Acelerador em canal auxiliar ?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por alexcmag »

Se você voa mais tranquilo e não precisa corrigir o acelerador o tempo todo, um jeito melhor do que colocar em um potenciômetro é aumentar a pressão na chapa que dá resistência ao movimento dele. Ele fica mais firme mas continua com fácil acesso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por Jacimar »

John-Henrique escreveu:Era isso que comentei antes... Só que da forma que falei você tem a opção de sair/entrar do throttle hold mudando a posição da chave auxiliar.


Bom dia prezados ! John, eu estou ativando o thottle hold pela chave auxiliar mesmo como você disse, não voei ainda para testar e meu único receio é a limitação de 50%, será que consigo "copiar" outro valor para o throttle hold ? talvez o próprio acelerador ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por Jacimar »

alexcmag escreveu:Se você voa mais tranquilo e não precisa corrigir o acelerador o tempo todo, um jeito melhor do que colocar em um potenciômetro é aumentar a pressão na chapa que dá resistência ao movimento dele. Ele fica mais firme mas continua com fácil acesso.



Alex, obrigado pela atenção ! vou abrir o rádio e dar uma avaliada . . .
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por John-Henrique »

Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! John, eu estou ativando o thottle hold pela chave auxiliar mesmo como você disse, não voei ainda para testar e meu único receio é a limitação de 50%, será que consigo "copiar" outro valor para o throttle hold ? talvez o próprio acelerador ?

Não sei que aeromodelo tu usa pra FPV, mas normalmente o pessoal usa moto planadores, mas de qualquer forma com excessão de aeromodelos para voo rápido e manobras, todos os que tive voavam com menos de 50% de aceleração...

Vá voar e veja qual o nível de aceleração que você precisa para manter em vôo e use este nível no throttle hold, Você pode configurar o valor que quiser.

Obs: lembre-se de remover a hélice para fazer testes da configuração.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por Jacimar »

Eu uso um treinador - por enquanto - que lembra um Telemaster com 1 metro de envergadura e 18 cm de corda, está meio pesado com 700 gramas, vou testar e depois comento . . . abraço à todos . . .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! fiz o teste a algumas semanas e não ficou bom, os 50% na realidade são apenas 25% de motor e não foi suficiente, mas estou usando com 0% e funciona como chave de segurança, pelo menos uma funcionalidade muito útil ! continuo treinando para não mexer no acelerador por engano, obrigado à todos pela atenção ! forte abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por LaercioLMB »

Jacimar, alguns tem problemas com coordenação motora nas mãos e tem que treinar isso para dominar os controles do rádio. O problema de muitos é que vieram de joysticks que funcionam bem diferente de um rádio controle e mesmo tendo alavancas de controle um joystick é bem diferente de um rádio controle.
Treine seus dedos e domine o rádio que nunca terá problema de acionar acelerador por engano. Enquanto ficar na defensiva usando alternativas para se sentir seguro, sempre terá o risco de cometer o erro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Opa colega, boa noite.
Eu penso completamente diferente;
Se a tecnologia está aí, porque não utilizar?
Imagina pilotar um helicóptero sem um sistema de compensação da cauda (gyro). Vc teria que mandar comando no pedal o tempo todo. A probabilidade de falha seria altíssima.
Para o seu problema de acelerar/desacelerar e acabar dando comando no leme ou vice versa pode ser amenizado e completamente solucionado configurando uma deadband próximo ao centro do curso nos canais de throttle e/ou rudder.
Isso pode ser feito na controladora ou no rádio. Existem diversas formas de fazer: com curvas de 4 pontos ou mais; com uma função especial se seu rádio suportar, ou como já falei com uma função específica na controladora (beta flight e clearflight confirmo que possuem essa função.)

Acabei vendendo meu taranis pra pegar uma versão nova do taranis; mas segue uma foto como ficaria (a da esquerda com deadband, a da direita com curso normal):

Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Acelerador em canal auxiliar ?

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! Laércio, tenho treinado em casa e estou melhorando ! pego o radio e os óculos, sento na cadeira de camping e fico simulando os movimentos . . .
Warlikeofchaos, obrigado pela sugestão ! vou avaliar, forte abraço à todos.
Responder