BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por LaercioLMB »

Realmente a eletrônica é a parte mais complicada em escolher em um aeromodelo elétrico, ainda mais em um desse tamanho, onde começa a questão peso ser muito importante.
Se esse modelo pronto para o voo tiver 450 g e o motor fornecer um empuxo de 400 g está mais que ótimo. Só tem que ver se o kv do motor e o passo da hélice irá gerar a velocidade que ele precisa para voar.
O empuxo só tem que ser superior ao arrasto do aeromodelo e não ao peso dele a não ser nos asa média onde se faz a manobra tork & roll para deixar ele pendurado e depois sair em voo.
Aeromodelo com hélice atrás será bem complicado fazer tork & roll, por tanto não precisa ter empuxo maior que o peso final dele.
Quanto mais empuxo um motor é capaz de gerar, maior potência ele tem e com isso, maior o consumo e maior o peso e mais potente terá que ser a bateria com maior capacidade para suportar e com isso, bem mais pesada.
Ahhh, mas eu vou usar uma bateria de 60C.
Grande coisa.
Se o consumo do seu modelo for de 30A, não adianta usar uma bateria de 1000 mA 60C, pois terá pouquíssimo tempo de voo, embora ela suporte a drenagem de corrente do sistema.
Consumo 30A/h.
Capacidade de armazenamento de energia da bateria 1000 mA ou 1A.
Isso significa que com uma drenagem de 1000 mA ela irá se descarregar em uma hora, mas com uma drenagem de 30000 mA, ela irá descarregar em 0,033 h que convertido em tempo, te dará 1 minuto e 58 segundos.
Poderá chegar a 3 minutos se conseguir usar um bom tempo de voo a meio motor.
Por tanto, não se iluda com o "C" da bateria, isso é um baita pega ratão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Pardal007
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 8:10 pm
Localização: Santo André, Sao paulo

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por Pardal007 »

LEGAL .... O AERO VAI FICA COM MAIS DE 800 GRAMAS POR ENQUANTO..PELO PESO QUE ESTOU VENDO AQUI....OBRIGADO PELA DICA.....TO REFORÇANDO BEM ELE...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Reforços só dão peso no modelo e não ajudam em nada.
Quanto maior a massa (peso), mais é a força de impacto e maior será a aceleração na queda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por FernandoArt »

LaercioLMB escreveu:Aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Reforços só dão peso no modelo e não ajudam em nada.
Quanto maior a massa (peso), mais é a força de impacto e maior será a aceleração na queda.


Cada um pensa de uma maneira diferente. Reforço, principalmente em asa faz toda diferença. Pelo menos pra mim até então. Basta escolher o MOTOR e os dedos darem conta do recado... Eu gosto de Aero reforçado e com asa o quanto mais firme, melhor... Esse jato laminei todinho com fibra. O que sobrou em peso compensou na aerodinâmica. flutter nem pensar. Sendo assim, cair se torna um mero detalhe... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=LRLBCe-HEro
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: BOBCAT ELETRICO 1M ENVERGADURA

Mensagem por FernandoArt »

Pardal007 escreveu:Esta acabando...

parabéns cara... lindo o teu bobcat... eu fiz um e laminei com resina epoxi e tecido 110gr... ficou mais leve que entelar com vinil e ficou firme pakas...
https://www.youtube.com/watch?v=y0HZ83WoPQY&t=15s
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por LaercioLMB »

FernandoArt escreveu:
Cada um pensa de uma maneira diferente. Reforço, principalmente em asa faz toda diferença. Pelo menos pra mim até então. Basta escolher o MOTOR e os dedos darem conta do recado... Eu gosto de Aero reforçado e com asa o quanto mais firme, melhor... Esse jato laminei todinho com fibra. O que sobrou em peso compensou na aerodinâmica. flutter nem pensar. Sendo assim, cair se torna um mero detalhe... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



Não é a forma de como cada um pensa.
Há reforços e há reforços.
Existem os reforços obrigatórios em uma estrutura para que tudo resista bem ao propósito no qual foi feito e há os reforços que estão ali só para agregar peso.
O que os reforços extras nos prejudicam?
Quanto maior for o peso além do ideal, mais potência se necessita do motor para ele atingir a velocidade em que as asas gerem sustentação superior a massa (peso) do aeromodelo poder sair do chão e com isso, maior capacidade de carga da bateria para poder manter um bom tempo de voo e com isso, mais peso.
Cada um pensa de um jeito, uns por achismos e outros por física pura.
Se ocorre um flutter é por que o projeto foi mal dimensionado para a velocidade em que ele irá trabalhar e3 com a estrutura ideal o flutter não ocorrerá e o peso extra também não existirá.
Cair, todo aeromodelo hora ou outra vai cair, isso é indiscutível, pois até os melhores pilotos de aeromodelos já derrubaram grandes modelos por puro erro de dedo, mas querer criar um aeromodelo que caia e não quebre é pensar pequeno, pois não está preocupado em realmente aprender a pilotar e sim só jogar aviãozinho pra cima e que se dane o resto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por FernandoArt »

COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por FernandoArt »

FernandoArt escreveu:COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por LaercioLMB »

Fiz um aeromodelo sem nada de reforços extras e tão pouco é blindado e já caiu algumas vezes e não quebrou.
Reforço onde precisa na estrutura e nada mais.
As asas são em depron com nervuras e longarinas e nem por isso ficou frágil.
Não é reforço que torna um aeromodelo bom e sim como ele é construído.
Você é livre para fazer o seu do jeito que desejar, mas poderia ter melhor proveito de voo se trocasse peso de reforço por peso de bateria de maior capacidade.
Mas...
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA

Mensagem por Wesley_Sniper »

FernandoArt escreveu:
FernandoArt escreveu:COMO FALEI, CADA UM PENSA DE UM JEITO.
EU PARTICULARMENTE PENSO EM FAZER VOAR... VELOCIDADE... RASOS... JOGAR PRA CIMA E FAZER BARULHO... PRA MIM TEM QUE ASSUBIÁ... SENÃO NÃO VEJO GRAÇA...
QUANDO VEJO QUE VAI FICAR PESO EXTRA POR CONTA DE REFORÇO OU ENTELAGEM, COLOCO MOTOR MAIOR E PAU NA MÁQUINA, SEM DÓ. ESSE NEGÓCIO DE AERO MUITO DELICADO NÃO É PRA MIM NÃO...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Somos dois....

Quem gosta de voar não quer saber de calcular peso de parafuso...

Não quero dizer que tudo deve ser feito "nas coxas", até tenho modelos que necessitem de um pouco mais de atenção, mas esses eu não vôo todos finais de semana.
Creio que o você deve ter tido experiências semelhantes com as minhas, montar um modelo cheio de frescuras e na hora do vôo, você lenhar (por dedo) ou as características não agradarem tanto como esperado.

Um exemplo:
Uma vez fui em um evento para modelos elétricos no estacionamento do estádio do Corinthians, tinha um cara com duas funjet Multiplex, uma coberta com fibra e outra sem... agora me responda qual voava com 8s?!
Obviamente a coberta com fibra... O negócio era um míssil.
Posso garantir que ele simplesmente não comprou uma funjet e um metro de fibra sem saber oque estava fazendo.

Experiência neste hobby vale mais do que blá blá blá...
:D
Responder