SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Esqueça isso, aileron no centro não funciona como deveria e voando o motor não sopra nada.
Não se iluda com isso como a maioria faz.
O motor faz aquele vento todo para trás quando o modelo está parado, mas a medida que ele se desloca aquele deslocamento de ar da hélice diminui até 0.
Ar do motor não fará aileron no centro funcionar, não inventa coisa e aileron em voo lento é bomba, não é confiável pois faz o modelo estolar de ponta de asa.
O que é isso?
O rolar o modelo em baixa velocidade, a asa que está do lado de dentro da curva irá perder mais sustentação do que a de fora e tenderá a descar mais rapidamente o que inicia o parafuso no modelo.
Cara, não inventa coisa que você não sabe como funciona.

Quer voo lento, esqueça que existe aileron e aprenda a usar o leme.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Não se iluda com isso como a maioria faz.

Não inventa coisa

Cara, não inventa coisa que você não sabe como funciona.

Quer voo lento, esqueça que existe aileron e aprenda a usar o leme.


Calma jovem kkkkkkk to tentando aprender ainda. Perguntei antes de fazer, não tenho experiência, só tenho um modelo e estou pilotando o mesmo avião comprado pronto a 4 anos. Tenho muita coisa pra aprender...
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

De novo minha inexperiência aflorando. A planta que eu peguei é bem limitada, não fala onde eu devo cortar na fuselagem para colocar a asa. Não fala nem o tamanho da corda para eu tentar medir com um paquímetro e achar pela proporção.

https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... lhwUHNTOFE

Ampliei tudo da planta em 25% na hora de fazer.

http://i.imgur.com/IRocMCg.gif
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

No artigo aviao aqui do forum (http://www.e-voo.com/artigos/aviao/) vi que no caso de um treinador preciso ter 1,5x a corda da asa, do bordo de ataque até o final do profundor. Também serve no caso do slow flyer que estou fazendo?
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Se eu for seguir a mesma proporção de um cessna 182 que eu tenho, do bordo de ataque da asa até o bordo de fuga do profundor da 2,8x a corda da asa. Se fizer assim com o slow flyer ele fica igual aos que eu vi na internet antes de fazer, se seguir as 1,5x fica totalmente esquisito.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:Se eu for seguir a mesma proporção de um cessna 182 que eu tenho, do bordo de ataque da asa até o bordo de fuga do profundor da 2,8x a corda da asa. Se fizer assim com o slow flyer ele fica igual aos que eu vi na internet antes de fazer, se seguir as 1,5x fica totalmente esquisito.


Cara, se você está se referindo à essa imagem, creio que a medida seja "Corda na Raíz, multiplicada por 1,7", e é medida do Bordo de Fuga da ASA, até o Bordo de Ataque do PROFUNDOR. Repare que 18cm da corda X 1,7 dá 30,6, arredondando pra 31cm.

Posso não ter entendido direito, mas acho que vc está fazendo alguma confusão.

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Nossa que mico, inverti tudo. Quanto ao cg nesse caso, seguindo essa proporção, onde deveria ficar? Em 33% da corda? No caso desse slow flyer, deixo o cg um pouco adiantado ou atrasado?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Copiando informações que recebi do Laercio no topico sobre a construção do meu Cessna, o CG de 33% (ou 1/3) só é válido se a construção seguir as proporções corretas que são de momento de nariz 1X a corda, momento de cauda entre 1,5x 1,7x a corda, área do estabilizador com 22% da área da asa e por aí vai. Você começar a ajustar o CG desse modelo com 28%.

Mesmo que fique com muito peso de nariz, ainda assim é possivel voar, mas se ficar com peso de cauda será um inferno conseguir trazer o aero em segurança até o solo. Aliás, o ideal é, após encontrar o ponto correto do CG, deixar o nariz do avião inclinado um pouco pra baixo, pois se faltar motor o aero vai inclinar e ter penetração no ar, ganhar velocidade e, consequentemente, terá sustentação, podendo ter planeio até o solo. Se deixar o CG neutro e faltar motor o aero simplesmente vai "parar" no ar.

PS: estou considerando corda constante. Se for uma asa com varias seções/formatos diferentes em cada semi-asa, como o Cessna, deve-se medir a corda de cada seção e depois tirar a corda média.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Boa Diego.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Momento de nariz é a distância entre o bordo de ataque e a hélice?

Se for tem 0,76x a corda, no caso 16cm com 21cm de corda. Posso colar um "extensor" para alongar o nariz do avião.

E momento de cauda?
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder