Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Responder
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por Diego Costa »

Obrigado, Douglas Lenz, porém o "mérito" não é meu, é apenas questão de bom senso.

Mas apenas pontuando alguns dos "problemas" citados pelo John:

- 2 Campos de pesquisa: Um é um mecanismo "interno" para pesquisa dentro do proprio fórum, o outro um campo de busca personalizado e mais genérico, que utiliza o proprio Google pra exibir resultados, de modo que a indexação do Google acaba sendo muito melhor. Eu mesmo às vezes não encontro algo que procuro diretamente aqui no fórum, então quando quero um resultado mais direcionado ao fórum, pesquiso por termos acrescentando "e-voo" às palavras-chave. Enfim, não vejo NADA em que atrapalhe ou inviabilize a utilização do fórum.

- Links quebrados: Já cheguei a comentar isso com os administradores. Notei um pequeno "bug" no fórum, mais precisamente no menu lateral esquerdo, onde estão os "Links Uteis", "Artigos" e etc. Por exemplo, ao adentrar diretamente a seção ARTIGOS, o link atual é esse: app.php/page/artigos (talvez link "novo"). O antigo link era esse, e ainda entra da mesma forma: e-voo.com/artigos/ (percebi isso por ter salvo nos favoritos) O que notei também, a principio, é que ao entrar no artigo ASAS pelo link novo (app.php/page/artigo_asas) a calculadora embutida na página não funciona. Porém se for pelo link antigo a calculadora funciona normalmente (artigos/asas/). Alguns casos são mais "graves", por exemplo, entrar na seção "Museu" (app.php/page//museu) ou "Plantas" (app.php/page/plantas) pelo link novo não retorna qualquer resultado, mas se entrar pelos links antigos as plantas aparecem normalmente nas duas seções (e-voo.com/museu/, e-voo.com/plantas/).

- Imagens não aparecendo: Infelizmente, mesmo que tenhamos solicitado aos autores dos tópicos para que corrigissem os links, não é tão fácil, por "N" motivos: Ou os usuarios não participam mais, ou as imagens estão hospedadas em sites que atualmente são pagos e/ou limitados (eu mesmo perdi muitos arquivos que estavam no Photobucket e Imageshack), ou pela insuficiencia de tempo para passar tópico por tópico para corrigi-los. Eu, particularmente, não tenho o hábito de salvar todas as imagens de todos os topicos, aliás, ninguem é obrigado a fazer isso. Então, quando visito um tópico que o problema está apenas na TAG IMG contendo "numeros" (que impedem a tag de funcionar) eu edito o topico removendo os numeros. Porém, quando noto que a imagem já não está mais disponível não há o que fazer, pois apenas o autor poderia fazer upload das imagens para outro servidor e reanexar, pois, como mencionei, ninguem mais (exceto o autor) tem tais imagens salvas para reanexar. Eu, inclusive, perdi um HD com mais de 200Gb de dados, portanto, muitos topicos que eu tinha em outros fóruns foram perdidas, pois o host onde estavam hospedadas bloqueou, e com o problema do HD perdi os arquivos originais, ent~]ao não havia como reanexar.

Enfim, criticas sempre haverão, de uma forma ou outra, como mencionei antes, não dá pra agradar a todos 100% o tempo todo. São "sacrifícios" necessários. Eu mesmo não me sinto no direito de criticar o fórum, pois, tal como o Douglas Lenz, nunca doei sequer 1 centavo para ajudar nos custos de manutenção do servidor, então procuro fazer a minha parte colaborando da melhor da forma que posso.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por LaercioLMB »

Diego, você soube usar bem as palavras, coisa que eu não soube e alguns tiveram uma má interpretação e entenderam tudo errado.
Te apoio 100% em tudo o que você falou.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por Diego Costa »

Laércio, perdão, mas sou obrigado a discordar, pois li seus posts e de forma alguma eu diria que você "não soube usar as palavras", à mim ficou bem claro sua opinião e posicionamento, não vi nenhuma "generalização" (por exemplo) como alguns apontaram em posts anteriores.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado Diego, por um momento pensei estar falando em outro idioma e as pessoas não compreendiam o que eu falava.
Para você ver, se eu falo qualquer coisa sobre a escrita vem um monte de gente criticando que aqui não é fórum de língua portuguesa e escrevem cada coisa que dá pena dessa gente (NÃO TODOS). Se eu não destacar tem gente que não vai entender.
A forma como escrevemos é fundamental para uma boa interpretação e aprendizado, ainda mais em um local onde tudo que se escreve, fica por muitos anos, ao contrário de redes sociais que em pouco tempo tudo se perde e em salas de bate papo que tudo some assim que fechamos a janela.
Mais uma vez obrigado pela sua atenção.
Abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por alexcmag »

John-Henrique escreveu:Participo deste fórum a pouco tempo, mas é evidente que quem administra não é muito atualizado com a tecnologia atual ou como ela e usada.

Temos uma pá de problemas pra resolver (uma busca com 2 campos, centenas de tópicos com imagens não aparecendo, links quebrados do próprio site).

Os poucos usuários que ainda frequentam o fórum ainda são tratados como inimigos, a exemplo temos ali a sessão venda, a pessoa pode ir EM QUALQUER SITE DE VENDA mas resolve dar uma chance pró fórum, daí vão lá e apagam o tópico com uma mensagem "leia as regras"...

Acorda gente, o cara não vai ler regra pra deixar você feliz, vai deixar de usar o fórum como tantos outros fizeram, está parecendo a criança que leva a bola pra quadra, se ninguém jogar nas regras dele, ele vai embora e leva a bola (se não for do meu jeito ninguém brinca).

Removam a sessão venda ou deixem os usuários usarem...


John,

Estou realmente devendo muita coisa no site, mas administrar tempo tem sido difícil. Prometo ir fazendo algumas coisas por vez.

Não é que eu não seja muito atualizado com tecnologia atual, nos últimos tempos administro uma área de TI e desenvolvimento com 20 pessoas, mas há 30 anos trabalho em desenvolvimento de software e ainda faço um pouco disto, justamente quando é algo que precise de mais tecnologia do que meus funcionários estão acostumados a lidar, apesar de que também são coisas antigas com um hype novo, aplicações multimacadas, MVC, processamento de imagens, criptografia, aderência a ISO27001, etc.

O difícil é conciliar isto tudo. A equipe era bem maior no início, o Régis nosso fundador, André Novelli era um grande desenvolvedor e dividia as tarefas comigo, Edgard ajudava bastante na administração, e nossos moderadores cuidavam do resto. Aí o Régis teve filhas e começou a se envolver em outras atividades, como motociclismo, ciclismo, tirou brevê, atualmente está fazendo outra faculdade. André casou e tem se envolvido mais com eletrônica embarcada, marcenaria, manutenção da casa, etc., também não tem tido tempo. Edgard tornou-se cicloativista e é visto permanetemente em roupas de lycra :-)

Eu andei tendo aumento de trabalho nos últimos anos, com a crise começaram demissões e ultimamente tenho acumulado cada vez mais funções no meu trabalho. E mais recentemente resolvi fazer Engenharia Aeroespacial (já tinha feito Eletrônica há algumas décadas), meio como hobby, meio como uma preparação para fazer mestrado e talvez seguir carreira acadêmica.

Minha caçula estava se matando de estudar no médio entre 2014 e 2016 para encarar Fuvest, acabava me tomando tempo à noite para revisar matérias, este ano ela entrou em Bacharelado em Têxtil e Moda na USP, então divido parte do tempo livre entre fazer minhas tarefas da Aeroespacial, ajudá-la em trabalhos do curso dela (basicamente cresci em uma fábrica de roupas) e manter a esposa feliz.

Hoje acabei ficando em casa porque tive uma crise de gastrite à noite, aproveitei para dar uma olhada para ver como as coisas estão.

A seção de venda é um caso à parte.

No início não tinha regra alguma ali, era só usar o bom senso, mas muitas pessoas "não valem a m***a que comem" como diz um amigo meu. Aí alguém oferecia um celular para troca em aeromodelo, fazia sentido, não ligávamos e deixávamos. Alguém resolveu anunciar celular para trocar por dinheiro, barramos, o cara chiou, encheu o saco, etc. Aí alguém resolveu anunciar um carro e aceitar como troca um aeromodelo + 20 mil reais ou algo assim. Outro tentou usar a seção de compra e venda como uma filial do mercado livre. Outro queria aparecer mais que todos os outros e enchia a primeira página inteira com anúncios dele, e postava uma foto por hora para mantê-los na frente nos demais.

Neste ponto tivemos que encher de regras, mas realmente acho que precisa mudar, as últimas vezes que EU anunciei alguma coisa usada minha eu tive problema, uma eu passei batido em alguma regra e um usuário revoltado foi encher o saco do moderador. Outra fui tentar fazer um UP depois de 7 dias e já tinha sumido.

Andei consertando alguns links quebrados no menu esquerdo, tirei um backup do site todo para atualizar o PHPBB e estou procurando alguma saída para acabar com a fila de cadastramentos, que tive que deixar com aprovação manual porque uns bots e espertinhos ficam se cadastrando e postando propaganda de viagra e outras merdas.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por alexcmag »

Outra coisa, estes IMG do inferno eu tento atualizar alguns de tempos em tempos, o problema foi na migração para o PHPBB3 e até hoje ainda estou tentando consertar os pelinhos que sobraram, mas o PHPBB2 estava muito defasado e sofrendo com brechas de segurança.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por CONDOR 2 »

Mata coisa nenhuma.
Esse forun tem coisas do arco da véia.
Desde o início do aeromodelismo á tecnologia atual.
Problemas de estruturas de programação podem serem superadas com dedicação.
Prefiro permanecer do jeito que está e foi.
Não precisamos de mimimi.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por joaoseara »

É por isso que essa b%$**a de forum ta se afundando!! Por conta dos ''donos da verdade'' e não faço rodeios não comigo não tem mimimi dou nome aos bois, Laercio só trata os outros com rispidez e ar de superioridade nas respostas Douglas me perdoe mas só acata o que o Laercio fala e por ai vai... Quem um dia já foi o e-voo que só a topico do compras e vendas tinha 10 paginas hahahah.
''As construções estão só começando!''
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por brunobragantine »

Dizem que a b%$**a desse fórum ta se afundando mas tão aqui rolando na m***a... acompanho o fórum desde 2011 apesar de ter me registrado em 2013, e o que mais desanimou nesse fórum foi tremenda queda da qualidade técnica das coisas aqui postadas... as construções de qualidade sumiram só aparece nego montando uns tareco de isopor (nada contra quem usa o material) que chamam de Piper J3 de Cessna 182 etc... as mesmas perguntas repetidas centenas de vez por preguiçosos que não pesquisam nada, ai quando vem alguém da velha guarda (com todo respeito), e fala umas verdades ficam tudo irritado.
O que vejo é que antigamente os aeros eram muito mais bem acabados, detalhados e bem construídos, hoje se vê cada aberração voando, geração do quebrou faz outro, zero capricho...

Estamos vivendo a geração do quero pronto na hora, o imediato, em que pessoas que respondem os outros com embasamento técnico são vistas como se tivessem se sentindo superior...

O pessoal tem que aprender que a critica é construtiva, elogio não serve pra nada, hoje em dia ninguém mais aceita estar errado e ser corrigido por alguém mais experiente...

edit
ultimamente com a crise por incrível que parece os aeromodelistas de verdade permaneceram e os sortadô de avião sumiram e as construções estão voltando a ter qualidade
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Mata logo o fórum ou muda pra melhorar

Mensagem por LaercioLMB »

Bruno, apoio 100% o que você diz, mas se sou eu quem falo, vem um monte apedrejando, pois não fico de mimimi enchendo linguiça, como a maioria (NÃO TODOS).

Caro João, és livre para me odiar sem nenhum problema, afinal, não se agrada a gregos e troianos ao mesmo tempo.
Não tenho ar de superioridade como você quer enxergar, simplesmente não vou dar nada mastigado a ninguém, ensino o caminho quando eu sei qual o caminho seguir para que o iniciante aprenda algo como eu aprendi. Venho de uma época em que se voava somente em clubes, onde não existia internet e tudo que se perguntava para as panelinhas, ninguém te respondia nada, caminhei por muitas pedras para aprender o que aprendi e continuo aprendendo, pois a tecnologia evolui.
Tento repassar a todos o que sei para compartilhar o que aprendi, mas muitos (NÃO TODOS) não querem aprender, só querem o resultado e que se dane aprender algo, só que só ficamos sabendo disso quando respondemos uma pergunta e o cara fica zangado por não ter lido o elogio que ele espera e sim uma crítica na tentativa de ajudar. quando em um comentário meu eu xinguei alguém com palavras de baixo calão ou disse que o aeromodelo de alguém estava uma porcaria e que não iria voar?
Muitas vezes mandei sim um ou outro procurar, pois é uma forma dele aprender algo e se não quer aprender, por que está no fórum? Para ler elogios somente?
Como o Bruno citou, as construções estão caindo de qualidade cada dia mais e alguns ainda falam em fóruns do exterior, mas veja se lá tem queda de qualidade, pelo contrário, tudo só melhora, só aqui no Brasil é que as coisas estão caindo de qualidade até mesmo na forma de comunicação.
Se é eu quem falo tudo o que o Bruno falou, vem um monte de gente me criticando, que sou dono da verdade, mas veja que é um usuário praticamente novo aqui no fórum e que também trilhou o caminho das pedras para aprender algo.
O que mais posso te dizer, já que tens a ideia formada de que eu trato os outros com rispidez e o Douglas só expõe o que ele pensa e eu já fui criticado por ele e nem por isso o vejo com maus olhos.
Só para você ter uma ideia, logo no início que o Douglas lia meus comentários sobre depron estrutural, ele duvidou que isso fosse confiável e me pediu para vir aqui em casa ver meus modelos e eu prontamente o recebi aqui, uma por que eu não tinha nada a provar a ninguém e outra, que era um novo amigo do hobby querendo saber algo mais e ele viu o quão confiável é uma estrutura feita com depron.
É coisa minha isso? Não, é coisa de um francês lá na Europa, coisa de primeiro mundo e eu aprendi lá e tento repassar aqui, só que muitos não querem aprender e eu não posso obrigar ninguém a aprender nada, mas se perguntam, algo querem saber.
Se me veem como o vilão da história, sinto muito, mas eu jamais vou dar nada mastigado a ninguém. É como diz aquela velha frase;"-Eu ensino a pescar, mas nunca darei o peixe pronto."
Se você entendeu, beleza, mas se não entendeu, nada posso fazer.
Abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder