Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Boa tarde colegas,

Me apresentando...Iniciei no aeromodelismo nos anos 80, com os modelinhos a elástico e planadores de mão, posteriormente fui para o U-control.
No início dos anos 90, comprei um Fusca .40 e iniciei no RC. Continuei ativo e voando até acho que 2006, quando passei a me dedicar quase que exclusivamente
ao Nautimodelismo, onde realmente me envolvi pra valer, disputando até campeonatos. Nesse período ainda voava de vez em quando mas não construia mais nada,
o que é minha grande paixão. Recentemente resolvi voltar a ativa e tirar a poeira...Eu tinha uma conta no e-voo antiga (+10 anos) que acabou sendo excluída por inatividade.

Sempre gostei da praticidade do Isopor, fácil de fazer, barato, leve e aguenta tranco, mas nunca consegui reproduzir o acabamento de outros materiais, assim resolvi
fazer um Old-timer que fosse parecido com o Playboy (1940), que eu já havia feito no passado em balsa, mas com Isopor e fibra de vidro pra tentar dar um acabamento como eu prefiro. Gosto muito de moldes negativos, são os melhores mas a ideia é poupar tempo, usando o modelo de Isopor e cobrindo com Fibra de 48 g/m2, sem a necessidade de moldes, pois só vou fazer um destes. Claro que vai ter um trabalho adicional de lixa, mas eu até estou com saudade disso...A ideia inicial partiu daqui:
Awesome.jpg
Awesome.jpg (38.07 KiB) Exibido 13129 vezes

E daqui:
b8bdb8403e32312d594ae4631afb50bf.jpg
b8bdb8403e32312d594ae4631afb50bf.jpg (36.91 KiB) Exibido 13129 vezes


O avião não tem planta, será uma espécie de Scratchbuilt, construído em torno de um "barril" de oito lados de isopor de 17 g/dm3, cortado de uma prancha de 10 mm:
IMG_2109.JPG
IMG_2109.JPG (35.35 KiB) Exibido 13129 vezes

IMG_2110 - Cópia.JPG
IMG_2110 - Cópia.JPG (34.91 KiB) Exibido 13129 vezes

É preciso cortar as pranchas de Isopor neste formato para ficar do mesmo tamanho do lado dos octaedros:
IMG_2145.JPG
IMG_2145.JPG (36.82 KiB) Exibido 43 vezes

Depois é preciso usar um tubo de carbono (ou algo rígido) para servir de referência de alinhamento para a colagem das pranchas:
IMG_2150 - Cópia.JPG
IMG_2150 - Cópia.JPG (36.11 KiB) Exibido 43 vezes


As dimensões e pesos estão em minha agenda! depois edito e coloco tudo aqui!
Editado pela última vez por JeanCS em Ter Ago 15, 2017 3:51 pm, em um total de 2 vezes.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Em seguida é tudo colado, usando cola de Isopor (Acrilex). Cortar Isopor é chato e as vezes resvala e acaba cortando as pranchas errado, é só descartar e fazer outra...
IMG_2168.JPG
IMG_2168.JPG (36.18 KiB) Exibido 43 vezes

O centro todo colado!
IMG_2190.JPG
IMG_2190.JPG (36.78 KiB) Exibido 43 vezes

No fim da colagem temos a fuselagem com seus vincos...
IMG_2233.JPG
IMG_2233.JPG (32.4 KiB) Exibido 43 vezes

Em seguida é feita é aplicada a resina (epoxí) e a fibra, bem cortadinha pra evitar excessos...
IMG_2247.JPG
IMG_2247.JPG (34.91 KiB) Exibido 43 vezes

Depois de seco, falta aparar as pontas e cortar os excessos.
IMG_2250.JPG
IMG_2250.JPG (34.71 KiB) Exibido 43 vezes

Por fim, o resultado é esse:
IMG_2251.JPG
IMG_2251.JPG (36.36 KiB) Exibido 43 vezes


Vou fazer comentários de peso e rigidez brevemente, assim como dimensões, tenho tudo anotado, mas não em mãos agora. Pois essa construção já começou a dois meses e ele está quase pronto, faltando só o acabamento.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por fabriciogf »

Parabéns Jean,essa estrutura que você fez de isopor será o molde pra fibra de vidro?
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Boa noite Fabrício,

Não, até dá pra usar como um plug (modelo) pra um molde, mas um molde bom dá muito trabalho, e como só vou fazer um destes, não vou fazer. A ideia é revestir o Isopor com fibra
para usar um acabamento com tinta, e também reforçar de modo geral, mas sem agregar muito peso. O Isopor posso deixar, já que é P2, muito leve, ou até posso retirar se quiser economizar uns gramas.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por fabriciogf »

Muito bacana, vai usar que motor nele?
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Tenho vários tipos, guardados deste a época em que eu voava. Vai depender dos cálculos de velocidade x sustentação, peso...Mas me lembro que na época comprei vários WOW 2730 de 1200 kv, no RCgroups chamavam ele de " Silver Wonder", é um motor de 20 e poucos gramas, que chega até próximo de 500g de empuxo com um bom pitch. Acho que ele leva de boa, mas vou saber no final mesmo.

Ops! corrigindo o motor é o WoW 2712-12!!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Foi utilizado o P2 por ser bem leve, embora seja bem mais flexível que o P3. Inicialmente apliquei resina na fuselagem que só no Isopor estava pesando 29g descontado o tubo de carbono. A resina fez o peso saltar pra 60g! Achei muito...e olha que apliquei a resina com pincel e bem "apertado", mas a resina embebe no isopor e acaba formando uma crosta de uns 3 mm. Fiz assim, pois se aplicar o tecido de fibra direto no Isopor, depois que seca achei que fica muito fácil de soltar, e resinando previamente ficou muito bom, bem resistente. depois apliquei uma camada de tecido de 48 g/m2, que é bem leve e de malha bem fechada. Assim o peso final acabou em 75g, pois não embebe nada mais. A fuselagem está muito firme, dá até pra jogar beisebol! Por isso não coloquei mais nenhuma camada. Espero que essa camada mais a resina proteja o Isopor de baixo do solvente da tinta PU. Se não resistir vou ter que aplicar mais camadas. Se for preciso muitas camadas posso descartar o Isopor, mas aí provavelmente vai ser preciso incluir algum elemento estrutural no interior, tipo caverna e longarina. Espero que não seja preciso, Vou fazer o teste em um corpo de prova antes.

Neste esboço tem várias informações e ideias gerais sobre o avião:
slowflight2.jpg
slowflight2.jpg (35.58 KiB) Exibido 13007 vezes
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Sobre a asa lí muitas referências sobre o perfil Davis-sm, que é muito sustentador e dócil no stall. Abaixo tem uma breve comparação entre os polares do Clark Y que é muito usado em treinadores e no geral e o Davis-sm, foi feita no site http://airfoiltools.com/compare/index, mas pode ser feita no RCcalc também:
polar.jpg
polar.jpg (31.8 KiB) Exibido 12962 vezes

Dá pra notar (pelo gráfico da esquerda) que gera bem mais sustentação que o Clark Y, principalmente em baixos ângulos de ataque, e começa a gerar sustentação por volta de -5° e passa de 10° gerando bem. Por outro lado dá pra ver (pelo gráfico da esquerda) que ele possui um arrasto bem maior, principalmente acima de 5°. É um perfil Slow sem dúvida! Sustentador e e melhor pra velocidade baixa. Simulei várias velocidades e as curvas mudam pouco.
Inicialmente imaginei um avião de envergadura de 120 cm, mas como resolvi usar fibra, não tinha ideia do peso final, assim pra andar o projeto defini uma carga alar de ~15g/dm2. aumentei a envergadura para 148 cm com a corda de 24, o que deixou o limite de peso em 536g. Posteriormente mudei a ponta da asa, o que retirou por volta de 1 dm2 da asa e aumentou a carga alar em 3 décimos apenas. O problema maior foi cortar os painéis de P2, o perfil é fino e côncavo-convexo, assim ajustei o dimmer do cortador pra ficar menos quente o fio e passei muito devagar. O resultado depois de uma lixadinha é esse:
IMG_2317.JPG
IMG_2317.JPG (37.7 KiB) Exibido 43 vezes
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por LaercioLMB »

Se vai fazer em fibra de vidro, cuide a gramatura da fibra a ser usada, a quantidade de resina entre camadas e cuide muito na hora de laminar a fibra se não, seu peso estimado vai passar muito.
Fibra de vidro só é bem recomendada para modelos acima de 1800 mm de envergadura e os modelos fabricados em fibra de vidro que tem envergadura igual ou pouco inferior a 1500 mm, são laminados com vácuo para que não fique nada de resina que realmente nãos seja necessária e a gramatura da fibra de vidro é bem baixa.
Feito em fibra de vidro é muito bom, mas é uma casquinha de ovo e não é a espessura da fibra que o deixa resistente e sim como é a estrutura do conjunto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

O detalhe da ponta da asa já colada, com cola de isopor:
IMG_2350.JPG
IMG_2350.JPG (31.63 KiB) Exibido 12955 vezes

A asa neste estágio está com 66g, e bastante flexível. Fiquei muito preocupado com o ganho de peso da resina e resolvi usar apenas nos bordos de ataque e fuga (4 e 3 cm, respectivamente). Aproveitei e fiz a curvatura (diedro elíptico) de uma prancha de P0 cortada com gabarito e fixada por fita gomada na asa, pra dar o formato longitudinal e a incidência 2º menor na ponta da asa, enquanto a resina recava. Só a resina nos bordos já deixou a asa bem mais resistente, mas ainda assim precisou das varetas de fibra de 2mm colocadas juntas em cima e em baixo da asa, no ponto de inflexão, coladas com Araldite. Depois de tudo a asa terminou com 90g. Em seguida abrí o espaço para ela na fuselagem. Vou prendê-la com um parafuso de Nylon de 4mm. O ideal seria prender o parafuso mais para perto do bordo de fuga, pra evitar a tendência de soltar a asa em voo, mas devido a incidência dela, reparem que a parte da fuselagem que prende o bordo de fuga ficou com bastante material e reforçada, assim o parafuso vai no bordo de ataque mesmo, e atrás será preso por encaixe. O detalhe:
IMG_2372.JPG
IMG_2372.JPG (35.47 KiB) Exibido 12955 vezes

Detalhe lateral, reparem nos bordos a área com resina, com brilho diferente:
IMG_2375.JPG
IMG_2375.JPG (30.96 KiB) Exibido 12955 vezes

Detalhe de frente e do diedro:
IMG_2377.JPG
IMG_2377.JPG (35.71 KiB) Exibido 12955 vezes
Editado pela última vez por JeanCS em Sex Ago 18, 2017 2:50 pm, em um total de 1 vez.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder