Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá! Estou querendo comprar uma bateria gens ace de 1300mAh, 25-50C, 3s.

Gostaria de saber, se, pela experiência dos srs se eu posso recarregar ela com cargas rápidas, balanceando, coisa de 5C para menos. Não aguento mais comprar baterias xing lings e ficar 1h esperando recarregar.

Agradeço pela atenção!
Ainda tentando voar a 1km/h
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por Bivo »

Amigo, a melhor alternativa é levar um maior numero de baterias carregadas ao local de vôo. A carga rápida certamente vai reduzir a vida útil da bateria.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por LaercioLMB »

Bateria aceitar carga rápida não significa que aceita isso o tempo todo.
O correto é fazer como o bivo falou, ter mais de dois pacs se está com febre de voar.
Quer recarregar a bateria em 5 minutos? Beleza, só depois não reclama se els estufar e ou não durar mais como antes e isso acontece rapidinho.
Ahhh, mas então por que diz que aceita carga rápida?
Ó ceus, até quando isso.
Significa que em uma emergência, poderá recarregar rápido sem danificar a bateria, mas novamente, isso não significa que possa fazer isso o tempo todo todas as vezes.
Se fosse assim, por que os carros elétricos demoram mais de hora para recarregar baterias?
Se pudessem ser recarregadas em 5 minutos, para que esperar então mais de uma hora?
Carros elétricos e não automodelos elétricos, antes que pergunte e ou confunda as coisas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Reparos e recargas em campo quase sempre dão m***a; se vc quiser mais tempo de vôo em campo; como falaram acima, compre mais packs.
Na verdade vc deve sempre utilizar a função de balanceamento no carregador e sempre usar 1C quando for carregar suas lipo;
Que raios é 1C? 1C = 1A?
NÃO
capacidade da sua lipo em mah * 1000 = quanto de amperage vc vai programar no seu carregador; no seu caso:
1300mah * 1000 = 1,3A é o máximo de amperage que vc vai poder mandar pra sua lipo pra maximizar a vida útil dela.
Como isso (lipos) gera muita confusão e odeio ver gente voando com lipos estufadas e já discuti com gente que queria vender lipo estufada...vou fazer um resumo.
Resumo das lipos:
-Carregar sempre em 1C ou menos;
-Evitar carga rápida (acima de 1C);
-Não descarregar abaixo de 3.7V por celula, use um Buzzer ou telemetria no seu modelo (lembre que lipo 2s tem 2 células então 7.4V total, lipo 3s 3 células então 11.1v total...lipo 4s 4 células então 14.8V total);
-Não carregar acima de 4.2V por celula (todo carregador de lipos BOM, eu disse BOM, vai parar em 4.2V);
-Se não for voar, armazenar em ~3.9V por célula;
-Se elas estivem carregadas (4.2V por célula), usar (voar) em até 24H, se não for usar, descarregue até chegar a voltagem que falei no item anterior;
-Após o vôo; se seguiu a orientação do item 3 da lista; em casa, vc vai precisar carregar (só usar função storage do carregador) até ~3.9V por célula;
-Verificar o consumo total de amperagem do seu motor, servo, controladora, o diabo a quatro e verificar se a lipo é compatível; EX:
Sua lipo é 1300mah 25c então jogando na fórmula (1300mah * 1000)*25=32.5A é o que sua lipo aguenta de amperagem; mas eu, Diego, pego esses 32.5A e reduzo 10% pra ter uma margem de segurança; ou seja 32.5A*90=29,25A é o máximo de descarga que eu usaria em uma lipo de 1300mah 25C; Ain....e como eu vejo o consumo dos meus equipamentos? Mano, vai no manual do seu motor, servos, controladora, receptor, que tem tudo lá.

Estufou, joga fora; vc não seguiu alguma das regras.

Espero ter ajudado colega; lipos são bem instáveis e perigosas, sempre acompanhe a carga; se possível carregue elas dentro de uma caixa de metal; SEMPRE guarde elas em uma caixa de metal e longe de objetos inflamáveis.
Eu percebi que vc não tem um carregador digital; Compre (invista) em um carregador bom colega, ORIGINAL (eu vejo muito carregador pirata vendendo), mande trazer de fora. Nesse caso, esse é um dos momentos que abro mão da filosofia Open Source e procuro comprar algo copyrighted.

Seguindo as regrinhas acima, não tem erro.
Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em Sex Jul 14, 2017 3:50 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por LaercioLMB »

O correto de recarregar uma bateria LIPO é em 0,7C e não 1C para terem uma vida útil longa.
Sempre foi dito isso aqui no fórum e em outros também, não sei de onde saiu que se deve sempre recarregar em 1C.
Cada um faz o que quer de seus equipamentos, só não é correto indicar algo que possa danificar o equipamento dos outros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por Gabriel Velloso »

No manual de uma das minhas baterias diz que ela pode ser recarregada a 5c (se não me engano era da Turnigy) mas não se pode confiar em baterias xing ling como ela, então no máximo eu recarrego a 1c, mas em casa para balancear e colocar em storage, uso no máximo 0,7c. Essa da Gens Ace diz que pode ser recarregada a 5c, mas a pergunta é: Posso Confiar nisso? Não pretendo sempre recarregar ela com 5c, mas quando ocorrer de esquecer de recarregar na noite anterior, por exemplo, posso recarregar ela com carga rápida (cerca de 3, 4, 5c) ?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

LaercioLMB escreveu:O correto de recarregar uma bateria LIPO é em 0,7C e não 1C para terem uma vida útil longa.
Sempre foi dito isso aqui no fórum e em outros também, não sei de onde saiu que se deve sempre recarregar em 1C.
Cada um faz o que quer de seus equipamentos, só não é correto indicar algo que possa danificar o equipamento dos outros.


Só faço recomendação após bastante pesquisa e se eu tiver experiência;
Faço recomendação de heli, quad, lipo, fpv e rádio sempre puxando pro open source porque tenho experiência, agora não faço recomendação de aero, auto ou qualquer coisa glow por quê? Porque minha experiência é praticamente zero.
Assim como eu não gostaria que me prejudicassem com recomendações furadas (algo que recebi logo no começo do hobby) eu também nunca prejudicaria alguém com informações furadas.
Após bastante pesquisa, e testar em algo pequeno (meu hcp80 na época), sempre carreguei em 1C as lipos 3s 2200mah do meu 450, dos meus outros modelos menores e nunca tive problemas; vc com certeza tem mais tempo de vôo e experiência no hobby que que eu...mas anyway...como vc falou, cada um faz e acredita no que quer.

Aliás, posta essas referências brasucas aí pra gente (sem essa de vá procurar; esse é um assunto que sempre gera dúvida);
Eu, particulamente, busco e prefiro referências de fora (todas informam 1C ou menos):

http://diydrones.com/m/blogpost?id=7058 ... t%3A948993
https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... harge-rate
http://indoorfpv.com/content/lipo-batte ... s-remember
https://www.venompower.com/blogs/news/9 ... po-battery
https://rogershobbycenter.com/lipoguide/
http://www.fpvforme.com/charging-lipo-batteries/

Até no próprio guia da e-flight fala que o correto é 1C ou menos (guia muito bom por sinal, muitas informações sobre lipos):
http://www.horizonhobby.com/pdf/EFL_LiP ... _Guide.pdf
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Gabriel Velloso escreveu:No manual de uma das minhas baterias diz que ela pode ser recarregada a 5c (se não me engano era da Turnigy) mas não se pode confiar em baterias xing ling como ela, então no máximo eu recarrego a 1c, mas em casa para balancear e colocar em storage, uso no máximo 0,7c. Essa da Gens Ace diz que pode ser recarregada a 5c, mas a pergunta é: Posso Confiar nisso? Não pretendo sempre recarregar ela com 5c, mas quando ocorrer de esquecer de recarregar na noite anterior, por exemplo, posso recarregar ela com carga rápida (cerca de 3, 4, 5c) ?


Mas como já foi falado, em uma emergência, é válida uma carga rápida a 5C (o fabricante específica isso afinal), mas também é um risco que vc deve ponderar, já que carregar a mais de 1C vc pode inchar e diminuir a vida útil das suas lipos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por LaercioLMB »

Estão todas aqui no fórum mesmo e você é o primeiro aqui que fala em 1C.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Bateria Gens Ace - Aguenta carga rápida?

Mensagem por JeanCS »

Olá bom dia,
Eu particularmente não carrego minhas lipos a mais de 0.7C, reparem nos links de referência postados que 1C é o LIMITE superior de carga. Pra chegar neste valor os fabricantes testam muitas baterias e verificam o estrago após sucessivas cargas neste lote. Depois tiram a média da carga segura e recomendam. a Média é um valor teórico que quase nenhuma bateria possui, todas estão acima ou abaixo. Se você carrega no limite de carregamento sugerido e tiver a sorte de ter uma bateria acima da média (usualmente as de marca!) não terá problemas. Ao invés de Lipo, vc pode usar Lifepo, que aceita carregamentos mais rápidos. Sou aeromodelista desde os anos 80, já ferrei baterias por pressa quando as lipos começaram a aparecer a uns 20 anos e se tinha pouca informação, mas desde que comecei a ter esse cuidado, as únicas que estufaram foram as que esquecí ligadas (KKKKK).
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder