MontagemDia 01Kit aberto e percebemos que a Alzrc é bem generosa com os extras no kit, mesmo sendo "apenas" um modelo esporte.
O que é incluído como extras? Várias abraçadeiras, chaves hexagonais, uma Philips pequena, lubrificante para os eixos e uma garrafinha de trava roscas 242 (azul).
A primeira caixa aberta foi a do frame (obvio); testei os rolamentos com uma chave allen (não recomendo/isso foi besteira na época); A forma correta de testar um rolamento é com o mindinho girando ele; se sentir "areia" dentro, pode trocar. No meu caso eles estavam OK:
Aqui eu soldei logo os conectores do motor e do ESC (lembrando que não uso esse ESC, substituí por um Hobbywing Platinum/mostro mais a frente):
Dia 02Comecei a desmontar o motor e bem, percebe-se que tem mais arruelas do que consta no manual.
Dilema? seis ou duas arruelas? eis a questão...
Dia 03Com seis arruelas o cabeçote binda (trava) um pouco, com duas, o movimento é preciso e o movimento dos pegas pás não trava.
Então, desmontado tudo, tirei quatro das seis arruelas, lubrifiquei conforme manual os eixos e rolamentos abertos, trava roscas nos parafusos e montado o cabeçote:
Aqui o cabeçote "meio" montado:
Continuando...
Passado trava roscas em quase todos os parafusos do frame principal, instalada a engrenagem principal/engrenagem de cauda; instalado o motor e feito o "mesh" correto do motor/engrenagem com uma folha de caderno:
Ainda no dia 3, montado os servos do cíclico e escolhido a posição da kbar; Percebi que nesse kit, a melhor posição é a da segunda foto, assim é possível acesso ao slot USB e pinos para instalar o modulo bluetooth:
Dia 04Realizada a solda do XT60 macho ao ESC e soldado o sensor de telemetria da lipo:
Realizada montagem do trem de pouso e instalado o ESC:
Organizado os cabos dos servos e enrolados com fita elétrica, realizada passagem dos cabos e afixados com abraçadeiras ao frame.
Receptor ficou em cima do prato do gyro, realizada as conexões kbar/receptor/servos (saliento que estou usando SBUS, o que diminui o ninho de rato de cabos):
Ligado na lipo e pimba! nada fumaçou! Realizado logo então o processo de bind ao Taranis:
Dia 05Organizado os cabos dentro do frame. Ainda um ninho de ratos, mas agora um ninho organizado:
Inserido e afixado o tubo de cauda, montante do servo de cauda, guias da linkagem e linkagem (a linkagem e guia da linkagem foram atualizados, essas não serviram, atualizado pra fibra de carbono posteriormente mais a frente).
Segui as instruções do manual a respeito do espaçamento das guias de linkagem:
Faltando duas porcas M2 pra afixar o servo de cauda, sem problemas, tenho extras.
Day 06Instalado o servo de cauda no montante do servo de cauda:
Quando eu estava desmontando a caixa de engrenagens de cauda, os parafusos já tinham trava roscas (era do vermelho e advinha? cuspiram....Tive que usar minha dremel de guerra pra cortar os parafusos para permitir que eu retirasse eles com uma chave de fenda:
Lembrando que quando passar a correia, atentar que se o cabeçote do heli gira em sentido horário, a cauda deve girar anti horário...
A tensão da correia não pode ser muito apertada, nem muito frouxa, precisa ser um meio termo:
Instalado também os braces da cauda:
Mexendo com os ball links e braços dos servos: Essa informação não constava no manual da Alzrc, então recorri ao manual da Align. Os espaços indicados são 12.5mm para os servos de cíclico e 7.5mm pra cauda. Abaixo os buracos que usei nos braços dos servos:
Carregada a lipo e testada a resistência da lipo. Parece razoável e aceitável (quanto mais próximo de 0 melhor):
Enquanto a lipo carregava, decidi balancear......bem, não precisam de balanceamento as pás
.
Plugada a lipo e no software do kbar, fiz o trim até os braços ficarem nos 90° na aba de trims (unidades FBL vc não faz trim no rádio). Afixado os braços dos servos (não esquecer do trava roscas já que os servos são engrenagem metal) e realizado o nivelamento da bailarina com o nivelador e software do kbar (mais uma vez, esse processo é feito no software da fbl)
Já que os braços e bailarinas estão nivelados, realizada a montagem final do cabeçote:
Quase no final do dia 06, falta só montar as pás e fazer o setup do bixo:
Nota final do dia 06 As a final day 06....Minha kbar tem a função governador
Dia 07Instalado as pás principais e de cauda.....agora só falta o setup: