Morane Saulnier H de fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por LaercioLMB »

Enquanto não colar não terá nenhuma resistência à torção, mas depois de colado é o mesmo que pegar um tubo quadrado e tentar torcer ele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

LaercioLMB escreveu:Enquanto não colar não terá nenhuma resistência à torção, mas depois de colado é o mesmo que pegar um tubo quadrado e tentar torcer ele.

Eu também espero que fique legal, principalmente pelo fato de laminar na prensa, mas confesso que ficou bem fino. Se fosse só vidro laminado comum acho que não ficaria bom. Sei que se fosse laminado de carbono ficaria ótimo, pois já testei em outro projeto. Os reforços de carbono melhoraram muito as placas de vidro, então na teoria, se ficar fraco seria só aumentar a quantidade desse material. O problema é que o carbono possui o inimigo numero 1 da propagação: a condutividade. Daí o sinal além de atenuar, sofre desvanecimento e principalmente despolarização. Definitivamente não é uma boa usar ele indiscriminadamente...
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Retirei mais duas faces, a de cima e a de baixo. Agora falta limpar qualquer resto de desmoldante e usinar as bordas e contorno e reforçar com o carbono. O peso ficou até maior que o das faces laterais, 57g, a despeito de parecerem menores, mas é pura impressão. Olha só:
IMG_2965.jpg
IMG_2965.jpg (37.63 KiB) Exibido 10441 vezes

Mudei de idéia em relação ao picadeiro de colagem, que agora será feito com um tubo de carbono bem rígido e Placas de P3. Mais ou menos assim:
IMG_2966.jpg
IMG_2966.jpg (37.65 KiB) Exibido 10441 vezes

IMG_2967.jpg
IMG_2967.jpg (36.79 KiB) Exibido 10441 vezes

A colagem das faces da fuselagem será feita da forma que aprendi com o amigo Paulo Stier de Curitiba. Eu colava de forma tradicional, usando um molde, e em algumas áreas usando um flange interno. Isso dava muuuuito trabalho. E do jeito dele, você pode fazer a colagem só usando fita crepe!! Bom já que o cara é multi campeão brasileiro, sulamericano e mundial em classes disputadas de veleiros, sem contar os seus lindos aeromodelos giant, com vários motores a jato, o cara sabe mesmo o que fala. Vou documentar em detalhes. Isso pode parecer besteira, mas quem trabalha com composites sabe como é chato alinhar tudo e fazer uma colagem decente.
Só por curiosidade empilhei as faces em torno do "picadeiro" pra ter uma ideia de como vai ficar:
IMG_2968.jpg
IMG_2968.jpg (37.94 KiB) Exibido 10441 vezes

IMG_2969.jpg
IMG_2969.jpg (33.47 KiB) Exibido 10441 vezes

IMG_2970.jpg
IMG_2970.jpg (35.55 KiB) Exibido 10441 vezes

Caraca que caixotão...depois posto dimensões.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Para juntar as partes, primeiro é preciso desbastar (escariar) as bordas das faces da fuselagem. O objetivo é criar apoio para a colagem, pois no processo, vc passa a microretífica nas bordas e expõe a fibra novamente e cria microssulcos por onde a "cola" pode se prender. A ferramenta ideal pra isso é essa da foto abaixo. Que possui folhas de lixa bem grossa, que vão retirando a resina e expondo o tecido novamente.
V1.jpg
V1.jpg (37.54 KiB) Exibido 10310 vezes

Isso é feito com uma largura de 1 cm aproximadamente, e não é preciso passar muito. Eu coloco em velocidade baixa e dou apenas uma passada não muito rápida, e já é o bastante. deste jeito, pela parte interna da face:
V2.jpg
V2.jpg (36.17 KiB) Exibido 10310 vezes

Depois colei as faces laterais da fuselagem no "picadeiro" usando alguns pontos de cola quente, que depois é fácil de soltar. Tudo bem alinhado e sem torção em torno do eixo, depois de colado não dá pra ajeitar. Fica assim:
V3.jpg
V3.jpg (37.72 KiB) Exibido 10310 vezes

Em seguida, coloquei a face de baixo da fuselagem sobre as outras duas laterais já fixadas. Ela não fixa em nada! É presa apenas por fita crepe bem forte e sob pressão. Junta-se as bordas das placas, bem certinho, cabeça com cabeça e tira uns 5 cm de fita e aperta as faces e passa a fita, faz de um lado e faz do outro, até acabar. Por isso os pedaços de fita assim, transversais, pq se fosse disposto no comprimento não daria pra apertar nada. É importante apertar, pra manter a geometria enquanto seca e também pra resina não escorrer, e pra manter as bordas unidas.
V4.jpg
V4.jpg (36.97 KiB) Exibido 10310 vezes

Em seguida se prepara a resina Epóxi de alta resistência e baixa aceleração (amarela), faz- se um picado de 1cm de fibra de carbono. O carbono não pesa nada e é difícil quantificar as duas partes, em geral vou adicionando carbono na resina até que vire uma papa grossa e não dê mais pra ver nenhum vestígio de resina, fica algo seco, mas é assim mesmo. A resina em sí não é um colante legal, pois pode soltar e trincar. O que segura tudo é o carbono picado. Depois de seco fica duro pra caramba...
V5.jpg
V5.jpg (35.23 KiB) Exibido 10310 vezes

Em seguida espalhe com um pincel a "cola" sobre os cantos das faces que estão juntos. A cola não escorre, então pode passar nos dois lados simultaneamente sem esperar curar de um lado pra passar no outro. Não precisa muito! Pra ter uma idéia, nessa colagem gastei 10g para os dois lados.
V6.jpg
V6.jpg (35.2 KiB) Exibido 10310 vezes

Agora é esperar secar tudo...3 longos dias...T+
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Agora coloquei a face superior da fuselagem, da mesma forma:
V7.jpg
V7.jpg (37.36 KiB) Exibido 10223 vezes

Em seguida, colei em vários pontos a face, pra ela fixar ao conjunto e para poder tirar o picadeiro, pra facilitar a colagem total. Deu pra colar quase tudo, apenas no meio faltou um pedaço, pois não conseguí aplicar devido ao pincel curto. Vou procurar um longo ou fixar o pincel em algo depois pra terminar. Ficou assim, já curado:
V8.jpg
V8.jpg (36.85 KiB) Exibido 10223 vezes

Sobrou muito espaço interno! Nossa...Dá pra dividir e fazer 3 quartos, uma sala e cozinha, e ainda tem espaço pra dependência...Olha só:
V9.jpg
V9.jpg (37.39 KiB) Exibido 10223 vezes

Está pesando atualmente 309g, nada mau pra esse tamanho todo. Confesso, que errei um pouco no dimensionamento da quantidade de material, pois a resistência está muito alta. O carbono funciona como treliças. Dá pra fazer com metade da espessura da fibra de vidro. Não precisa mesmo de nada de reforço internamente. O problema de dimensionar algo que você nunca fez e não tem referência é este: se fizer muito frágil, joga tudo fora! Então se acaba pecando pelo excesso...Mas esse esquema realmente funcionou no peso, que achei bem leve pra esse tamanho. Mas pode ser feito com a metade do material que ficará forte também, pois de carbono deve ter uns 20g apenas.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Bom eu realmente não havia fechado as dimensões do Morane, pois não sabia se esse esquema de fibra na prensa e carbono ia dar certo! Agora que já tenho resultados, dá pra dizer isso aqui:
moraneH1.jpg
moraneH1.jpg (27.4 KiB) Exibido 10222 vezes

Nesse esboço, dá pra ter uma idéia geral do que pretendo, vou tentar manter parecido com o original, deixando os cabos de sustentação da asa e vou trabalhar na cabine. Esse cowl é bem chato de fazer, cheio de reentrâncias. Vou procurar hélices e rodas pra esse projeto, Assim como tubos de carbono nas bitolas do trem de pouso, com reforços de aço internamente nas áreas de maior esforço e junções. Para a asa a idéia é:
moraneH2.jpg
moraneH2.jpg (35.21 KiB) Exibido 10222 vezes

Não sei do que vão ser feitos os planos de sustentação e controle, de balsa entelada ficaria mais escala, sem dúvida. Mas prefiro fazer em material não orgânico, pela questão da durabilidade. Como diz o Trump, todas as opções estão sobre a mesa! Kkkk.
A eletrônica vou ver no final, mas de antemão deve ser um 4S de uns 250 Watts, pra levar esse garotão com segurança. Vou definir o resto quando chegar a hora.
Uma coisa que me preocupa nesses modelos antigos, é a dificuldade de arrumar o CG, pois fica um momento muito pequeno na frente. Assim cada grama atrás do CG, necessita de várias na frente pra compensar.
Por enquanto é isso! T+
Editado pela última vez por JeanCS em Sex Dez 08, 2017 11:53 am, em um total de 1 vez.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, a envergadura é entre 5x a 7 x a corda e o seu está em 4,9 x a corda o que lhe dará uma baixa carga alar, mas 5° de diedro é muita coisa, ficará com 10° total e terá baixa eficiência nos ailerons.
Faça o diedro com no máximo 3° de cada lado, mas o ideal é 2.5° a não ser que você não vá usar ailerons.

Outro detalhe, precisa inclinação para baixo sim no motor, pois o momento de nariz desse modelo é muito curto, pois pelo padrão deveria ser a medida da corda da asa medido do bordo de ataque até a hélice, mas terá menos que isso e tem sim que inclinar o motor para baixo pelo menos 4°.
Fiz um Fokker E III e precisei inclinar o motor para baixo 5° para eliminar o efeito de levantar o nariz quando eu acelerava.
O Fokker E III é bem semelhante a esse seu modelo.

Use cabinhos de aço de pesca para fazer os stays das asas. Usei no meu e ficou muito show


S6300862.JPG
S6300862.JPG (35.08 KiB) Exibido 10220 vezes


S6300860.JPG
S6300860.JPG (34.73 KiB) Exibido 10220 vezes


S6300865.JPG
S6300865.JPG (32.77 KiB) Exibido 10220 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

LaercioLMB escreveu:Olha, a envergadura é entre 5x a 7 x a corda e o seu está em 4,9 x a corda o que lhe dará uma baixa carga alar, mas 5° de diedro é muita coisa, ficará com 10° total e terá baixa eficiência nos ailerons.
Faça o diedro com no máximo 3° de cada lado, mas o ideal é 2.5° a não ser que você não vá usar ailerons.

Bem lembrado, mas não vou usar ailerons, vou tentar seguir a planta original, que me foi muito bem referênciada! Ela é pra glow e tem muita estabilidade. Planta semi-escala e escala pra modelo voador pra mim é algo sagrado e não se mexe. Modelos escala quando voam bem com poucas modificações, é por que o projetista é muito safo! Assim não vou meter a mão no trabalho dos outros, que sabem o por quê de tal coisa. A probabilidade de dar m____da é muito alta. Já tô mexendo até muito nos materiais que vão ser usados.
Suspeito que o projetista usou esse valor, pelo fato de ser um asa média com muito volume acima da asa. O que significa que tem muito peso acima do CG. A gente sabe que em um asa alta o peso da fuselagem ajuda a trazer o conjunto pra posição inicial, juntamente com o diedro. Quanto mais peso acima da linha da asa menos o diedro é ajudado pelo peso da fuselagem. Sem ajuda, aumenta o diedro. Repare que ele usou um baita leme e profundor, maiores do que usualmente se usa,e na planta o curso deles é de 15°, pouco, pros padrões atuais. Suspeito do motivo.
No outro modelo que é projeto meu e asa alta usei 3,5 e sem ailerons e tá tão estável e lento que enjoa. Mas é completamente diferente. Vou confiar em quem me indicou a planta, que nunca me decepcionou em 30 anos.
LaercioLMB escreveu:Outro detalhe, precisa inclinação para baixo sim no motor, pois o momento de nariz desse modelo é muito curto, pois pelo padrão deveria ser a medida da corda da asa medido do bordo de ataque até a hélice, mas terá menos que isso e tem sim que inclinar o motor para baixo pelo menos 4°.

Isso ficou meio em aberto ainda Laércio. O projeto mesmo não tem. No seu E.III tenho a impressão de que a asa está mais alta que o avião original:
E2.jpg
E2.jpg (26.82 KiB) Exibido 10205 vezes

Neste a asa é mais central, o que a gente sabe que normalmente precisa menos disso. Qualquer coisa jogo o bico do motor pra baixo...
LaercioLMB escreveu:O Fokker E III é bem semelhante a esse seu modelo.

Sim! o Morane foi revolucionário pra época e bateu muitos recordes e influenciou o projeto aéreo na época. O E.III é um modelo baseado nele, conforme está documentado até no wikipedia. Não dá pra negar, embora a célula em sí foi bem modificada, mais resistente e com o revolucionário sincronizador de tiro. O E.III ficou mais famoso, devido à superioridade aérea que conquistou no início da guerra, principalmente em cima dos ingleses, que o apelidaram de flagelo Fokker. Os ingleses demoraram pra lançar bons aviões. Tanto que um outro avião baseado no Morane, o Nieuport 11, reconquistou o domínio em seguida. Que foi retomado no ano seguinte com o Albatross D.II (Na minha lista!). Depois o pau comeu quando os ingleses entraram pra valer com os PUP´s, Scouts e Camel´s e os franceses com os modelos novos de Nieuport e SPAD, este na minha singela opinião o melhor da guerra, junto com o excelente Fokker DVII.
Teu E.III está ótimo, parabéns. Você documentou a construção aqui?
LaercioLMB escreveu:Use cabinhos de aço de pesca para fazer os stays das asas. Usei no meu e ficou muito show

Ótima idéia, e se não me engano esses cabinhos vem com uma proteção de Nylon externa, que evita a ferrugem, não é desse? já usei no passado.
Editado pela última vez por JeanCS em Sex Dez 08, 2017 10:59 pm, em um total de 1 vez.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por JeanCS »

Gostei especialmente da metranca e das rodas, como fez elas?
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagem por LaercioLMB »

A metralhadora esculpi na balsa e as rodas eu as fiz em balsa e os pneus com anéis o-rings de 3 polegadas.

S6300400.JPG
S6300400.JPG (33.1 KiB) Exibido 10184 vezes


S6300402.JPG
S6300402.JPG (34.52 KiB) Exibido 10184 vezes


S6300403.JPG
S6300403.JPG (28.06 KiB) Exibido 10184 vezes


Colei a balsa em camadas para o sentido das fibras ficarem transversais e garantir assim boa resistência das rodas. Com a madeira na furadeira, usei uma lixadeira angular para ir arredondando a madeira até ficar no diâmetro exato que eu queria e afunilei a madeira a ponto de dar o efeito do ar recoberto com calota e fiz uma canaleta na roda para o anel o-ring encaixar e para evitar que ele soltasse no pouso, colei com bonder

Sobre as asas, o motivo foi que usei o perfil Clark y e não o undercamber original e de fato, as asas estão um pouco acima do original.
O primeiro que fiz segui à risca a planta do original só mudando a escala para 1:8 e só tive problemas, pois a densidade do ar eu não tenho como mudar e isso afeta o voo embora muitos acreditem que não ou sequer saibam que isso existe.
Sobre os cabinho de aço, eles são sim revestidos com nylon para proteger o aço da maresia, o que mantém os cabos sempre com aspecto de novo e lindos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder