Qual o motor recomendado para esse modelo?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Amanhã terá o funeral do meu motorzinho, d2826-10, 1400kv, 4 anos de luta, sendo quase 1 com a hélice errada, os aparelhos foram desmontados hoje de manhã pelo eixo empenado, depois dele quase desmontar o avião pela vibração. Não consigo tirar esse eixo nem na marretada (modo de dizer), nem acho para comprar.

Preciso de recomendações de motores para um "Cessna" de 1,20m , 900g (com bateria e tudo). Queria um um pouco mais forte que esse meu anterior, para tentar fazer umas manobras sem ter que atravessar a pista toda pegando velocidade. Talvez até tork holl, mas ai já acho que precisa de muito empuxo.

Uso um esc de 30A, bateria suporta até 40A (mas claro, limitado pelos 30A do esc), tenho umas hélices 9x5. Voava 16 minutos em média.

Agradeço por qualquer ajuda!
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Járabe
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Ago 22, 2014 9:14 am
Localização: Pindaré-Mirim/MA

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por Járabe »

Amigão, não tenho muuuito conhecimento na área, mas acho que um dos dois serve para você.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-free-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-zagi-_JM

Espero ter ajudado
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por othernick »

motor mais forte significa menos tempo de voo... e tem q mudar o esc
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, o que faz ele voar e sair do chão é a velocidade que o ar passa pelas asas e não tem nada a ver com torque ou empuxo de motor, não se iluda com isso e nem se deixe levar por falsas informações.
Se você tem um aeromodelo com peso total de 900 g e vamos supor que o arrasto dele seja o padrão mínimo, então o empuxo do motor precisa ser somente 900 : 3 = 300 g de empuxo do motor.
Mas vamos te dar uma gordurinha para garantir uma boa arremetida em caso de emergência e vamos colocar um motor com 600 g de empuxo, ou seja, 2/3 do peso dele.
Se a capacidade das asas em gerar uma sustentação superior a 900 g para tirar o modelo do chão precisa de uma velocidade de 15 km/h, não será colocando um motor de 2000 g de empuxo que essa velocidade irá diminuir, pois a velocidade exigida pelas asas para gerar a suatentação superior aos 900 g não vai mudar, continua sendo a mesma.
Em que vai te ajudar ter mais empuxo?
Só para fazer o tal Tork & Roll, mais nada.
Se o teu modelo está exigindo muita pista para sair do chão, o que está acontecendo é que a carga alar das asas é muito grande.
Exemplo;
A envergadura de uma asa é entre 5x a 7x a corda e se o seu modelo tem 1200 mm de envergadura, a corda pode estar entre 1200 : 7 = 172 mm(arredondado) e 1200 : 5 = 240 mm.
Agora vamos aos cálculos que a maioria não quer fazer e depois não sabe por que os modelos não voam como deveriam.

Área de asa 1 = 1200 X 172 = 206400 mm² : 10000 = 20,64 dm²
Peso de 1200 g : 20.64 = 58,14 g/dm² gramas por decímetro quadrado.

Área de asa 2 = 1200 X 240 = 288000 mm² : 10000 = 28,8 dm²
Peso de 1200 g : 28,2 = 41,7 g/dm² gramas por decímetro quadrado.

O que isso significa?
Que por a asa 2 estar tendo que levanter menos peso por decímetro quadrado, ela precisará de menos velocidade para gerar a mesma sustentação que a asa 1 precisa levantar.

Se eu entrar em cálculos de velocidade aqui, as fórmulas vão longe, mas posso te resumir da seguinte forma;

Velocidade da asa 1 para planeio fica em torno de 32 km/h e uma velocidade segura em torno de 36 km/h
Velocidade da asa 2 para planeio fica em torno de 26 km/h e uma velocidade segura em torno de 32 km/h

Parece pouco?
Em um avião grande essa diferença nem dá para ser comparada, mas em um aeromodelo de 1200 mm de envergadura, essa diferença é muito grande na distância da pista entre o modelo estar parado e atingir a velocidade necessária para o voo.

O empuxo do motor pode te ajudar a atingir essa velocidade mais rapidamente?
Pode, mas motor com mais empuxo é igual a mais peso e mais peso é igual a mais velocidade de planeio e de voo seguro.
Nem tudo aumentar potência vai ajudar muito, pelo contrário, se pode ter perdas ao invés de ganho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Por isso que eu não estou buscando 10kg de empuxo kkkkkkk, ja que tem 900g preciso de pouco mais que isso para fazer tork holl. Sei da velocidade, ele decola do chão com 2m, sem puxar o profundor, está com baixa carga alar, 37,5g/dm².
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por LaercioLMB »

2 metros de pista e acha muito isso?
Um asa alta até faz tork, mas com muita dificuldade já que o equilíbrio dele na vertical é bem diferente já que as asas não estão no eixo da fuselagem.
Um E-MAX 2215/20 está mais do que bom para o seu aeromodelo que pelo o que você mesmo disse, o seu estava voando com hélice errada e isso não seria motivo de trocar o tipo de motor já que a hélice não é a ideal.

Veja o que você mesmo nos disse;

"- Queria um um pouco mais forte que esse meu anterior, para tentar fazer umas manobras sem ter que atravessar a pista toda pegando velocidade. "

Da forma como você fala, a pista toda então deve ter uns 2,5 metros kkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por andersona3ita »

Gabriel Velloso escreveu:Por isso que eu não estou buscando 10kg de empuxo kkkkkkk, ja que tem 900g preciso de pouco mais que isso para fazer tork holl. Sei da velocidade, ele decola do chão com 2m, sem puxar o profundor, está com baixa carga alar, 37,5g/dm².


PODE COMPRAR MOTOR TUNIRGY 2830 OU 2836, AMBOS SÃO BONS
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por John-Henrique »

andersona3ita escreveu:PODE COMPRAR MOTOR TUNIRGY 2830 OU 2836, AMBOS SÃO BONS

Aí sim, não só deu um remédio pra aliviar a dor como não resolveu muita coisa e a doença continua ali... ainda bem que nossos hospitais estão abarrotados de profissionais assim.
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por andersona3ita »

John-Henrique escreveu:
andersona3ita escreveu:PODE COMPRAR MOTOR TUNIRGY 2830 OU 2836, AMBOS SÃO BONS

Aí sim, não só deu um remédio pra aliviar a dor como não resolveu muita coisa e a doença continua ali... ainda bem que nossos hospitais estão abarrotados de profissionais assim.


o rapaz está querendo um motor forte, já coloquei dois com mais de 1 kg de empuxo, ele vai ter motor sobrando com força para fazer manobras, srsrs

dados motor 2830
Peso: 60 Gramas
Potencia: 305 Watts
Diametro do eixo: 3,00mm
Voltagem: 7,4v à 14.8V
Kv: 1100
Empuxo: Até 1200 Gramas
Tipo de Bateria: Lipo de 2 à 4S
Corrente Máxima: 22,5A
Tamanho de Hélice: 10x6 ou 10x4.7
ESC recomendado: 30A

dados motor 2836
Especificações:
Peso: 70 Gramas
Potencia: 336 Watts
Diametro do eixo: 4 mm
Voltagem: 7,4v à 14.8V
Kv: 1100
Empuxo: Até 1130 Gramas
Tipo de Bateria: Lipo de 2 à 4S
Corrente Máxima: 18A
Tamanho de Hélice: 8x6 à 11x4.7
ESC recomendado: 30 à 40A
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual o motor recomendado para esse modelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Pelo visto o anderson não leu nada do que eu escrevi e não tem a menor ideia do que está falando.
Fazer o que.
O John falou tudo e nem assim o cara entendeu.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder