Mig-29 depron 6mm planta Tomhe ( Vídeo Mig-29 e lenha F-22 )

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala

John-Henrique
membro
Contato:

Re: Mig-29 depron 6mm planta Tomhe ( Vídeo Mig-29 e lenha F-22 )

Mensagempor John-Henrique » 22 Nov 2016 16:33

No meu caso usando bateria de 1500 mA, foi necessário deixar a bateria exatamente abaixo daquela curva que seria a cabine, se você olhar na foto verá que a bateria está atrás deste ponto, na hora de voar precisei reposicionar. Se você colocar uma bateria de 2200 mA tua bateria deve ficar exatamente onde está a minha bateria na foto.

warguest
membro

Mensagempor warguest » 22 Nov 2016 23:42

Final de semana vou testar em voo. Fiz um teste na mao. Força ele tem. Inclusive fica parado em rotacao na mao querendo subir. Nao sei se velocidade vai ter. O pro é q nao consigo folha de depron de 6mm ppr aqui. Tb poderia migrar para o de pastinha. Mas n tenho referencia de peso.
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 22 Nov 2016 23:58

Cara, não tem relação nenhuma você trocar o depron pela poliondas... o que precisa ser feito chama-se reforço. Cadê as fotos do modelo? Como você fez as asas?

warguest
membro

Mensagempor warguest » 23 Nov 2016 12:35

Ele todo foi feito com depron de 5mm. A asa tem um reforco de uma vareta de fibra de carbono embaixo e dois mini l de aco em cima. Se vc ampliar a foto vai ver perto do airleron o de aco.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 23 Nov 2016 13:48

Julgando apenas as questões voltadas ao ponto técnico/físico...

1 - Estes servos das asas, estão estrategicamente mal posicionados, gerando muito arrasto e vão causar tendência a inclinar a frente do modelo para cima (imaginando que a parte de baixo do servo não esteja para fora da asa). Os servos e qualquer outro componente deve ficar 'escondido' do fluxo de ar (confere as fotos do meu), qualquer barreira irá causar um 'freio aerodinâmico' que automaticamente irá exibir maior velocidade no aeromodelo para continuar voando.

2 - Aparentemente você usou algum tipo de massa para cobrir o aeromodelo, estou correto? Digo isso porque nos cantos ficou evidente um 'mal acabamento' que não parece ser causado por tinta. Se a resposta for um SIM, tenho uma péssima dedução, teu aeromodelo ficou pesado e isso exige muita força do motor e mais resistência nas asas para sustentar o peso.

3 - O servo do profundor também está numa posição péssima, ali ele causa muita turbulência e PODE causar instabilidade nos comandos, provavelmente subir ou descer (um deles) responde mais rápido que o outro, por causa do fluxo do ar.

Sem ver um video do vôo e julgando apenas pelas fotos e pelas poucas informações que você deu... estou dando um chute e nada mais.

Para mim, teu aeromodelo foi coberto com massa, isto causa um peso maior, dependendo da quantidade de massa aplicada pode ser que ele tenha mais peso na frente do que atras (ou o contrário) e isso exibe uma mudança na posição da bateria, servos e motor para conseguir alinhar o centro de gravidade. Provavelmente é este o problema, existe mais peso atrás e somados ao freio aerodinâmico causado pelos servos ele empina a frente para o céu.

warguest
membro

Mensagempor warguest » 23 Nov 2016 21:16

Nao foi usado massa nenhuma. Isso é a cola quente q fica certas rebarbas. Foi usada tinta pva. Quanto aos servos realmente foi de ultima hora. Mas o proximo em q for fazer vou mudar ele. Ao inves dd usar airlerons, vou deixar apenas com dois servos na cauda. Vou tentar voar esse. Se nao vou usar ele como experiencia d melhorias pro proximo. Pena q nao tem depron de 6mm por aqui. Dai pensei na poliondas.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 23 Nov 2016 22:19

Então, você usa mesmo cola quente pra caramba. O meu também fiz com cola quente, mas só coloco cola necessária para fixar as partes. Quanto ao teu modelo, tem que ver um video dele voando.

warguest
membro

Mensagempor warguest » 24 Nov 2016 12:58

John-Henrique escreveu:Então, você usa mesmo cola quente pra caramba. O meu também fiz com cola quente, mas só coloco cola necessária para fixar as partes. Quanto ao teu modelo, tem que ver um video dele voando.

Kkk. Vamos ver se voa.

Pois é tinha usado cola quente somente o necessario. Mas depois de duas aterrissagem forçada comecou a descolar. Entao...

warguest
membro

Mensagempor warguest » 26 Nov 2016 19:35

Opa meus amigos. Digo com satisfacao q o teste do mig foi muito bom. Voei, dei rasantes, loop, etc. Notei q a asa dobrava um pouco mas nada afim de bater. Kk. Bom: com a config q utilizei deu pra voar legal. Pena q as minhas lipos de 1300 ja estao cansadas e acabei dwrrubando ele quebrando parte da asa. Dai fiquei na duvida de colocar uma de 2200. Se ele ia voar legal. O ventp hoje aqui ta moderado. Entao ele sofria turbulencias. Vou fazer outro. Ou de depron ou poliondas. Ainda na duvida. Outro item q estou pensando em mudar e fixar os airlerons e deixae apenas com dois servos na cauda fazendo todas as funções. Tb pensei em usar im servo com link duplo no profundo e airleron. Alguem ja usou assim? Como foi a experiência? Melhor ter airleron movel ou deixar tudp na cauda?

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 26 Nov 2016 20:30

Como assim, o aeromodelo caiu e a culpa é da bateria? A culpa sem duvida é do dispositivo controlador do rádio, quase sempre por negligência de usar um medidor de carga ou por voar até a bateria esgotar. Enfim...

Então, o problema do teu aeromodelo era o Centro de Gravidade que estava 'mal posicionado'. Sobre as áreas de comando, até hoje só voei aeromodelos com comandos elevon e conjunto profundor/ailerons/leme, mas se você dividir o profundor deste aeromodelo você também vai conseguir voar com ele, desde que use cada lado como elevon, só não posso dizer como será o comportamento nas curvas, pois nunca voei assim.

warguest
membro

Mensagempor warguest » 26 Nov 2016 23:22

Na verdade tenho duas lipo. Uma boa e uma meia vida. Sem querer peguei a meia vida como boa. Kkk. Dai ja tinha sentido q durante o voo tava meia pra la. Blz. Pois na hora em q fiz a volta pra aterrizar. A bendita resolveu baixar de vez. Estava sem o monitor mesmo. Faz parte.

Quanto a questao de se usar o profundor como airleron. Nao sei pq nunca tive essa experiencia. Por isso resolvi perguntar quem tem.

Entao sao tres possibilidades.

1-somente o uso da cauda como airleron e elevon no mesmo comando. Somentr dois servos sao utilizados

2- cauda como elevon e asa airleron. Nesse caso sao 3 servos. 2 nas asas e um no profundor.

3- utlilizando dois servos, seria o item 1 e 2 combinado. É esse q to afim de testar e se vale a pena.

Quem ja usou esses setup informe a sua experiencia e qual deles ficaria melhor.

To afim de projetar um bicho desses maior e em p4.

Obs. Gostei do termo: a culpa é do dispositivo que controla o radio. Kkkk

pedrobq
membro

Mensagempor pedrobq » 23 Jun 2017 13:37

Boa tarde pessoal,
Construí um MIG29 igual, coloquei motor 2200kv e esc de 60a. O que esta acontecendo é que quando eu vôo por um tempo o motor apaga de uma hora pra outra. Podem me ajudar? Abraço a todos, bons vôos!

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 23 Jun 2017 18:18

pedrobq escreveu:Boa tarde pessoal,
Construí um MIG29 igual, coloquei motor 2200kv e esc de 60a. O que esta acontecendo é que quando eu vôo por um tempo o motor apaga de uma hora pra outra. Podem me ajudar? Abraço a todos, bons vôos!

Apaga? Mas ele é elétrico, ele teria que no máximo desligar...

Mas não dá pra saber o que ocorre sem ver um vídeo, sem saber qual a bateria, sem saber qual a hélice, qual motor e qual o consumo do motor com esta hélice...

pedrobq
membro

Mensagempor pedrobq » 23 Jun 2017 18:22

E uma lâmpada que é eletrica, você faz o que? Apaga ou desliga?
Então, a bateria é uma 2200mah 3s 30c, hélice 6x4, motor 2212/6t 2200kv

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Diego Costa » 23 Jun 2017 18:31

pedrobq escreveu:E uma lâmpada que é eletrica, você faz o que? Apaga ou desliga?
Então, a bateria é uma 2200mah 3s 30c, hélice 6x4, motor 2212/6t 2200kv

A lampada desliga, a luz apaga.

Mas algo que não lembro de ter lido no seu post: Você disse que "quando eu vôo por um tempo o motor apaga". Você voa até esgotar a bateria? Ou ela ainda tem carga? Aferiu como estavam as temperaturas? A maioria dos Esc's (se não todos) tem Cut-off que desliga o motor e manter apenas os servos funcionando quando a carga da bateria está baixa, pra você pelo menos ter os comandos funcionando para trazer o aero em segurança pro solo.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

Jorge Eloi de Almeida
membro

Mensagempor Jorge Eloi de Almeida » 13 Jul 2017 11:35

Então mad,depois de alguns anos sem fazer nada estou retornando aos ares,kkk.... adorei esse modelinho e baixei a planta que vc deixou o link aqui,porem naõ encontrei nela a marcação do cg, vc saberia me informar a quantos centimetros ele esta a partir do encontro do bordo de ataque com a fuselagem? parabens e muito obrigado!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 25 Jul 2017 03:54

Jorge Eloi de Almeida escreveu:Então mad,depois de alguns anos sem fazer nada estou retornando aos ares,kkk.... adorei esse modelinho e baixei a planta que vc deixou o link aqui,porem naõ encontrei nela a marcação do cg, vc saberia me informar a quantos centimetros ele esta a partir do encontro do bordo de ataque com a fuselagem? parabens e muito obrigado!

O Centro de Gravidade está localizado exatamente onde está esta caneta...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Jul 2017 09:30

Uma medida em números ajudaria muito mais, pois olhando na foto e no real em casa se pode ter noção diferente e colocar um pouco fora da posição.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 25 Jul 2017 19:36

LaercioLMB escreveu:Uma medida em números ajudaria muito mais, pois olhando na foto e no real em casa se pode ter noção diferente e colocar um pouco fora da posição.

A medida não tenho mas foi o melhor que pude ajudar até agora sem ter que pesquisar (não sou o interessado neste caso :wink: )

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 25 Jul 2017 22:45

Achei que a foto fosse sua, pois com uma régu qualquer daria para medir nem que fosse da ponta do nariz até onde está a caneta. Por isso falei em medida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 26 Jul 2017 01:37

LaercioLMB escreveu:Achei que a foto fosse sua, pois com uma régu qualquer daria para medir nem que fosse da ponta do nariz até onde está a caneta. Por isso falei em medida.

Não é minha, é a foto do próprio autor da planta, ele postou na 'documentação' de montagem do modelo... Eu até construí um modelo destes (na pagina anterior você vê fotos dele) mas, acabei quebrando a frente da fuselagem e doei ele pra outra pessoa.

Pardal007
membro

Mensagempor Pardal007 » 14 Nov 2017 19:24

AE GALERA E SHOW DE BOLA ESSE MIG....AI ESTA O MEU
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Voltar para “Jatos elétricos”