SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:Então aquele isopor de papelaria já serve certo? Para a fuselagem pensei em algo igual um helicóptero, a cabine maciça e o resto do corpo uma vareta.


Então você está praticamente querendo fazer um Mini Stick. Se bem me lembro baixei a planta aqui do fórum mesmo, vou deixar o link pra imagem no tamanho original, pra não ficar muito pesado o carregamento da página.

http://i.imgur.com/IRocMCg.gif
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

EXATAMENTE isso que eu procurava. Esse serve com o perfil que eu já fiz? Vi pela planta que a asa é mais grossa, mas isso pode ser contornado com mais envergadura? Em vez de 120cm se fizer com 150cm resolve essa diferença na corda?
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

A parte eletrônica, incluindo hélice, spinner, os fios + servos e tudo que tem direito pesou 224g. Para a carga alar de 20g/dm² preciso de no máximo 540g de peso total pronto para o voo. O perfil undercambered que eu tenho possui 18cm de corda, com os 150cm de envergadura.

O que posso usar para substituir o pedaço da vara de pesca? Aqui na minha cidade por mais incrível que pareça não encontro dessas varas que encolhem.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Bom, talvez você possa pegar 3 ou 4 varetas de fibra e colá-las juntas, envolvendo com "linha" pra travar (eu pelo menos to arriscando fazer isso aqui, por causa da mesma falta de material).

Quanto a questão do Perfil x envergadura, ambos influenciam, mas acredito que dá pra reaproveitar sim, lembrando de reescalonar as medidas para manter as proporções.

Veja mais nos artigos sobre ASAS (artigos/asas/index.php) e o artigo AVIÃO (artigos/aviao) pra você ir sacando as proporções. Você pode até deixar o espaço entre o bordo fe fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador horizontal um pouco mais curto, mas tenha em mente que isso também mudará o comportamento do aermodelo.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

A dúvida que eu ainda tenho é se eu posso fazer vários pedaços de 80cm de asa e ir colando com epoxi. Não acerto com o cortador grande, mas com o pequeno fica perfeito.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Ao meu ver, pode sim, o meu aero tem 120cm de envergadura, e a asa veio dividida em 4 partes, e colei com cola de isopor mesmo, nem foi com epoxi. Após coladas as 4 partes, a asa parecia meio "molenga", mas depois que coloquei as 2 varetas de reforço ficou bem sólida. Se optar por entelar a asa com vinil ou fita também ajuda a dar mais resistencia e rigidez à asa.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tudo certo então, depois posto as fotos da construção.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Cara, vou embarcar na suaa ideia, e construir um MiniStick pra mim, só pra "brincar", acabei de comprar isopor 0,5cm (desses de papelaria mesmo), vou tentar fazer a asa semelhante ao do aeromodelo do ultimo video, vamos ver o que rola :-P
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Se você está usando uma envergadura de 150 cm, tem que ter uma corda de 30 cm.
Leia a parte de construção de modelos e verá que a envergadura de uma asa é entre 5x a 7x a corda dela.
Se a envergadura é de 150 cm, 150 : 7 = 22 (arredondado) e 150 : 5 = 30.
Sendo assim uma corda de 18 cm nessa envergadura é muito pouco, isso não é um planador.
Te recomendo 30 cm de corda para ter uma ótima carga alar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Laercio, qual o possível efeito negativo em usar a asa com a corda menor do que deve? Já vi planadores com mais de 2m de asa com a corda pequena.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder