SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, diametro pequeno e passo grande não significa voos velozes, pois isso depende do KV do motor.
Se vai usar um motor com KV baixo, dependendo do motor e modelo, pode-se sim aumentar o passo da hélice para dar mais velocidade, mas se o KV do motor for alto, não é uma boa usar passo grande para isso, pois quanto maior for o KV do motor, menos força final ele tem e isso acaba forçando muito o motor, aumentando muito o consumo e muitas vezes esquentando muito, vindo a diminuir muito o tempo de vida do motor.
Não há uma regra ou receita pronta que diga para isso, use essa configuração e para aquilo use essa outra, pois como temos muitos modelos de hélices, diâmetros, passos, tipos de motores então, nem se fala e nenhum é equivalente a outro, podem ser compatíveis, o que não significa que serão iguais.
Compatível significa que você poderá usar esse ao invés daquele, mas isso não significa que sejam equivalentes, que possuam o mesmo desempenho usando a mesma hélice, esc e bateria.
Muitos acham que é a hélice que determina a velcidade de um aeromodelo e isso é a maior idiotice que já li, pois o que determina a velocidade de voo de um modelo é o tipo de construção feita e peso final de voo, a hélice só serve para suprir o que o modelo exige para voar.
Por isso a maioria que usa hélice SF em modelos de velocidades moderadas, só estão perdendo desempenho final, gastando mais bateria, diminuindo tempo de voo e não tendo todo o aproveitamento que poderiam ter já que o modelo necessita de velocidade para voar e não força.
Aeromodelos lentos, que voam a uma velocidade que podemos caminhar ao lado, esses são modelos que exigem força para voar, já aqueles que você não acompanha eles nem correndo ao lado, necessitam de velocidade para voar e a maioria confunde achando que velocidade é ir a mais de 100 ou 200 km/h, mas 5 km/h também é velocidade e modelos que voam a essa velocidade, necessitam de força para voar.
Hélices de força são para baixo rpm e hélices de velocidade são para rpm elevados, acima de 8000 já que um modelo de voo lento não precisa de mais de 5000 rpm para voar bem com a hélice ideal ao conjunto.
Exemplo dado pela proópria APC que fabrica hélices e adverte no site deles sobre limite de rpm para cada tipo de hélice.
Usando a constante de 65000, divida pelo diâmetro da hélice SF para saber o rpm máximo suportado por ela,a cima disso ela perde desempenho cada vez mais que o rpm aumenta acima do limite.
Hélice SF de 10 polegadas, rpm máximo de 6500, hélice SF de 11 polegadas, rpm máximo de 5909, hélice SF de 9 polegadas, rpm máximo de 7222, mas a maioria usa esse tipo de hélices com rpm's superiores a 9000.
Dizer o que sobre isso, pois o que penso pode ofender muita gente.

Sei que virão muitos falando que só tenho teorias e muito bla bla bla, mas são essas teorias todas que fazem meus modelos voarem sempre muito bem, sem nenhum problema para vir aqui chorando depois perguntando meu modelo tem esse problema, o que pode ser?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Ficou legal, deixei o aero parado no ar uns 2 minutos kkkkkk muito legal. Só não ficou mais legal porque parece que estola o profundor, como se estivesse com o cg atrasado, mas eu preciso cabrar o profundor, logo não acredito ser cg.

Vejam no vídeo:
https://youtu.be/dQqUIu1MaPA

Nesse vídeo ainda está com a fuselagem antiga, molenga demais, agora já troquei por uma de p3.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por John-Henrique »

Pra mim, o CG está realmente atrasado...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

O CG está errado sim.
CG a 1/3 é somente quando se tem um padrão de construção, fora isso, é ilusão CG a 1/3 da corda em qualquer modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu segui todos os padrões:
-Da hélice até o bordo de ataque tem 1x a corda
-Do bordo de fuga ate o profundor 1,5x a corda
-A envergadura tem 5x a corda
Segui tudo la do topico avião aqui do e-voo

O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por John-Henrique »

Gabriel Velloso escreveu:O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.

Se você sentir uma dor muito forte no peito, o que você faz, vai ao médico (descobrir o que é o problema) ou toma um remédio para parar a dor?

Tomar o remédio apenas remedia, tira a dor e o desconforto por hora, mas não resolve o problema, além de possivelmente agravar o problema com o tempo.

Consultar o médico irá te dar uma direção de como resolver o problema.

Voltando ao teu caso, se você construiu o aeromodelo e notou que ele está com o CG atrasado, ajustar o profundor para corrigir o atraso irá sem duvida diminuir a velocidade de voo (todo comando é um freio aerodinâmico), você precisará usar mais motor e terá menos planeio.

Solucionar o problema seria reajustar peças dentro do aeromodelo, normalmente mudar de lugar um ESC ou bateria (mais simples).
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:
O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.


Olhando o video, dá a impressão que seu modelo está voando constantemente com o nariz pra cima, o que dá a entender que o comando está invertido, quando você puxa o stick pra cabrar, o profundor na verdade está picando. O ideal é que quando você soltar os comandos o aero se estabilize sozinho.

Inclusive na questão do planeio, o nariz deve ficar ligeiramente inclinado pra baixo, pois, desse modo, se acabar bateria e faltar motor o modelo terá penetração, ganhará velocidade e, consequentemente, terá sustentação, para que você consiga traze-lo com segurança para o pouso. Com essa leve inclinação, ocorre também que ao tirar motor o que se espera é que ele planeie, se deixar à meio motor ele voará "reto", e se der força total ele tenderá a subir.

PS, Legal aquele aeromodelo Boeing que passou por aí também :mrgreen:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
vinicius barboza
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Set 05, 2015 8:52 am
Localização: juiz de fora MG

construção extra 300 177cm de envergadura

Mensagem por vinicius barboza »

boa noite ,desculpe pois ainda não sei usar o e-voo direito entrei recentemente e estou meio perdido, queria tirar uma duvida com os senhores, é que estou montando um um extra 300 177cm de envergadura para tork roll ,nas especificações fala motorização 30cc. estou na duvida se compro um motor dle30cc ou se um dle 35ra ficaria melhor. se os senhores puderem me ajudar nessa duvida agradeço muito!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: construção extra 300 177cm de envergadura

Mensagem por Diego Costa »

vinicius barboza escreveu:boa noite ,desculpe pois ainda não sei usar o e-voo direito entrei recentemente e estou meio perdido, queria tirar uma duvida com os senhores, é que estou montando um um extra 300 177cm de envergadura para tork roll ,nas especificações fala motorização 30cc. estou na duvida se compro um motor dle30cc ou se um dle 35ra ficaria melhor. se os senhores puderem me ajudar nessa duvida agradeço muito!


Voce pode ir ao SubForum "Aviões à Combustão" (aqui: viewforum.php?f=33), criar um novo tópico e expor sua duvida, que ajudaremos conforme pudermos. Eu particularmente não entendo de aeromodelos à combustão, portanto não poderei lhe ajudar.

Abraço.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Invertido não está kkkkk, quando eu passo próximo da camera da pra ver o profundor levantado. Vou testar colocar a bateria para a frente e testar no que dá. Só que terei que fazer um furo novo na fuselagem, porque e maciço.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder