Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
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Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por Gabriel Velloso »

Foi isso que aconteceu. Tenho um emax 2822 a uns 5 anos. Ficou, desses 5 anos, uns 2 guardado na gaveta e dos outros 3, voava em um slow flyer, quase a 10% de acelerador. Hoje fui testar ele e algo de ruim aconteceu. Com 3 minutos de carga plena, começou sair fumaça do motor, sendo que esc e bateria ainda estavam gelados. Tenho certeza que era hélice 9x5, pois só tenho elas em casa. Dos enrolamentos, somente 3 estão com aparência mais torrada, sendo que nenhum deles está em curto com a carcaça e nenhuma das fases está com baixa impedância. O esc está normal, tocava ate hoje um d2826/10 sem problemas.

O que pode ter ocorrido?
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LaercioLMB
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por LaercioLMB »

1° - Pode ter rompido fios de uma das bobinas, já que os fios do motor não são fios normais, são fios rígidos esmaltados cobertos com uma capa de silicone que faz os fios parecerem um cabinho normal e por ter rompido alguns fios, uma ou mais bobinas trabalharam acima do limite, vindo a torrar. Cada bobina desses motores é enrolada com vários fios e se tentar funcionar o motor com a metade desses fios que normalmente são uns 5 a 8 fios, a bobina afetada irá trabalhar com sobre carga e irá queimar.
2° - quando o aeromodelo cai, pode entrar areia dentro do motor e ao girar o motor com mão para tirar a sujeira de dentro dele, pode danificar o esmalte dos fios, fazendo-os entrarem em curto e uma ou mais bobinas trabalharem sobre carregadas e queimarem.
Os fios que ligam o motor ao ESC não podem sere manuseados como se fossem fios comuns, pois não são, devemos ter cuidado ao manusear esses fios que não foram feitos para ficar ligando e desligando o motor do esc o tempo todo e ao guardar um motor brushless, não pode ficar dentro de uma gaveta no meio de mais coisas sendo jogado de um lado ao outro toda a vez que mexemos nessa gaveta, pois isso danifica os fios dentro das capas e danificará o funcionamento do motor.
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por Gabriel Velloso »

Acredito não ser fio esmaltado rompido, pois como disse, a resistência das bobinas estão normais, todas iguais. Uma coisa que me veio agora na cabeça é que talvez os ímãs já estejam meio fracos, fazendo com que mais corrente seja necessária para saturar o campo dos enrolamentos. Meio que de um tempo pra cá, esse slow flyer que citei, veio reduzindo o tempo de voo. Era cerca de 40 minutos até encher o saco, e ainda sobrava bateria para voar um cessna 182 por um tempinho. No final da vida do finado slow flyer, não chegava a 25 minutos de voo e o controle já começava tocar os alarmes da telemetria. Vou tentar pegar um daqueles medidores de corrente, tensão e potência com alguém na pista para ver como anda a corrente do motorzinho. Depois posto os resultados.
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LaercioLMB
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por LaercioLMB »

Qual a impedância lida em cada bobina?
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por Gabriel Velloso »

Algo próximo de 0.9 ohm, entre as 3 fases, isso descontando a resistência que o multimetro adiciona em serie, de acordo com o manual.
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por LaercioLMB »

Qual a escala do multímetro que está sendo usada? 2K, 20K, 200K, 2000K? Acho que você deve estar usando 2K para ter essa leitura. Dessolde os conectores, limpe a solda dos fios e veja se não sai nenhum dos fios de dentro da capa, pois tem tudo para ter fio rompido.

Detalhe muito importante, qual marca da hélice está usando. É de plástico ou madeira?
Ser somente 9X5 não significa muito, pois uma hélice APC 9x5 exige muito mais do motor do que uma GWS9X5 e ambas tem o mesmo diâmetro e passo. Hélice madeira então, exige muito mais que as de plástico pois não deforma.
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por JeanCS »

Gabriel Velloso escreveu:Foi isso que aconteceu. Tenho um emax 2822 a uns 5 anos. Ficou, desses 5 anos, uns 2 guardado na gaveta e dos outros 3, voava em um slow flyer, quase a 10% de acelerador. Hoje fui testar ele e algo de ruim aconteceu. Com 3 minutos de carga plena, começou sair fumaça do motor, sendo que esc e bateria ainda estavam gelados. Tenho certeza que era hélice 9x5, pois só tenho elas em casa. Dos enrolamentos, somente 3 estão com aparência mais torrada, sendo que nenhum deles está em curto com a carcaça e nenhuma das fases está com baixa impedância. O esc está normal, tocava ate hoje um d2826/10 sem problemas.

O que pode ter ocorrido?


Amigo, se saiu fumaça provavelmente o verniz queimou. E as bobinas provavelmente precisam ser trocadas, enrolei vários motores de cd-rom e re-enrolei alguns brushless e não tem muita coisa para fazer fumaça assim a não ser o verniz mesmo. Um detalhe é que essa medida que você está fazendo não é a impedância, que é a soma da componente resistiva com a reatância dessa bobina, que varia conforme a frequência de alimentação. É apenas a resistência do fio.
Se você mediu com um excelente Multímetro (Fluke...) pode ter alguma informação útil. Mas se usou desses baratos...0.9 Ohm pode estar abaixo da precisão dele. Uma boa forma de avaliar é baixar uma tabela de resistência por comprimento do fio AWG e estimar o quanto deveria dar. Melhor trocar tudo! Afinal você mesmo disse que está torrado!!
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LaercioLMB
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por LaercioLMB »

Tudo o que o Jean falou está correto, se escureceu o verniz já era e não tem o que fazer a não ser reenrolar o motor ou comprar um novo. Sobre o uso do multímetro, ele também está correto, ainda mais se forem desses baratinhos que ajudam, mas de precisão não tem nada.
O que pode ter ocorrido é justamente o que te falei, algum(ns) fio(s) de uma das fases deve ter rompido e isso sobrecarregou uma fase ou duas e fez com que os fios esquentassem além do normal. Isso acontece com muita facilidade e você nem imagina, pois como falei antes, são fios rígidos esmaltados que tem dentro dessas capinhas de silicone, não são cabinhos comuns e por isso que não se deve ficar dobrando esses fios para tudo quanto é lado. Se fossem cabinhos, não ficariam levantados como ficam esses em que se você dobrar em um L eles ficam na posição que você dobrou, pois são fios esmaltados rígidos e quebram se a gente ficar dobrando de um lado ao outro o tempo todo, se não ficarem bem fixados no aeromodelo e ficarem vibrando em voo e por aí vai.
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por Gabriel Velloso »

Sim, errei ao falar impedância no inicio, mesmo sendo tecnico em eletronica, acontece. Uso um multimetro bom, seguindo as equações de erro do manual. Resolvi largar esse motor de mão, além de estar muito sem força, está cortando um esc de 18A, logo deve estar consumundo um absurdo. Quanto a hélice, é de nylon, não faço ideia de marca, so sei que é com 5mm no furo, sem adaptadores. É daquela reta, só está escrito ep9050.
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LaercioLMB
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Re: Emax 2822 + Hélice 9x5e = fumaça ???

Mensagem por LaercioLMB »

Gabriel, vendo a sua assinatura, encontrei esse vídeo na internet.

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