Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
gac
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jul 11, 2012 11:55 pm
Localização: Armação dos Búzios Rj

Mensagem por gac »

Oi amiga sou novo aqui mas tenho uma duvida meu motor queimou e to afim de errolar mas não consegi indetificar os fios (bruslhess 430 xl 9 polos 6 imãs )me parece que era 5 fios 29ou 28 pode ser ?
Vamos as duvidas , a direção para bubinar seria orario ou anti orario ?
se puderem gostaria de ter um diagrama pra esse motor por que ate agora so achei de motores com 12 ou 24 polos não sei se e amesma coisa tembem se tiver uma modificação prara so um fio agradeço.Asduvidas são do inicio ao fim preciso de tudo,desdeja agradeço.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Amigo, como eu também tenho um motor turnigy D2836/8 1100kv, gostaria de saber qual fio seria ideal para ele e quantas voltas poderia colocar em cada estrator, e se eu posso fazer esse esquema DELTA ou ESTRELA para reenrrolar.
Grande Abraço e espero resposta...
Leonardom
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Mai 03, 2015 9:39 pm
Localização: Brasil

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por Leonardom »

ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por LaercioLMB »

Leonardom escreveu:ola amigos, tenho um motor 2836/8 queimado, e retirei os fios dele e nem contei quantas voltas tinha, gostaria de saber se vcs sabem quantas voltas vai nele original
eu gostaria de deixar ele um pouco mais forte, pq eu uso em um modelo acrobatico, obg



O 8 do 2836/8 significa quantas voltas de fio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
eduardo baungartner
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 18, 2015 9:10 pm
Localização: rio claro

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por eduardo baungartner »

2836
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por LaercioLMB »

eduardo baungartner escreveu:2836



AAAAUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Não entendi nada e nem consegui adivinhar o que você quer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
eduardo baungartner
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jul 18, 2015 9:10 pm
Localização: rio claro

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por eduardo baungartner »

Queria o esquema do turningy 2836 ou emax 2836 para rebobinar ele e 1200 mais poderia ser almentado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por LaercioLMB »

Aumentado e não almentado.
É a mesma coisa que enrolar o 2822 1200 que tem no tópico e lá o Granato explica tudo de como fazer o enrolamento, de como calcular o kv do motor, está tudo no tópico de enrolamento do 2822.
Outro detalhe, Turnigy 2836 é bem diferente de um EMAX 2836, pois cada fábrica usa esses códigos de forma diferente e o EMAX 2836 é muito maior que o Turnigy 2836.

Está tudo aqui, não deveria ter procurado o link para você, pois está me parecendo que você não procura, só espera pelas respostas.

viewtopic.php?f=8&t=24707
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por SH4RK0 »

Amigos, como posso fazer o calculo de um motor no drivecalc sendo que não tenho as especificações do motor?

Estou com um outunner e gostaria de reenrolar.

20180204_151148.jpg
20180204_151148.jpg (23.11 KiB) Exibido 21218 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Calculando o enrolamento de motores com o DriveCalc

Mensagem por LaercioLMB »

Coloque as medidas do núcleo da bobina no drivecalc, medindo exatamente a largura onde a bobina será enrolada, a altura e o comprimento dela, o drivecalc faz o resto, bastando você colocar a bitola do fio e ir alterando o número de voltas e ele vai te dando a corrente máxima suportada.
Note que se usar mais de um fio por bobina ele vai suportar mais corrente.
Exemplo, se você escolhe um fio mais grosso que caiba ali e possa dar 12 voltas, vamos supor que a corrente suportada pelo motor seja de 28A, mas se colocar 4 fios mais finos de modo a se equipararem ao fio mais grosso, ele poderá ir para 36A com o mesmo número de voltas.
Não compensa enrolar esse tipo de motor com apenas um fio em cada bobina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder