RPM Dle 20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

RPM Dle 20cc

Mensagem por zocra »

Estou como meu primeiro motor a gasolina maior, antigamente usava o evo 10cc, então resolvi montar um super sports de 1.80 e coloquei um DLE 20cc, me surgiu uma duvida qto a RPM na lenta e na alta, olhei no manual e não achei informação nenhuma, estou operando na baixa ente 2000 e 2200 e na alta na faixa de 8600, para quem já tem experiencia está boa esta rotação? estou usando a mistura em 30:1, com hélice 16x6 o motor rodou 1l no chão durante o amaciamento e agora já rodei 1l voando. As agulhas estão na posição de fábrica e a montagem do tanque está em cima do CG. O que acham desta rotação? está dentro do limite ou muito alta ou baixa o aero está voando muito bem, sobrando muito motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, motor dois tempos não tem lenta igual um quatro tempos, embora muita gente tente isso e depois reclama que o motor apaga em voo, morre ao acelerar e por aí vai.
Se o modelo fica parado na pista sem se deslocar com o motor na lenta, está ótima, pois essa é a lenta que todo o motor dois tempos deve ter, o suficiente para o modelo não andar na pista sozinho com o motor na lenta. Lenta muito baixa em motor dois tempos traz muitos problemas em passagens de baixa para a alta, em retomadas de aceleração e por aí vai.
Somente motores quatro tempos é que podem ter lenta toc toc toc toc toc.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por zocra »

mais e na questão sobre minha duvida se o rpm que eu medi está dentro do esperado pelo motor? operando em uma faixa segura? não quero que rode acima pra prejudicar a vida útil do motor
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por LaercioLMB »

Um rpm entre 1500 e 1800 está bom. A vida útil do motor não se dá pela lenta mais elevada e sim pela lubrificação quando está baixa e pela lenta muito baixa que faz a parte de baixo bater. Motor dois tempos é de alto giro, o contrário de motores quatro tempos que tem um rpm final bem inferior ao rpm final de um dois tempos.
a lenta de quatro tempos pode ficar em 900 a 1000 rpm, já um dois tempos isso é muito baixo tendo que ficar no mínimo em 1500 rpm, o que já está no limite do mínimo ideal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por zocra »

eu falei da vida útil coo um todo, não somente pela lenta, pois se mesmo na alta ele tiver um RPM acima pelo do q foi projetado irá prejudicar a vida útil do motor, esta é a minha duvida se pelo que mostra o meu tacômetro a rpm da lenta e alta estão operando corretamente, pois como falei é meu primeiro motor 20cc
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por LaercioLMB »

https://www.dle-engines.com/dleg0020.html

Fala claramente no rpm de 9000 e se o seu está com 8600, está abaixo disso ainda, não atingindo a potência total de 2,5 HP a 9000 rpm.
Como eu te falei do rpm entre 1500 e 1800, ali fala claramente também que o mínimo dele é 1750 rpm ou seja, lenta inferior a isso não é bom para esse motor e sendo assim, lenta em 2000 rpm está ótima.

Está tudo no manual do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por zocra »

Obrigado era isso q eu estava procurando uma reposta bem objetiva thanks!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por LaercioLMB »

Detalhe importante que está no manual.

Technical Data:
Ignition Battery: 4.8-6.0V NiCd or NiMH, 6.6V LiFe or 7.4V LiPo pack (Voltage regulator required with LiPo or LiFe pack.)

Mas muitos querem ignorar isso e usar diretamente baterias acima das tensões máximas "alegando" não ter problema nenhum. mas quando o problema aparece, culpam o equipamento e não a forma como o utilizaram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por Paulinho »

Zocra! Motores à gasolina se empregam duas rpms mínimas" Lentas" mixadas em uma chave de 2 estágios de seu transmissor, a rpm mais baixa para pouso e a mais alta para voo, isso evita de apagar o motor em voo. Não use rpm muito baixa para voo pois ele pode apagar... Quanto à voltagem do CDI, tem CDI que usa até 6V e CDI que usa 7,4 direto, não são todos que usam a mesma voltagem.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: RPM Dle 20cc

Mensagem por zocra »

Paulinho escreveu:Zocra! Motores à gasolina se emprega duas rpms mínimas" Lentas" mixadas em uma chave de 2 estágios de seu transmissor, a rpm mais baixa para pouso e a mais alta para voo, isso evita de apagar o motor em voo. Não use rpm muito baixa para voo pois ele pode apagar... Quanto à voltagem do CDI, tem CDI que usa até 6V e CDI que usa 7,4 direto, não são todos que usam a mesma voltagem.


Essa RPM que falei é pra lenta de pouso tenho a lenta um pouco mais acelerada pra voo em uma chave, uso esse mix dês da época dos glow. Quanto ao CDI ele é a versão de 7.4 no qual aguenta uma lipo 2s ligado direto, porém eu uso uma li-fe 2s pro CDI e outra pro RX. Pelo que vi estou dentro das recomendações esperadas para o motor, em breve falei um vido do projeto, montagem e voo do aero.
Responder