Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por sabbadin »

Pergunta:

Não sei se a regra de Aeros funciona igual aqui!

Bi-pá 5030
Tri- pá: Qual seria?
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

sabbadin escreveu:Pergunta:

Não sei se a regra de Aeros funciona igual aqui!

Bi-pá 5030
Tri- pá: Qual seria?


kkkkk não aki não usa essa regra nao, seria tripa 5030 mesmo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, a regra de bipá para tripá não importa onde será usado, o motivo disso é colocar uma hélice que não force o motor além da conta, nada mais. Não significa que terá o mesmo desempenho, pelo contrário, o desempenho pode cair ao invés de aumentar.
Quanto mais pás, mais força o motor terá que fazer para girar e é nisso que se baseia a regra de conversão de bipá para tripá ou quadripá, colocar uma hélice que não force o motor além da conta.
Se quer usar hélice tripá, terá que calcular o desempenho dela e ver se atingirá o que você precisa e então escolher um motor que suporte essa hélice com o desempenho que você precisa e não o contrário, escolher um motor e depois fazer conversão de bipá para tripá para escolher a hélice.

AQUI ou em qualquer outro lugar a regra é a mesma e vale para tudo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por ricardovasc »

Minha indicação:

Frame: Pode ser qualquer um da Realacc que você gostei, porém cuidado com os que tem pouco espaço já que as vezes pedem componentes integrados para ocupar menos espaço
Motores: Racerstar BR2205 2300KV
Hélices: Kingkong tripá 5040 a caixa com 10 pares sai bem barata
ESC: Racerstar 20A ou 30A com firmware BLHeli
FC: Omnibus F3 ou F4
PDB: Matek ou Diatone com saídas de 12v e de 5v
Câmera: HS1177 qualquer versão
VTX: DYS MI200 ou Eachine TX526
Antena: DYS de polarização circular (escolher o conector de acordo com o do VTX)
RX: algum micro que seja compatível com seu rádio e que tenha protocolo PPM ou serial (SBUS ou satélite da Spektrum)

Os itens de deixei em aberto é pra você o que melhor caber no seu orçamento.

Não vá pra um setup que em no máximo 3 meses já já querer trocar pq não lhe atende.

Se quiser mesmo um voo mais tranquilo pode optar por um frame de 250mm e hélices bipá de 6 polegadas (6040).
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Meu setup:
Realacc genius (skitzo clone): frame bem enxuto, com braços removíveis (trocáveis) não tive problemas em empilhar minha eletrônica nele;
4in1 30A racerstar ESC com dshot: podem tacar pedra a vontade falando que se eu perder um esc, eu perco todos, mas prefiro o CG no centro do drone do que espalhado nos braços (ajuda na hora dos flips e rolls), nos micros eu já usei ambos setups: 4in1 e os 4 separados, prefiro os 4in1 porque além do CG, a quantidade de cabos é menor e não preciso de um PDB;
4x 2600kv 2205 motor: eu poderia ir de 2300kv, mas prefiro 2600kv, pois estou usando 3s 1300mah lipos (bem mais baratas que as 4s), então jogo o kv pra cima pra ter uma melhor resposta dos motores ao troco de ter uma menor autonomia; com as hélices 5045 minha amperagem não passa dos 25A;
Hélices: 5045 ou 5042 tripá, as 5045 consomem mais que as 5042, mas elas tem uma resposta melhor além do empuxo de 1900g cada motor o que dá aproximadamente uma proporção de 3:1 por motor (se vc for competir, claro que vai querer um ratio maior); mais uma vez vão tacar pedra falando que tripá é ineficiente que a bipá, que eu estou maluco..já testei bipa, tripá, quadpá e pentapá...o "sweet spot" entre autonomia e resposta na minha humilde opinião são as tripá;
Controladora: kakute f3 racing; aqui prefiro gastar um pouquinho mais e ter uma controladora confiável, do que uma controladora porca (eachine, estou olhando pra vc) que me dê flips of death sem motivos aparentes; f3 não tem OSD, mas não é problema nenhum, vc pode soldar um em uma das uarts (recomendo o micro minim OSD, que é compatível com o MWosd);
Bateria: 1300mah 3s 95C; porque raios estou usando 95C? São 4 motores, que produzem quase 25A cada em WOT, ou seja: quase 100A (1300mAhx95C=123A); a limpo de 95C me dá 123A; margem suficiente para os motores e FPV; o mercado de lipo 4s está saturado, elas absurdamente caras tanto aqui quanto lá fora.
Transmissor de vídeo eu particularmente gosto um que tenha os furos pra ser empilhavel na stack: esc/controladora que seja chaveavel e que já tenha o noise filter/pull down embutido, assim eu posso ligar direto na lipo;
Camera eu uso qualquer modelo que seja CCD (cmos é basta, fuja) e que caiba no frame, eu tenho uma certa queda pelas foxeer hs1177;
Antena eu uso uma pagoda (melhor que as 3 clover na minha opinião): a pagoda foi uma sacada de mestre e o cara que inventou deixou o projeto open.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Japaparadoxx »

Amigo vou lhe dizer algumas coisas que adiquiri por experiência.
Antes de sair montando o que os outros falam na sua orelha, veja bem qual é o objetivo do seu multirotor e o seu tipo de finalidade.
Se você quer um modelo para corrida e manobras, já pode ir esquecendo autonomia. Os dois não andam juntos. Agora se quiser um modelo para filmagens e melhor estabilidade os frames pequenos já não te servem.
Outro detalhe é se vai querer um modelo que comporte uma controladora com gps e função rth.
Depois que vc estiver decidido ao tipo de voo e modelo que quer. Só então comece a se aprofundar no assunto do quad escolhido e pesquisar a eletrônica.


Sobre os mini quads, tenho um 250mm no 3s e um 210mm no 4s, na minha opinião, no começo é pura adrenalina, porém depois de algumas baterias torna-se enjoativo. Mas é questão de gosto.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

sabbadin escreveu:
Alexandre Neto escreveu:
Ola só nao vou dizer que é ruim, mas é um setup bem antigo e ultrapassado,
o frame robocat é muito pesado isso interfere diretamente no tempo de voo.
Motores 1806 sao fracos mas se for pra um voo lento servem
Naze 32 esta bem ultrapassada mas funciona, se quiser fazer RTH vai precisar de uma REV10 com gps (mas nao recomendo, o intuito dos mini quads é voar baixo e perto em torno de 600m)
Esc 12A simonk tambem nao recomendo, prefira blheli
Helices estao boas pra esse setup.

em resumo esse setup serve pra comecar, mas assim que pegar gosto pelos minis e vai rsrsrs, logo vai querer trocar.



OK você venceu Alexandre ! :-)

Vamos montar um mini top!

Qual a Marca dos itens do setup que me passou?

-frame 210 mm - Pode ser esse tal de RealAcc???
-motor 2205 2300kv - Que marca???
-Esc 20a blheli - Emax - OK!
-controladora spracingf3 - Algum modelo específico?
-helices 5045

Gostaria du usar baterias de 3S 2200 (Que tenho aos montes), por isso tinha optado pelos outros motores mais mansos!
Esses 2205 tem cara de gastões!

Lembrando que o rádio é um DX18 e o receptor será um Orange ou Spektrum mesmo full range


Não vamos partir de um top, vamos no custo e beneficio pra comecar, algo que nao te encomode porem que nao te faca gastar muito pra comecar.
Frame pode ser esse mesmo que disse
motor 2205, um de boa qualidade sao os emax, se quiser um mais barato tem os racerstar
esc eu aconselho blheli da racerstar, excelente qualidade
controladora pode ser a spracing f3 boa pra comecar
helices 5045 dalprop

pode usar as suas baterias 2200 mah o unico problema é que os minis "puxam" muita corrente, entao se usar bateria 2200 com baixa descarga vai matar a bateria rapidinho, para esses minis, o minimo aconselhavel é 65C de descarga. Basicamente é isso.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por Alexandre Neto »

LaercioLMB escreveu:Cara, a regra de bipá para tripá não importa onde será usado, o motivo disso é colocar uma hélice que não force o motor além da conta, nada mais. Não significa que terá o mesmo desempenho, pelo contrário, o desempenho pode cair ao invés de aumentar.
Quanto mais pás, mais força o motor terá que fazer para girar e é nisso que se baseia a regra de conversão de bipá para tripá ou quadripá, colocar uma hélice que não force o motor além da conta.
Se quer usar hélice tripá, terá que calcular o desempenho dela e ver se atingirá o que você precisa e então escolher um motor que suporte essa hélice com o desempenho que você precisa e não o contrário, escolher um motor e depois fazer conversão de bipá para tripá para escolher a hélice.

AQUI ou em qualquer outro lugar a regra é a mesma e vale para tudo.



Sim e não Laercio,
no caso especifico estamos falando de mini quads racer, em que a relacao peso x empuxo é absurda, podendo chegar em casos extremos de 6kg de empuxo para um peso de 800g, nos minis oq determina o diametro da helice é o tamanho do frame pois sempre o motor sera superdimensionado, por isso nos sites de fora os frames sao vendidos em polegadas 3", 4", 5", 6", não sendo o tamanho do frame e sim o tamanho da helice usada, claro que o numero de pas altera o voo e cada motor reage diferente ao numero de pás,e ao passo, mas essa regra usada em avioes em que se diminui uma polegada no diametro quando se aplica uma pá a mais nao se aplica em racers. Basicamente oq se usa e não sou eu que to falando, num mesmo quad pode se usar bipá, tripá, quadripá inclusive com o mesmo passo, alterando a caracteristica de voo que se procura no momento. Claro que eu nao posso colocar uma helice 5051 tripa num motor 1806 pois ele é fraco, mas eu posso usar uma bipa ou tripa 5030 nesse motor alterando a caracteristica de voo e autonomia. Claro que cada caso é um caso, e devemos respeitar os limites de cada setup, mas quando falamos de miniquads de corrida sim se altera o numero de pas para alterar a caracteristica de voo, um piloto pode usar bipa em uma pista que seja mais veloz, e alterar para tripa do mesmo diametro e passo numa pista mais travada para obter mais empuxo em baixa rotacao.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por LaercioLMB »

Alexandre, a regra é para não forçar o motor e não importa onde será usado.
Se um motor suporta uma hélice máxima de 12x6, colocar uma tripá 12x6 ele não vai aguentar, vai queimar entendeu?
Essa tabela não serve para desempenho em nenhum lugar, só serve para não extrapolar os limites de um motor.
Agora se esse motor que suporta no máximo uma hélice 12X6 e você está usando uma 10X5, colocar uma tripá 10X5 não vai afetar o motor.
A maioria entende totalmente errado essa tabelinha de conversão de hélice que só tem a ver em evitar de queimar um motor, nada mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Qual Frame? Qual Controladora? Qual motor? Por onde começo?

Mensagem por flyunix »

Tambem sou aeromodelista a um bom tempo, e agora estou entrando no "mundo" dos multirotores.
Acho que seja uma tendencia meio natural, que a tecnologia possa se aplicar..e se se aplica ne'..nos aeromodelos & cia. Comprei um F110 S, nao sei se conhecem bem, da Radiolink, depois um radio AT9S, tbm da Radiolink, muito bom, grande experiencia inicial c multirotores.
Continuando na "onda" acabei por baixar um manual do controlador de voo "Flight Controller" Naze 32. Acredito que possa ser o " coracao" pra se comecar a tentar contruir um multirotor por "conta propria". Mas ja na introducao la do manual , eles em "programacao" da placa e tudo, e isso ja me assustou..! Como fazer para quem nunca viu isso antes e tal? Sera que podem dizer por onde comecar, ou aonde mais ter por onde aprender...?
Responder