SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Vi num artigo aqui do fórum que isso aumenta o ângulo máximo antes de estolar. Se for só isso mesmo, acho que não teria tanto problema, já que voaria bem devagar.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

O que ocorre é o seguinte:

Corda menor reduz a área alar, e consequentemente aumenta a carga alar, e a velocidade de Estol também aumenta. Por exemplo, usando o RC Calc e a calculadora do artigo ASAS (artigos/asas/index.php) voce consegue perceber que, de acordo com os dados inseridos, muda bastante o resultado final.

Como você quer um vôo lento, é desejável que utilize uma corda maior, ou, melhor dizendo, a corda correta, de acordo com a proporção do modelo.

Usando as infos que você falou sobre seu aeromodelo como exemplo. O que está escrito em vermelho à frente são as informações com a corda correta conforme sugestão do Laércio:

Peso = 540g
Envergadura = 150cm
Corda = 18cm (30cm) (supondo ser corda constante)
Área alar = 27dm2 (45dm²)
Carga alar = 20g/dm² (12g/dm²)
Velocidade de Stall = 19Km/H (14Km/H)
Velocidade de Planeio = 22Km/H (17Km/H)
Velocidade Segura = 30Km/H (25Km/H)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, olha a proporção de envergadura x corda de um planador e principalmente, comprimento de fuselagem.
Não misture as coisas e pense que fazer asa de planador em aeromodelo vai ficar legal, pois não vai.
A proporção de asa de um aeromodelo que você quer é de 5X a 7X a corda e não mais que isso.
Você quer voo lento?
Já vi planadores passarem de 200 kim/h.
Se quer voo lento, não inventa, pois você estava indo bem até aqui, não faça como a maioria que quer dicas, mas não aceita as respostas. Por isso o fórum perdeu grandes construtores, davam as dicas, mas não queriam seguir alegando inúmeras futilidades sem nexo.
Fica com você, afinal, a escolha é sua.
Fico por aqui.


PS: Você consegue caminhar a 22 km/h? Acredito que nem correndo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Voce está coberto de razão. Vou fazer o perfil com a corda maior, e diminuir um pouco a envergadura para a proporção da corda ficar certa, isso porque só tenho disponivel material para fazer 23cm de corda.

Quanto a velocidade, não precisa ser TÃO lento assim a ponto de caminhar, ficaria relativamente inviável.
Será que se eu usar algo parecido com um flap, eu consigo aumentar a sustentação?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Que eu saiba o flap funciona como um "freio aerodinamico", gerando mais arrasto e freando o aero, não tenho conhecimento tecnico para afirmar se daria mais sustentação.

Talvez uma maneira de fazer uma asa mais "grossa" e rigida com isopor de papelaria seria utilizar o perfil KFm. Tempos atrás tentei fazer um Piper J3 com perfil KFm-3, com chapa de isopor de 0,5cm. Pra uma corda de 20cm fiz da seguinte forma: Uma tira com 20cm de largura, outra com 15cm, e outra com 10cm, coladas uma por cima da outra formando uma "escada", e a parte da asa que ficou maior espessura (bordo de ataque) eu lixei até atingir o formato ideal. Porém não posso falar sobre detalhes de vôo e etc, pois na época não tive grana pra concluir a construção.

Nesse topico você pode ler mais sobre os perfis KFm e visualizar melhor o que fiz (KFm-3) viewtopic.php?t=180190
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Estou fazendo alguma coisa de errado na hora de cortar a asa. Já tentei CINCO vezes cortar e até agora nada, sempre sai horrível. Não estou parando no meio do corte. Já tentei de todas as maneiras, quente, frio, MUITO QUENTE, rápido, devagar e nada.

https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... TdGWmxOZVE
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... nhpcjdLNTA

Alguém que já tenha passado por isso, pode me dar uma ajuda?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Cortar isopor de papelaria P0 com fio quente não é fácil, ainda mais alguns que são de péssima qualidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Cortar isopor de papelaria P0 com fio quente não é fácil....


Sabe de alguma dica/macete para ajudar? Não tenho experiência em corte.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Em P0 não tem dica e nem macete, é pegar o jeito e errar o mínimo possível, mas uma coisa é certa, as bordas do molde onde o fio quente irá passar, tem que estarem muito lisas mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Fiz com o p0 mesmo, deixei o melhor que consegui. Gastei dois blocos tentando, fui selecionando as melhores e montei a asa. Ainda falta a fuselagem, assim que terminar de secar tudo posto aqui para ver como ficou.

Como eme irá voar bem devagar não terá ar direito nos comandos, então pesei em fazer um aileron no centro, onde deveria ficar os flaps, isso para pegar o ar que o motor sopra. Será que assim daria certo? A curva só com o leme sem o aileron fica estranha, meio quadrada, e principalmente bem lenta, sem agilidade.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder