SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:Momento de nariz é a distância entre o bordo de ataque e a hélice?
Se for tem 0,76x a corda, no caso 16cm com 21cm de corda. Posso colar um "extensor" para alongar o nariz do avião.
E momento de cauda?



O momento de cauda é justamente a medida que você estava confundindo antes rsrsrs. Lembra na imagem anterior que falei sobre Corda (do Cessna) de 18cm x 1,7 = 30,6, que foi arredondado pra 31cm? Esse é o momento de cauda. Resumindo:

"Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador."

Abaixo vou colocar a citação (resumida) de outro post do Laércio, abordando inclusive a questão das medidas de estabilizadores, profundor, leme e etc. Prefiro copiar o que ele disse, pois como ainda não sou familiarizado com os termos e com os calculos corro o risco de digitar alguma besteira rsrsrs (topico original aqui: http://e-voo.com/viewtopic.php?t=177919)

LaercioLMB escreveu:- A medida do momento de nariz é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a corda da asa tem 20 cm, o momento de nariz do aeromodelo tem que ter 20 cm também. Essa medida é feita medindo do bordo de ataque da asa até a hélice do modelo.

- Momento de cauda do aeromodelo é entre 1,5 a 1,7 X a corda da asa que é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Se a corda da asa é de 20 cm, a medida do momento de cauda deverá ficar entre 20 X 1,5 = 30 cm e 20 X 1,7 = 34 cm.

- O comprimento total da fuselagem deve ser de 75% da envergadura do modelo.
A envergadura é entre 5 a 7 vezes a corda da asa, sendo 5X a mais indicada para um modelo treinador, pois irá dar a asa maior capacidade de sustentação em relação ao tamanho do aeromodelo.

Exemplo.
Corda de 20 cm, a envergadura ideal para o treinador é de 20 X 5 = 100 cm e a fuselagem em 75% da envergadura é de 100 X 0,75 = 75 cm.
Momento de nariz 20 cm, mais a corda de 20 cm são 40 cm, mais o momento de cauda de 30 cm, são 70 cm, ficou então somente 5 cm de estabilizador, pouco mesmo.

Então temos que diminuir a corda da asa e manter a envergadura.

100 : 6 = 16,6 cm, vamos arredondar para 17 cm.
17 cm de momento de nariz, mais 17 cm de corda teremos 34 cm, mais 1,5 X a corda teremos 17 X 1,5 = 25,5, arredondamos para 26 cm que somados aos 34, teremos 60 cm, o que nos sobraria 15 cm até o final da fuselagem, contando com o profundor junto, o que nos dá uma boa área de estabilizador e profundor, restando apenas calcular qual a área que o estabilizador terá que ter para fazer o trabalho na qual foi destinado.
O estabilizador tem que ter em torno de 22% da área da asa, contando com o profundor junto e dando uma corda de 10 cm no estabilizador e 5 cm no profundor, nos resta agora procurar a envergadura do estabilizador para chegar a 22% da área da asa.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Agora eu entendi. Na planta que eu peguei (bem limitada por sinal) nao segue a proporção do momento de nariz, e ai recomenda nela que o cg fique bem atrás dos 33%. Se eu colar um pedaço de isopor atrás do motor com aproximadamente 5cm vai ficar bem feio...

Isso implica em algum problema (tirando o trabalho de achar o cg "novo") ?
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Outro problema é que a fuselagem é de isopor maciço, e ela está bem molenga, já colei uma vareta de 2,5mm de fibra de vidro com epoxi 10 min, e não adiantou nada. Sabem de algum reforço leve que adiante?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Para a aplicação de varetas de reforço, você deve abrir sulcos longitudinais (no sentido do comprimento da fuselagem), no meio, em ambos os lados. As varetas devem ficar paralelas entre si. Aplique cola de Isopor (que é como uma cola de contato) no sulco e na vareta, espere uns 5 ou 10 minutos dependendo do clima, e introduza a vareta no sulco. Mesmo que use cola Epoxi, se está usando isopor de papelaria não ficará tão rigido mesmo, pois o proprio isopor que vai ficar como "recheio" entre as varetas é mole e não vai servir como "trava".

Sobre a questão do Nariz do aero, cara, estética não faz aeromodelo voar, até tampa de privada pode "sair do chão" com uma boa e potente eletronica instalada, mas isso não significa necessariamente "voar".

Os 5cm extras no nariz pode ficar feio? Pode. Pode alterar o projeto pra ficar mais "bonitinho"? Depende. Você sabe quais resultados essa mudança pode acarretar? Sendo sincero, eu não sei, e não poderei te ajudar. Você prefere um aeromodelo bonitinho com nariz fora da proporção que não sai do chão? Ou um aeromodelo mais "feio" que voe bem?

A propósito, uma dica que me deram quando iniciei minhas montagens, foi a de "não caprichar muito" nos primeiros, pois com a falta de pratica e sem acesso a um aeromodelista experiente que pudesse me auxiliar nos primeiros vôos é quase certo que eu vá derrubar o aeromodelo, e eu não quero nem pensar na possibilidade de derrubar o Cessna que estou montando faz 2 anos hahaha.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Sobre a questão do Nariz do aero, cara, estética não faz aeromodelo voar, até tampa de privada pode "sair do chão" com uma boa e potente eletronica instalada, mas isso não significa necessariamente "voar".

Os 5cm extras no nariz pode ficar feio? Pode. Pode alterar o projeto pra ficar mais "bonitinho"? Depende. Você sabe quais resultados essa mudança pode acarretar? Sendo sincero, eu não sei, e não poderei te ajudar. Você prefere um aeromodelo bonitinho com nariz fora da proporção que não sai do chão? Ou um aeromodelo mais "feio" que voe bem?

A propósito, uma dica que me deram quando iniciei minhas montagens, foi a de "não caprichar muito" nos primeiros, pois com a falta de pratica e sem acesso a um aeromodelista experiente que pudesse me auxiliar nos primeiros vôos é quase certo que eu vá derrubar o aeromodelo, e eu não quero nem pensar na possibilidade de derrubar o Cessna que estou montando faz 2 anos hahaha.[/quote]

Certo, não sabia que poderia afetar ao ponto de não voar bem, na planta ele está da maneira que eu fiz, sem seguir a proporção.
Vou colar o extensor com epoxi e colocar uns palitos de dente para não arrancar quando voar.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:Certo, não sabia que poderia afetar ao ponto de não voar bem, na planta ele está da maneira que eu fiz, sem seguir a proporção.
Vou colar o extensor com epoxi e colocar uns palitos de dente para não arrancar quando voar.


Então, teria que verificar quem tanto ja montou essa planta fora da proporção e se voou bem. Uma coisa é certa: se esse modelo já "voou" fora da proporção, se for feito corretamente pode voar muito melhor.

Pense pelo lado positivo: Na pior das hipoteses ficará "narigudo" semelhante à um Pilatus PC-6 :lol:

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

kkkkk Pior que não ficou feio, ficou engraçado depois que colei o extensor, parece um ornitorrinco. Depois posto aqui ele pronto, o problema de agora é que os fios não chegam, vou ter que alongar.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Voou muito bem, em camera lenta mesmo, isso usando uma hélice 9x5 gws, acredito que esteja pequena para o tipo de voo. Me arrependi amargamente de usar p0, ficou tão fraco que fui tentar fazer um loop e pelo efeito giroscópio quebrou o bico do avião ao cabrar o profundor, a queda foi em câmera lenta também kkkkkkk, não quebrou nada.

Depois que arrumar a hélice certa vou testar com uma bateria menor (usei 3s de 1300mAh, talvez uma de 1000mAh fique melhor).

Que hélice me recomendam? É um cf2822 com esc de 18A.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, não tem receita de bolo pronta para isso, já falamos muitas vezes sobre esse assunto.
Cada tipo de aermodelo tem suas próprias características de voo e por isso, te dizer que essa ou aquela hélice vai ser a melhor, é mentir descaradamente, pois será uma recomendação no escuro que se der certo, beleza, mas do contrário, será mais uma dica furada.
Eu aqui tenho diversos tipos de hélices, inclusive hélices SF que eu pensei que nunca usaria pelo tipo de modelo que construo e meu tipo de voo preferido e no entanto, precisei de hélice SF devido um modelo para voo indoor que estou fazendo.
Diminuir a capacidade da bateria é um erro e diminuir de 1300 para 1000 não vai te ajudar em nada a não ser diminuir o tempo de voo.
Eu testaria nesse motor uma hélice SF 10x4.7 ou 11X4.7 com uma batertia 2S para ver como fica já que é voo lento.
Vai ter gente falando caca em dizer que esse motor não suporta essas hélices, mas estou falando para usar bateria 2S e não 3S.
Para você ter uma ideia, tenho um motor aqui que é para hélices 9X6 no máximo com bateria 3S e estou usando nele uma hélice GWS 12X6 sem nenhum problema, mas se eu colocasse nele uma APC 12X6 queimaria o motor direto.
Mas como se ambas são iguais?
Não são.
As APC são rígidas e as GWS molengas e isso faz uma GWS ceder em rpm, coisa que a APC não cede e além do mais, ajustei o timing do ESC para low, pois se deixar em mid o motor esquenta muito e se deixar em HI, o motor torra na hora.
Veja que ajustei o timing do ESC para poder usar uma hélice GWS 12X6 em um motor que aceita no máximo 9X6.
Tenho aqui outro HXT 2730 1330 rodando com hélice 10X4.7, bateria 2S e timing do ESC em LOW, pois esse motor é para hélice 8X4 no máximo com bateria 3S.
Tem que ter várias hélices e em alguns casos, mudar a configuração do ESC para obter melhor desempenho do conjunto motor / hélice, pois até a troca de marca de bateria afeta o resultado final de um conjunto motor / hélice.
Mas por que eu uso essas hélices grandes em motores pequenos?
Simples, detalhes escala de um modelo que se eu colocasse um motor parrudo para soportar a hélice, ficaria muito pesado o modelo.
Para você ter uma ideia, esse motor HXT 2730 1300 pesa 26 g e se eu colocasse um motor para girar a hélice que estou usando, pesaria pelo menos 75 g e o modelo é para voo indoor onde cada grama de peso extra é problema. O modelo é em escala e o modelo usava hélices grandes devido o nariz ser grande e eu não poderia colocar uma hélice de 8 polegadas em um nariz que mede 5 polegadas em diâmetro, a hélice perderia muito desempenho devido o grande nariz atrás dela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Diminuir a capacidade da bateria é um erro e diminuir de 1300 para 1000 não vai te ajudar em nada a não ser diminuir o tempo de voo..


Mas deve ajudar pelo menos um pouco na redução da carga alar, assim consigo uma melhoria na velocidade de stoll.

No corpo do motor diz que suporta hélices de 10 e 9 polegadas, mas não fala em passo. Li o que você escreveu e devo testar a 10x4,7 sf.

Ainda estou com dúvida em um aspecto: Modelos rápidos costumam usar pequenas hélices com grande passo (um colega meu tinha uma zaggi de 200km/h que usava 5x7, já modelos lentos usam hélices grandes com pouco passo, já que precisam de uma grande massa de ar, só que devagar, estou certo nisso?
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder