Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Entao, Laercio, olhano fotos de Cessnas na net vi que o trem de pouso nao tem um angulo muito acentuado, alem de ser mais baixo e proximo à fuselagem. O primeiro ficou com 11cm só de base, cortei pra dicar com 7cm, mas ficou fragil na emenda.

Aí resolvi fazer de novo um inteiriço encurtando as medidas, e embora pareça que o atual esta mais largo, ele apenas esta com angulo menor nas curvas .

As polainas ainda nao foram trabalhadas, por isso estao assim, estou esperando receber o combo (com as rodas inclusas) pra ver como ficará o conjunto montado, se as rodas ficarão justas, ou se farei novas polainas com medidas diferentes.
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LaercioLMB
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Ok.
Pelas fotos parecia estar mais largo o trem de pouso.
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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:O outro estava certo, você é que tqalvez estivesse tentando fazer curvas muito rápidas na pista.
Trem de pouso muito largo cria tendências no voo já que o arrasto das rodas está mais fora do eixo da fuselagem.
Aquelas polainas não estão muito aerodinâmicas para fazer o trabalho na qual foram projetadas, pois não são só para cobrir as rodas.



Bom, Laercio, refiz o trem de pouso, mas usando curvas com angulo mais aberto achei que ficou relativamente largo, até pensei em reduzir um pouco mais a largura. Também retrabalhei as polainas, mas não sei se ficaram boas, não sou muito bom em "arredondar cantos" manualmente com lixa. Alguma sugestão? Ou está aceitável?


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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Qualquer coisa é melhor que nada.
Dizer só no olho que serão eficientes é mentira, mas com um ventilador e algo que faça fumaça que passe pelas polainas, já te mostra se faz turbulência de ar ou não.
Quanto menor forem as turbulências de ar em redor delas, menor será o arrasto gerado.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Valeu Laercio, farei isso então ;-)

Aliás, amanhã consigo adiantar uma boa parte do aero, chegou hoje o combo que comprei na AMB :-D Agora preciso aprender como juntar tudo isso dentro do aero hehehe

PS: mesmo com rodas de borracha (mais pesadas) e o trem de pouso que fiz com PVC, fiz a pesagem de todas as peças, e "por enquanto" ficou com 588g, creio que conseguirei deixar o Aero com 700g ou menos :-D

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Adiantando mais algumas coisas. Ainda tenho que fazer:

- Instalar as dobradiças do Leme e do Aileron.
- Colocar os servos no lugar e linka-los.
- Adquirir um cabo "Y" pros servos do Aileron.
- Colar o conjunto de estabilizadores na cauda.
- Fazer algo para prender a asa, na parte do bordo de fuga que fica sobre a fuselagem.
- Prender o Cowl, mas sem deixa-lo fixo (pra facilitar uma possivel troca de motor).

Prévia do motor já fixado no lugar. Talvez precise fazer mais alguns furos para melhorar a ventilação.


Hastes que irão prender a asa na fuselagem (bordo de ataque)



Servos dos Ailerons posicionados. Falta ainda o cabo Y para poder posicionar certinho os fios (vou abrir uma pequenacanaleta na asa para abrigar o cado).


Triquilha instalada. Não vou saber dizer como isso se chama, mas a "peça" utilizada pra posicionar a triquilha e permitir seu movimento foi retirada de um monitor de PC velho, como podem ver na imagem.




Trem de pouso "pronto". Falta dar acabamento.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Fala Diego,

Gostaria de sugerir algum reforço a mais tanto no sistema de encaixe da asa no BA a fuselagem, bem como na base do trem de pouso dianteiro que, pelo que parece esta meio que solto ali no meio do isopor, se puder fazer algo mais ou menos parecido com o que o tutorial de montagem do kit sugere, penso que ficaria melhor e com menos possibilidade de vir a quebrar ou se soltar ok!

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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:Fala Diego,

Gostaria de sugerir algum reforço a mais tanto no sistema de encaixe da asa no BA a fuselagem, bem como na base do trem de pouso dianteiro que, pelo que parece esta meio que solto ali no meio do isopor, se puder fazer algo mais ou menos parecido com o que o tutorial de montagem do kit sugere, penso que ficaria melhor e com menos possibilidade de vir a quebrar ou se soltar ok!

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Abrs.


Fala Mauri. Grato pelas dicas. Quando vc fala de reforçar o encaixe da asa no BA seria em que sentido? Vou te falar o que fiz, e você diz se está certo, ou errado, ou se estou no caminho certo pelo menos rsrsrs.

Bom, a madeira que está no "parabrisa" da fuselagem, onde será preso o BA da asa, está colado no isopor com epoxi. Fiz um furo de cada lado, no meio, e transpassei um pedaço de vareta de fibra de vidro. Nas duas peças do BA em si, ambas estão quase transpassando a asa (se eu lixar muito a parte de cima aparece a madeira), e também colada com epoxi. O BA será preso à fuselagem com parafuso.



Já o trem de pouso, o ponto que é preso à fuselagem é curvo, então lixei o isopor para que ele ficasse com a mesma "curvatura", para ambos terem 100% de contato, e colei com epoxi. Além disso, fiz 8 furos ao longo da base, de modo que pudesse colocar pedaços de vareta de fibra de vidro, dispostas em "V", atravessando o trem de pouso e a fuselagem, sendo que o ponto em que as varetas se encontram está na parte de baixo do trem de pouso.


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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Diego, me refiro ao trem de pouso dianteiro e não ao central, e quanto a fixação frontal da asa, o trabalho que fez na fuselagem esta bem feito e reforçado ao meu ver, o que parece ser o ponto fraco esta na asa, mesmo com aquelas varetas coladas se tem a impressão de fragilidade, devido ao tremendo esforço que se tem nesta área.
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:Diego, me refiro ao trem de pouso dianteiro e não ao central(...)
o que parece ser o ponto fraco esta na asa, mesmo com aquelas varetas coladas se tem a impressão de fragilidade, devido ao tremendo esforço que se tem nesta área.


Entendi, Mauri. A peça que segura o trem dianteiro é um tubo com 4 "hastes" dispostas em cruz, e tanto na haste da frente quanto a traseira fiz reforço transpassando vareta de fibra, e todo esse conjunto colado com epoxi, mas vou ver se consigo fazer um reforço extra (vai ser dificil, pois a fuselagem já está colada :lol: )

NA asa vou adicionar mais dois pontos entre os dois que já estão colocados, ou talvez fazer uma peça única de um lado à outro (como a do parabrisa). Seria suficiente? Prendendo só o BA e o BF é suficiente, ou seria melhor prender a asa também pelas laterais (janelas)?
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