150 g de lastro no nariz do aeromodelo, lastro esse feito com aqueles chumbos de balanceamento de rodas de liga leve.
No vídeo acredito que se possa ver o que é voo com peso de cauda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:Se o seu modelo pesar 750 g, poderá ter um empuxo de 750 x 0,45 = 337,5 g para voar muito bem.

Primeiro insura os dados no rccalc para saber que velocidade seu modelo precisa.
(...) sendo assim, todos os testes que voce fizer no drive calc e te der velocidade acima de 50 km/h e empuxo acima de 400 g estará muito ótimo.

O empuxo correto para esse tipo de modelo é no mínimo 33% ou 1/3 do peso total. Sendo assim, se tiver 750 g o empuxo mínimo teria que ser 750 x 0,33.


Bom, deixei um pouco os calculos de lado e fui adiantar mais uma parte da montagem. Mas, enfim, voltando aos calculos, creio que o CF2822 seja a melhor opção, pra não ter falta mas também não sobrar muito, e ainda ter um vôo tranquilo. Creio que estou no caminho certo graças a ajuda de vocês, e talvez até já compre 2 motores, visto que vou usar o mesmo em ambos, então enquanto não uso o motor do Piper deixo ele de reserva caso o do Cessna dê problema rsrsrs

Extrapolei no peso do aero, mas considerando o "empuxo ótimo" de 45%, e o "mínimo" de 33%, creio que ambos ainda estão dentro do esperado se analisarmos que arredondei os "numeros pra baixo", ou seja, na prática poderá ficar ainda melhor, principalmente se conseguir deixar o peso final abaixo do utilizado nos testes.

Utilizando a calculadora do artigo ASAS aqui do site pra confirmar se os dados estavam corretos, cheguei às seguintes conclusões

CESSNA 182:

Peso previsto: 850g
Envergadura 1100mm
Área Alar: 20dm²
Carga Alar: 40dm²
Vel. Stall: 27Km/H
Vel. Planeio: 32Km/H
Vel. Segura: 38Km/H
Motor Emax CF2822
Hélice GWS 9x7 Tripá
Bateria 2s 4000mAh 20C
ESC 20A
Empuxo Estático: 460g
Peso-Empuxo @ 0,33:1: 280g
Peso Empuxo @ 0,45:1: 382g
Top Speed: 62Km/H

Piper J3:

Peso previsto: 1200g
Envergadura 1400mm
Área Alar: 34dm²
Carga Alar: 35dm²
Vel. Stall: 25Km/H
Vel. Planeio: 29Km/H
Vel. Segura: 36Km/H
Motor Emax CF2822
Hélice GWS 10x6 Bipá
Bateria 2s 4000mAh 20C
ESC 20A
Empuxo estático: 550g
Peso-Empuxo @ 0,33:1: 396g
Peso Empuxo @ 0,45:1: 540g
Top Speed: 59Km/H


Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Atualizando informação:

Meu Cessna, por enquanto, está com +/- 260g, ja considerando o trem de pouso. Ia fazer em "PVC com recheio de depron e alma de arame de guarda-chuva", mas apenas o recheio de depron com varetas de fibra de vidro já deixou-o firme o suficiente.

Verifiquei o peso, e por enquanto o trem de pouso está com apenas 28g. Peguei um cano de 1 polegada e meia, cortei "tiras" de +/- 1.5cm, moldei as dobras usando um isqueiro pequeno (o PVC fica bem maleavel com pouco calor). Como essas tiras ficam "curvas" devido à circunferencia do cano, ao coloca-las uma contra a outra, fica um espaço vazio. Então cortei tiras de depron, fiz um sulco no meio delas e coloquei uma vareta de fibra de vidro, conforme a imagem abaixo. Ao colar as duas partes as varetas ficam "paralelas" provendo maior rigidez ao conjunto, igual ao que ocorre ao colocar varetas paralelas em asas (por exemplo).

PS: As varetas não seguem os angulos mais "agudos" das curvas do trem de pouso, então, embora a tira de PVC seja feito de uma peça unica (cada metade), as tiras de depron + varetas tiveram que ser seccionadas, porém não houve comprometimento da rigidez de modo geral.

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Comando do profundor, seguindo o sistema proposto no tópico do Antonio Carlos sobre Linkagem de Ailerons
Para as "dobradiças" fiz pequenos cortes horizontais no estabilizador e profundor, e inseri tiras de filme plasstico de "peles de bateria". As peles de bateria são feitas de um material semelhante ao de garrafa PET, porém mais fino e flexível.


Prévia do aero


Prévia do trem de pouso


Peso do trem de pouso "pronto" (faltam as rodas, obviamente).


Apenas para ir testando o aeromodelo, adquiri um "mega combo" na AMB Aeromodelos, que vem com Motor CF2822, bateria, carregador, servos e muitos outros acessórios (não sei se pode postar link aqui, mas quem quiser mais detalhes posso passar em privado). O Alexandre foi muito atencioso e ágil, agora é só aguardar a chegada do setup. Futuramente, se necessário, farei alguns upgrades.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Refazendo o trem de pouso, achei que o outro ficou muito alto e "fechado".



Fazendo o "recheio" de depron e varetas de fibra de vidro.



Prévia do novo trem de pouso. Enrolei fita isolante pra manter bem preso enquanto a cola seca.



Também dei um jeito na triquilha.



Ah, chegaram ontem: Turnigy 9X + 1 par de helices 9x7 e 1 par 9x5.
De acordo com o site dos Correios, o combo que adquiri na AMB Aeromodelos chegará provavelmente amanhã.
Confesso que estou ansioso, ainda não me sinto seguro pra fazer o primeiro vôo, mas quero ver se até o fim de semana já deixo ele pronto.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

O outro estava certo, você é que tqalvez estivesse tentando fazer curvas muito rápidas na pista.
Trem de pouso muito largo cria tendências no voo já que o arrasto das rodas está mais fora do eixo da fuselagem.
Aquelas polainas não estão muito aerodinâmicas para fazer o trabalho na qual foram projetadas, pois não são só para cobrir as rodas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder