Bateria equivalência

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
rick737
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 09, 2011 11:00 am
Localização: S. Paulo
Contato:

Bateria equivalência

Mensagem por rick737 »

Olá todos,

depois de voar motor a explosão desde 1970 estou acabando meu primeiro avião elétrico. Li bastante sobe baterias mas ainda tenho uma dúvida: uso um motor d3548/4 max. 50A, comprei duas Lipo 2200mA 25C , o que segundo li 2.2A x 25= 55A ( teoricamente) , minha pergunta é:Eu poderia usar uma bateria de 5000mA 15C que pelo cálculo me daria 75A ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Bateria equivalência

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezado ! pode sim, tenho um motor desses e nunca consegui fazê-lo funcionar bem com as hélices indicadas, parece que as especificações são um pouco inflacionadas, aquece muito . . . abraço.
rick737
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 09, 2011 11:00 am
Localização: S. Paulo
Contato:

Re: Bateria equivalência

Mensagem por rick737 »

Jacimar escreveu:Boa tarde prezado ! pode sim, tenho um motor desses e nunca consegui fazê-lo funcionar bem com as hélices indicadas, parece que as especificações são um pouco inflacionadas, aquece muito . . . abraço.

Eu converti um calmato em elétrico e como faltavam 100G no narizeu coloquei um dissipador de calor de alumínio.
Anexos
1a.jpg
1a.jpg (28.3 KiB) Exibido 5570 vezes
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Bateria equivalência

Mensagem por Jacimar »

Qual hélice pretende usar ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria equivalência

Mensagem por LaercioLMB »

Detalhe, o motor tem que estar inclinado 2° para baixo e 2° para a direita, isso olhando o modelo de trás para a frente. Se não fizer isso, terá tendência de rolar e levantar o nariz quando acelerar em voo e de correr para o lado esquerdo da pista quando for decolar.
Até mesmo os aviões reais tem motor inclinado, alguns mais que isso até.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
rick737
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 09, 2011 11:00 am
Localização: S. Paulo
Contato:

Re: Bateria equivalência

Mensagem por rick737 »

Jacimar escreveu:Qual hélice pretende usar ?


Como nunca voei elétrico ainda estou na dúvida se 11x7 ou 12x6, Você tem uma dica?
rick737
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 09, 2011 11:00 am
Localização: S. Paulo
Contato:

Re: Bateria equivalência

Mensagem por rick737 »

LaercioLMB escreveu:Detalhe, o motor tem que estar inclinado 2° para baixo e 2° para a direita, isso olhando o modelo de trás para a frente. Se não fizer isso, terá tendência de rolar e levantar o nariz quando acelerar em voo e de correr para o lado esquerdo da pista quando for decolar.
Até mesmo os aviões reais tem motor inclinado, alguns mais que isso até.

Olá Laércio, vou seguir sua dica, quando e voava com motor explosão o motor fica inclinado apenas para baixo.
Novamente, obrigado pela dica.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria equivalência

Mensagem por LaercioLMB »

A inclinação para baixo é para evitar do nariz subir em acelerações e a inclinação para o lado é para eliminar o efeito do torque do motor sobre a fuselagem, que tende a fazer o aeromodelo ir para a esquerda na pista quando aceleramos para decolar.
Sobre o dissipador se está lá como lastro, deixe-o lá, mas motor elétrico não pode aquecer muito e se isso ocorrer, algo errado há na configuração.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Bateria equivalência

Mensagem por Jacimar »

rick737 escreveu:
Jacimar escreveu:Qual hélice pretende usar ?


Como nunca voei elétrico ainda estou na dúvida se 11x7 ou 12x6, Você tem uma dica?



Bom dia prezados ! usei a 12x6 mas esquentava muito após 6 minutos de voo, hoje uso justamente a 11x7 ! ficou muito bom e econômico . . . isso com 3s . . . abraço.
Responder