Como limpar poeira do aeromodelo?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por John-Henrique »

Tenho alguns aeromodelos que quase nem me lembro que ainda existem, nisso eles ficam guardados e a poeira toma conta, aqueles que são entelados com vinil, limpo tranquilamente com um pano úmido ou papel toalha (mentira pego o higiênico mesmo).

Meu problema é com aeromodelos que são pintados ou só no isopor mesmo. É o caso do meu F-22, se passo papel a poeira tende a manchar o isopor e se passo pano úmido vira barro e piora a situação.

Como vocês limpam a poeira?

Mini F-22 - Bandeja de pizza
Mini F-22 - Bandeja de pizza
IMG_20170724_190502.jpg (38.3 KiB) Exibido 6178 vezes
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por Diego Costa »

Sendo "pó seco" talvez um pincel de cerdas macias ajude a tirar o excesso. Depois, talvez alcool isopropilico,, evapora rapido, usam pra limpar eletronicos, mas nao sei se pode agredir o isopor.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
ap_vet
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Qua Mai 16, 2012 7:50 pm
Localização: diadema - sp

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por ap_vet »

Eai John...
Fico te devendo uma resposta sobre como limpar a poeira.
Mas vou compartilhar uma coisa que faço e tem funcionado bem nos últimos anos.
Meus aeromodelos que ficam mais parados, ficam guardados de cabeça para baixo.
Assim a poeira só acumula na parte de baixo, e assim não me incomoda tanto.
E se manchar, é menos evidente.
Bons voos.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por John-Henrique »

Diego Costa escreveu:Sendo "pó seco" talvez um pincel de cerdas macias ajude a tirar o excesso. Depois, talvez alcool isopropilico,, evapora rapido, usam pra limpar eletronicos, mas nao sei se pode agredir o isopor.

Vou testar num pedaço de isopor, mas acredito que álcool não agride.


ap_vet escreveu:Meus aeromodelos que ficam mais parados, ficam guardados de cabeça para baixo.

É, é uma solução razoável, embora não resolva de verdade o problema, mas já evita o incomodo. Tenho um comodo da casa só com aeromodelos, não tem espaço pra colocar um suporte para guarda-los, ficam em prateleiras improvisadas na parede.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por Diego Costa »

Me surgiu uma ideia aqui, mas nao sei se é viável, de usar um aspirador de pó de baixa potencia (desses pequenos uilizados pra limpar cantos dificeis coo paonel de carro e teclado de Computador), ajudaria a remover a poeira que fica depositada nos poros do isopor, onde as cerdas do pincel nao alcançariam.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Retira toda a eletrônica e lava ele com detergente e esponja amarela que sai toda a sujeira e fica clarinho de novo.
A água não agride o isopor e nem a cola.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por John-Henrique »

LaercioLMB escreveu:Retira toda a eletrônica e lava ele com detergente e esponja amarela que sai toda a sujeira e fica clarinho de novo.
A água não agride o isopor e nem a cola.

Realmente é uma alternativa, esta é a mais simples e eficaz até agora.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Não consigo ver outra forma de limpar depron ou isopor sujo de poeira por estar guardado a tempo, já que a umidade do ar sobre a poeira faz com que ela grude de tal forma que um simples pincel não consiga remover como se gostaria e a água não vai danificar o isopor ou depron, bastando deixar secar bem e se for isopor, deixar ao sol para que a água saia dos possíveis poros existentes no isopor.
Falei esponja amrela, pois aquelas de cozinha se usar o lado verde, é uma lixa no depron e vai ficar todo riscado e feito.
Já usei veja multiuso para limpar caixas de isopor e ficaram muito limpas mesmo e no caso do veja, borrifei ele na caixa e com um pincel molhado, esfreguei o veja no isopor da caixa e depois enxaguei com mangueira e ficou o isopor como novo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por fabioalberti »

Aeromodelo Sujo é aeromodelo com história! :)
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Como limpar poeira do aeromodelo?

Mensagem por ricardovasc »

Coloca pra voar que a poeira vai saindo :lol:
Responder