Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- Wander Lima
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boa noite a todos.... eu vi no youtube um tibo de aero chamado vtol, e como se fosse um tipo de multirotor mas apenas com um motor com uma helice que empurra o ar por dentro de um cano e no final desse cano existem 4 servos que trabalham a saida desse ar ..... uns dos videos e esse http://www.youtube.com/watch?v=kX6Nt85yK7c
gostaria de saber se alguem tem uma planta ou esquema de montagem para eu poder estudar melhor o funcionamento...obrigado
gostaria de saber se alguem tem uma planta ou esquema de montagem para eu poder estudar melhor o funcionamento...obrigado
Re: Sera que meu esc quiemou
[quote:d90d746bd4="Andre Borges"]fiz um rolo e veio um pac cub com as tralhas que peguei. Ai eu tentei colocar um receptor turnigy para usar ccom o rádio, ate ai blz, mas quando liguei o esc - motor escova, o motor nao parte, fica com uma luzinha vermelha acesa, os servos funcionam mas o motor nao parte, o que pode ser[/quote:d90d746bd4]
Configuração do ESC. Existe tb uma sequencia no stick para fazer o motor funcionar.
Configuração do ESC. Existe tb uma sequencia no stick para fazer o motor funcionar.
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Duvida
Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?
Re: Duvida
[quote:fdddd13556="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?[/quote:fdddd13556]
Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?[/quote:fdddd13556]
Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Re: Duvida
[quote:73f1484e3f="Papalegua"][quote:73f1484e3f="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?[/quote:73f1484e3f]
Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.[/quote:73f1484e3f]
É possivel ligar motor "trifasico" com 2 fios apenas. Coloque um capacitor entre 2 fios do motor. Não sei dizer qual valor de capacitor, pois depende do motor.
Mas nesse caso, a alimentação via os 2 fios deve ser pulsada, não contínua. Então, com bateria apenas e direto, não rola. Melhor é usar o ESC mesmo e controlar o motor pelo sinal de PWM (liga/desliga apenas, é simples).
A ligação ficaria assim:
1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF
É possivel esta ligação?[/quote:73f1484e3f]
Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.[/quote:73f1484e3f]
É possivel ligar motor "trifasico" com 2 fios apenas. Coloque um capacitor entre 2 fios do motor. Não sei dizer qual valor de capacitor, pois depende do motor.
Mas nesse caso, a alimentação via os 2 fios deve ser pulsada, não contínua. Então, com bateria apenas e direto, não rola. Melhor é usar o ESC mesmo e controlar o motor pelo sinal de PWM (liga/desliga apenas, é simples).
- Marco Antonio
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[quote:9418a61a4b="Marco Antonio"]No caso de motores BL não funciona!!!! Isso é para motores trifasicos AC[/quote:9418a61a4b]
Marco, recomendo pesquisar antes de responder. Como eu disse, aplicando uma sequencia de pulsos (frequencia) e usando um capacitor para defasar de 90 graus a tensão , aplicado no terceiro fio do motor, criamos um conjugado em um motor brushless "trifasico" e ele gira. Tal metodo é usado no planador Skysurfer, se não me engano da Nine Eagles.
Marco, recomendo pesquisar antes de responder. Como eu disse, aplicando uma sequencia de pulsos (frequencia) e usando um capacitor para defasar de 90 graus a tensão , aplicado no terceiro fio do motor, criamos um conjugado em um motor brushless "trifasico" e ele gira. Tal metodo é usado no planador Skysurfer, se não me engano da Nine Eagles.
- Marco Antonio
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Problema Esc H-king 30A
Ola sou novo nesse hobby de aeromodelismo tb,se alguem puder me ajudar ficarei grato,tenho um radio futaba tj10,tenho uma asa zagi com esc red-brick,sempre funcionou normal,porem esse esc queimou então coloquei um esc H-king de 30A e quando ligo o msm o motor não da nenhum sinal de aceleração,o receptor esta funcional normal quando dou comando no profundor e elevon os msm funcionam normal somente a aceleração do motor não da nada,se alguem passou por essa situação e puder me ajudar ficarei agradecido.
Re: Problema Esc H-king 30A
[quote:cbf39931c2="Willian-MG"]Ola sou novo nesse hobby de aeromodelismo tb,se alguem puder me ajudar ficarei grato,tenho um radio futaba tj10,tenho uma asa zagi com esc red-brick,sempre funcionou normal,porem esse esc queimou então coloquei um esc H-king de 30A e quando ligo o msm o motor não da nenhum sinal de aceleração,o receptor esta funcional normal quando dou comando no profundor e elevon os msm funcionam normal somente a aceleração do motor não da nada,se alguem passou por essa situação e puder me ajudar ficarei agradecido.[/quote:cbf39931c2]
verificou na sequencia de bips sonoros o q pode ser?
verificou na sequencia de bips sonoros o q pode ser?
- LaercioLMB
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[quote:53d1ebd466="lucioneto"]Senhores, tenho um motor ntm 42-48 de 650kv
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19621__NTM_Prop_Drive_Series_42_48_650KV_1295W.html?strSearch=42%2048%20650kv
Estou em dúvida em qual opção selecionar nas opções de número de pólos e PWM.
Alguém pode ajudar?[/quote:53d1ebd466]
12 polos.
PWM terá que ser baixo, pois ele é de 650 kv.
Pelo que sei ele tem 8K e 16K no PWM.
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19621__NTM_Prop_Drive_Series_42_48_650KV_1295W.html?strSearch=42%2048%20650kv
Estou em dúvida em qual opção selecionar nas opções de número de pólos e PWM.
Alguém pode ajudar?[/quote:53d1ebd466]
12 polos.
PWM terá que ser baixo, pois ele é de 650 kv.
Pelo que sei ele tem 8K e 16K no PWM.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Perfeito Laércio...
Nos polos, tenho as seguintes opções no speed:
1º - for 2-4 pole inrunner motors
7º for 6-8 pole motors
15º for 10/14 pole outrunner motors
30º for 10/14 pole high rpm outrunner motors
Suponho que devo optar pela 3a. opção (15º....) por se tratar (suponho) de motor de baixo kv (650). Caso esteja enganado, gostaria de saber, partir de quantos kv seria determinada a 4ª opção (30º... alto kv)??
Aproveitando o ensejo, saberia me dizer o porquê dessa numeração (1º,7º etc...) seria "primeiro" ou "um grau", "décimo quinto" ou "quinze graus"? e porque a segunda opção nao é "2" mas sim "7" e assim sucessivamente??
Quanto ao PWM, o speed tem 8k (low rpm e low pole e 16k (for most outrunner motors).
Neste caso, pelo fato da opção 8k abranger motores com número baixo de pólos, 12 polos nao é um número tão baixo assim... ou estou enganado?
Qual seria então, o divisor entre poucos e muitos pólos?
Peço perdão se, no cume da minha ignorância, eu tenha dito alguma bobagem.
Mais uma vez agradeço pela cortesia e elevada grandeza de espírito daqueles que, com toda sua boa vontade e paciência, despendem de seu valioso tempo para ajudar o próximo, seja num fórum de internet ou na vida real.
Nos polos, tenho as seguintes opções no speed:
1º - for 2-4 pole inrunner motors
7º for 6-8 pole motors
15º for 10/14 pole outrunner motors
30º for 10/14 pole high rpm outrunner motors
Suponho que devo optar pela 3a. opção (15º....) por se tratar (suponho) de motor de baixo kv (650). Caso esteja enganado, gostaria de saber, partir de quantos kv seria determinada a 4ª opção (30º... alto kv)??
Aproveitando o ensejo, saberia me dizer o porquê dessa numeração (1º,7º etc...) seria "primeiro" ou "um grau", "décimo quinto" ou "quinze graus"? e porque a segunda opção nao é "2" mas sim "7" e assim sucessivamente??
Quanto ao PWM, o speed tem 8k (low rpm e low pole e 16k (for most outrunner motors).
Neste caso, pelo fato da opção 8k abranger motores com número baixo de pólos, 12 polos nao é um número tão baixo assim... ou estou enganado?
Qual seria então, o divisor entre poucos e muitos pólos?
Peço perdão se, no cume da minha ignorância, eu tenha dito alguma bobagem.
Mais uma vez agradeço pela cortesia e elevada grandeza de espírito daqueles que, com toda sua boa vontade e paciência, despendem de seu valioso tempo para ajudar o próximo, seja num fórum de internet ou na vida real.
- LaercioLMB
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- Localização: Porto Alegre - RS- 47
A primeira opção de 15°, não importa o kv do motor e sim quantos polos ele tem, lógico que se for um motor de alto kv como um de 4000, é a opção de 30° como diz o manual.
A segunda opção sim é em relação ao kv do motor.
O padrão do ESC é 8 Khz para a maioria dos motores, só não sei informar corretamente se é a partir de 3000 kv ou 3500 kv que é aconselhado mudar o PWM para 16 KHz, mas uma coisa é certa, motores acima de 4000 kv o PWM tem que ser mudado para 16 KHz.
Sei que o Granato é um que poderá te dar detalhadamente isso tudo, pois seu o fizer, posso cometer algum engano e passar informação errada.
Acho que o Alexmag também poderia te dar tal informação mais completa.
A segunda opção sim é em relação ao kv do motor.
O padrão do ESC é 8 Khz para a maioria dos motores, só não sei informar corretamente se é a partir de 3000 kv ou 3500 kv que é aconselhado mudar o PWM para 16 KHz, mas uma coisa é certa, motores acima de 4000 kv o PWM tem que ser mudado para 16 KHz.
Sei que o Granato é um que poderá te dar detalhadamente isso tudo, pois seu o fizer, posso cometer algum engano e passar informação errada.
Acho que o Alexmag também poderia te dar tal informação mais completa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
pregunto como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
boa noite Galera, os modelos elétricos som novos para min ainda, eu estou terminado um planador com motor, e como o lugar e muito limitado para somente colocar a bateria ,receptor, fiação, ESC etc. Fiz uma conexão adicionando uma chave liga-desliga (marca JR original) entre a saída do ESC e canal 1 do receptor (acelerador). teste e funciona na bancada, mais me falaram que es perigoso pela alimentação dos servos (6).
Esta conexão es valida; tenho algum perigo?
Favor me orientem
Agradeço
Guillermo Theolier
Brasilia
Esta conexão es valida; tenho algum perigo?
Favor me orientem
Agradeço
Guillermo Theolier
Brasilia
- LaercioLMB
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Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
É devido ao alto consumo dos servos.
Pode não parecer, mas essas chavinhas não suportam mais de 1,5A e só dois servos já consomem isso se forem os xing ling.
Pense bem, 750 mA cada servo, 3 servos são 750 X 3 = 2250.
Se usar dois servos nos ailerons, serão mais 750 mA, indo para 3000 mA de corrente drenada pela chavinha que dificilmente irá suportar 1,5A, isso sem contar o receptor que também consome, pouco, mas consome.
Se chaves elétricas fossem boas nos elétricos, todos teriam uma.
Dá para colocar uma que suporte essa corrente toda?
Dá, mas são pesadas demais para isso e por esse motivo é que são inviáveis de colocar.
Ahhh, mas nos antigos tinha essa chave?
É, mas nos antigos os servos eram de qualidade de de marca renomada e que em sua maioria não consumiam mais de 400 mA e como era 3 servos sob esforço, daria 1200 mA de corrente drenada máxima e o do acelerador que não fazia quase esforço e que era menos usado em relação aos demais, o consumo ainda era muito baixo. Isso tudo sem mencionar que a chave deles é de boa qualidade, não pode ser comparada a uma chavinha comum tipo H H, por isso são mais caras, não somente pela marca, mas pela capacidade de corrente que elas suportam.
Eram servos que era dimensionados para trabalhar dentro de seus limites e por isso, o consumo era ainda menor, o contrário de hoje que a maioria quer usar servinhos de 9g para não fazer peso no modelo e que se dane o torque exigido para eles moverem os comandos, o que os faz consumirem muitas vezes acima do próprio limite o que faz tantos servinhos de 9g darem problemas.
Pode não parecer, mas essas chavinhas não suportam mais de 1,5A e só dois servos já consomem isso se forem os xing ling.
Pense bem, 750 mA cada servo, 3 servos são 750 X 3 = 2250.
Se usar dois servos nos ailerons, serão mais 750 mA, indo para 3000 mA de corrente drenada pela chavinha que dificilmente irá suportar 1,5A, isso sem contar o receptor que também consome, pouco, mas consome.
Se chaves elétricas fossem boas nos elétricos, todos teriam uma.
Dá para colocar uma que suporte essa corrente toda?
Dá, mas são pesadas demais para isso e por esse motivo é que são inviáveis de colocar.
Ahhh, mas nos antigos tinha essa chave?
É, mas nos antigos os servos eram de qualidade de de marca renomada e que em sua maioria não consumiam mais de 400 mA e como era 3 servos sob esforço, daria 1200 mA de corrente drenada máxima e o do acelerador que não fazia quase esforço e que era menos usado em relação aos demais, o consumo ainda era muito baixo. Isso tudo sem mencionar que a chave deles é de boa qualidade, não pode ser comparada a uma chavinha comum tipo H H, por isso são mais caras, não somente pela marca, mas pela capacidade de corrente que elas suportam.
Eram servos que era dimensionados para trabalhar dentro de seus limites e por isso, o consumo era ainda menor, o contrário de hoje que a maioria quer usar servinhos de 9g para não fazer peso no modelo e que se dane o torque exigido para eles moverem os comandos, o que os faz consumirem muitas vezes acima do próprio limite o que faz tantos servinhos de 9g darem problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Boa noite pessoal, sou completamente leigo com parte elétrica! estou começando a mexer agora com aeromodelo elétrico.
Gostaria de saber se posso ligar esta bateria ( http://www.ebay.com/itm/VOK-Lipo-RC-Bat ... 2749.l2649 ) NESTE RECEPTOR ( http://www.ebay.com/itm/FlySky-FS-iA6-2 ... 2749.l2649 )
O restante da minha eletronica é esta:
http://www.ebay.com/itm/A2212-1400KV-Br ... SwT-FZAtjF
http://www.ebay.com/itm/HW30A-Brushless ... SwJq1ZZfQN
http://www.ebay.com/itm/New-9G-SG90-Mic ... Swuq9ZZcW8
Desde já, obrigado!! Um abraço
Gostaria de saber se posso ligar esta bateria ( http://www.ebay.com/itm/VOK-Lipo-RC-Bat ... 2749.l2649 ) NESTE RECEPTOR ( http://www.ebay.com/itm/FlySky-FS-iA6-2 ... 2749.l2649 )
O restante da minha eletronica é esta:
http://www.ebay.com/itm/A2212-1400KV-Br ... SwT-FZAtjF
http://www.ebay.com/itm/HW30A-Brushless ... SwJq1ZZfQN
http://www.ebay.com/itm/New-9G-SG90-Mic ... Swuq9ZZcW8
Desde já, obrigado!! Um abraço
- LaercioLMB
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Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Direto não é bom, mas o que irá alimentar o receptor é o BEC interno do ESc e não a bateria diretamente, portanto, pode.
Agora, tem que ver se essa bateria atende o que necessita com o motor e hélice escolhido.
Agora, tem que ver se essa bateria atende o que necessita com o motor e hélice escolhido.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Entendi, quer dizer que não devo ligar o fio da bateria direto no receptor? ligo a bateria no esc e o esc no receptor? quanto o restante, já pesquisei e é tudo compatível, obrigado!
- LaercioLMB
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Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Existem receptores hoje que trabalham com tensões até 9V, mas esse pelo que vi, trabalha entre 4V e 6V e uma bateria que você escolheu, trabalha com 7,4V e com carga máxima chega a quase 9V o que estaria bem acima da tensão máxima do receptor.
Você tem que ler mais atentamente as especificações dos equipamentos e teria essa dúvida já sanada antes mesmo dela existir.
Você tem que ler mais atentamente as especificações dos equipamentos e teria essa dúvida já sanada antes mesmo dela existir.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
Lembrando que não é por que o receptor trabalha até 9v que todos seus periféricos também trabalharão... todos os pinos +/- do servo e bateria são ligados em paralelo..
Se o servo também não for feito para trabalhar com a tensão da bateria, vai queimar..
Se o servo também não for feito para trabalhar com a tensão da bateria, vai queimar..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
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