Motoplanador Ximango escala 25%

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Hoje retirei a metade da fuselagem do gabarito e continuei o chapeamento com tiras de compensado.
Usei um nível laser para verificar se o alinhamento do eixo longitudinal está correto e me parece que está bom.
Ainda serão gastas muitas horas para terminar de fechar toda a fuselagem, mas já dá para ver a dimensão que vai ficar. Estou empolgado com o resultado!

20180106_205204.jpg
20180106_205204.jpg (37.62 KiB) Exibido 30646 vezes

20180106_205147.jpg
20180106_205147.jpg (38.06 KiB) Exibido 30646 vezes

20180106_192617.jpg
20180106_192617.jpg (30.55 KiB) Exibido 30645 vezes
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por hermesed »

charles_pereira escreveu:
hermesed escreveu:Saudações!!!
Esta estrutura em MDF não vai deixa-lo pesado demais???


Olá Hermes!

O peso aqui não importa, pois esse é o positivo que vai servir para fazer o molde em fibra de vidro!

Abraço!


Ops!!!
Agora entendi.
Desculpe minha falta de atenção. Vou acompanhar seu projeto!!!
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por brunobragantine »

Charles não teria sido mais fácil preencher todo o plug com espuma expansiva, lixado até o formato das cavernas e laminado uma camada de fibra por cima da espuma? digo isso pois estou construindo um plug de um Embraer Ipanema 202 também 25% dessa maneira e me pareceu mais pratico... Nesse método ai vai ficar muito bom também mas parece ao meu ver bem mais trabalhoso... Espero não estar falando bobeira kkk

Acompanhando tudo, vai ser meu manual já que é a primeira vez que faço algo desse tipo.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

brunobragantine escreveu:Charles não teria sido mais fácil preencher todo o plug com espuma expansiva, lixado até o formato das cavernas e laminado uma camada de fibra por cima da espuma? digo isso pois estou construindo um plug de um Embraer Ipanema 202 também 25% dessa maneira e me pareceu mais pratico... Nesse método ai vai ficar muito bom também mas parece ao meu ver bem mais trabalhoso... Espero não estar falando bobeira kkk

Acompanhando tudo, vai ser meu manual já que é a primeira vez que faço algo desse tipo.


Olá Bruno!

Eu pensei em fazer só com a espuma, mas devido ao tamanho, achei melhor reforçar bem com madeira antes. O próximo passo vai ser injetar a espuma. Ela vai servir de apoio para as ripas de madeira já coladas e vai preencher os espaços.

Acho que usando somente a espuma revestida com fibra, correria um grande risco de entortar o modelo e rachar a pintura. Assim bem reforçado com madeira, eu acabei gastando uns dois dias a mais de trabalho, mas estou mais tranquilho em poder lixar mais forte e sabendo que não vai ficar entortando!

Obrigado por acompanhar!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por brunobragantine »

charles_pereira escreveu:
brunobragantine escreveu:Charles não teria sido mais fácil preencher todo o plug com espuma expansiva, lixado até o formato das cavernas e laminado uma camada de fibra por cima da espuma? digo isso pois estou construindo um plug de um Embraer Ipanema 202 também 25% dessa maneira e me pareceu mais pratico... Nesse método ai vai ficar muito bom também mas parece ao meu ver bem mais trabalhoso... Espero não estar falando bobeira kkk

Acompanhando tudo, vai ser meu manual já que é a primeira vez que faço algo desse tipo.


Olá Bruno!

Eu pensei em fazer só com a espuma, mas devido ao tamanho, achei melhor reforçar bem com madeira antes. O próximo passo vai ser injetar a espuma. Ela vai servir de apoio para as ripas de madeira já coladas e vai preencher os espaços.

Acho que usando somente a espuma revestida com fibra, correria um grande risco de entortar o modelo e rachar a pintura. Assim bem reforçado com madeira, eu acabei gastando uns dois dias a mais de trabalho, mas estou mais tranquilho em poder lixar mais forte e sabendo que não vai ficar entortando!

Obrigado por acompanhar!


Entendi, vou me precaver e reforçar com mais umas camadas de fibra no meu plug então pra evitar empenamentos...
Tu já deve ter experiencia mas toma cuidado a o injetar a espuma ai dentro do plug, ela acaba empurrando o chapeamento, talvez seja o tipo de espuma que usei que causou isso ou minha inexperiência com esse tipo de material, mas acabei tendo que refazer umas peças kkk
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Demorou um pouquinho, mas fiz o primeiro vídeo da construção.

Nesse vídeo mostro o porque da escolha desse modelo e o início da construção.

Espero que curtam!

https://youtu.be/3eRfeSd8jAg
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por SH4RK0 »

Parabéns Charles, também estou voltando ao Hobby e também para minha segunda casa onde tudo começou E-voo. Forte abraço e estarei acompanhando.
Thiago Aragão
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

SH4RK0 escreveu:Parabéns Charles, também estou voltando ao Hobby e também para minha segunda casa onde tudo começou E-voo. Forte abraço e estarei acompanhando.


Muito obrigado Thiago!

Segue o novo vídeo da construção, onde mostro o chapeamento do plug da fuselagem!

https://youtu.be/1UgfSwb5_WY

Obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Segue o novo vídeo da construção.

Nele, mostro em detalhes como estou fazendo o enchimento do plug da fuselagem para fazer o molde.

Estou usando madeira, espuma e massa!

Confiram!

https://youtu.be/xH927dScau0
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por Rafael Ritter »

Caaaaaara, tu tá na ativa então?????? Caramba, tua última construção que acompanhei foi a do Hughes XF-11 hehehehe, cara, como o tempo passa. Um forte abraço!
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Responder