Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
joaosao
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:00 pm
Localização: ji-parana

Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por joaosao »

Ola Pessoal.

Acabei de comprar um motor OS GGT10 e quando li o manual fiquei em duvida sobre qual gasolina usar sem dar problemas no mesmo devido a presença de álcool na nossa gasolina.

Ai gostaria de saber de quem tem o mesmo motor qual gasolina esta usando: gasolina normal, gasolina lavada ou AVGAS.

Agradeço desde já a ajuda.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por stickier »

João, boa tarde


Tenho 3 motores desses, sendo 2 montados e voando


Sempre usei gasolina Lavada com 30:1 de óleo (33 ml por litro)

Avgas o motor aquece demais e nao segura regulagem nenhuma
Gasolina comum, o alcool presente pode danificar (usando a longo prazo) algum componente do motor

Recomendo: Gasolina aditivada lavada + motul 800
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por Norba-RJ »

Tenho um OSGTT15
compro gasolina ipiranga comum e lavo duas vezes na proporção 1/1 i de gas para 1 de agua
Ao final 5,0l de gas comum me dão pouco mais de 3,50l de gas lavada , fica muito pura e dura muito tempoguardada em reservatório escuro e lugar fresco
Uso óleo motul800 e a mesma mistura para dois motores evolutiom tambem 10 e 15cc
Proporção 1:25
Ñ tenho problema algum nos 2 aeros com motores diferentes
Estou estudando agora tirar o CDI dos evolution pois tenho ouvido pessoas falarem bem sobre o assunto
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por Norba-RJ »

Tenho um OSGTT15
compro gasolina ipiranga comum e lavo duas vezes na proporção 1/1 i de gas para 1 de agua
Ao final 5,0l de gas comum me dão pouco mais de 3,50l de gas lavada , fica muito pura e dura muito tempoguardada em reservatório escuro e lugar fresco
Uso óleo motul800 e a mesma mistura para dois motores evolutiom tambem 10 e 15cc
Proporção 1:25
Ñ tenho problema algum nos 2 aeros com motores diferentes
Estou estudando agora tirar o CDI dos evolution pois tenho ouvido pessoas falarem bem sobre o assunto
Mas para ser bem sincero nenhum motor dos que já tive funcionam tão redondo quanto os meus motors glow OS 46 e 55 e um osbio 35 que tenho
São muito estáveis e confiáveis e olha que o meu glow eu compro os componentes e faço a minha mistura
15% oleo sintético
7% nitro
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
joaosao
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Jun 17, 2013 10:00 pm
Localização: ji-parana

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por joaosao »

Olá pessoal.

O meu motor ggt10 não segura a lenta legal. Estou usando uma hélice 12X8, mas tenho outras de 13X8.
Vcs que tem o mesmo motor tiveram problemas com a lenta dele?
Em relação à regulagem de alta, o manual manda começar abrindo_se de 2 a 2 voltas e meia. E depois proceder a regulagem. Mas dessa forma meu motor fica engasgado o tempo todo. Ele só começa a regular bem a alta com aproximadamente 1 volta de abertura a partirar de fechado. O de vcs também está assim?
Se alguém puder me ajudar com dica de como regular este motor agradeço.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por highlander »

Olá, quase desenterrando o tópico, eu tenho um motor desses 10cc e simplesmente ele não pega, uso podium com motul 800, vela nova, e nada.

O que eu estou fazendo de errado?

https://youtu.be/pbLUOTYJxEc
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por Paulinho »

highlander escreveu:Olá, quase desenterrando o tópico, eu tenho um motor desses 10cc e simplesmente ele não pega, uso podium com motul 800, vela nova, e nada.

O que eu estou fazendo de errado?

https://youtu.be/pbLUOTYJxEc

Olá André! Tudo bem? Dá impressão que a agulha de baixa está fechada... Faça assim: Deixe o acelerador na lenta; Pegue uma mangueira grande e conecte na entrada da alimentação do carburador; Sopre pra sentir se está passando ar, se não estiver, que é o que estou suspeitando; Vá abrindo a agulha de baixa até perceber que está passando ar, nem muito ar e nem pouco, quando estiver nesta condição é praticamente a regulagem de baixa do motor. Faça o teste e dê seu relato. Abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por highlander »

Então, fiz funcionar com um colega de pista, na agulha de baixa quase três voltas para fazer o motor funcionar, mandamos muito combustível no carburador liberando uma possível obstrução, logo pegou, mas a lenta dele está chata de regular, e como não temos medidor de rpm ficou difícil de medir pra ter uma ideia mais precisa de como ficou, outra pergunta, qual é a hélice que vocês usam, no manual diz até 13x8, alguém já usou? tenho intensão de por esse motor num modelo de classe 60/90, sei que pode ser fraco, mas quero a título de experiência mesmo.
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por LaercioLMB »

Motor 2 tempo não pode ter lenta igual motor 4 tempos.
Lenta de motor 2 tempos tem que ser um pouco abaixo do mínimo que faz o modelos começar a andar.
Já ajustando a lenta até ver que o modelo começa a querer andar e então baixe um pouco para ele não sair mesmo e nunca terá problemas de lenta ruim ou motor apagando em voo quando tira acelerador.
A maioria quer regular lenta de motor 2 tempos igual a de um 4 tempos e isso só será possível com um dispositivo eletrônico de lenta, onde ele liga a vela quando o motor está em baixíssima rotação, fora isso, não tente regular lenta para ficar no tuctuctuctuctuctuc que não vai dar certo nunca. ajusta agora, daqui uns 10 minutos apaga ou está ruim de novo. Nem carro tem lenta abaixo de 900 rpm, isso que é motor 4 tempos, quem dirá um motor 2 tempos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Qual gasolina usar no motor OS GGT10

Mensagem por stickier »

Na primeira partida do dia sempre eu puxo combustivel girando manualmente a helice com o dedo tampando carburador e acelerador todo aberto.

Este motor não tem agulha de ar, tem ajuste de mistura e agulha de alta. dá uma repassada no manual e verifique a regulagem padrão.
Responder