Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu estava estudando sobre uns combustíveis, comparando os diferentes nitro. Para automodelos e aeromodelos, a diferença era que para aviões, os 17% de óleo eram compostos de 50% de rícino e 50% sintético, e nos carros 70% rícino e 30% sintético. O que muda na prática? Na minha cabeça, por ser sintético, deveria ter melhores propriedades quanto lubrificação, resistência ao calor e etc.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por dtox »

E ai, chegou a vela?
Quanto ao lubrificante, nao sei. Se voce pesquisar no grupo certamente alguem ja abordou o assunto. Abs
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Gabriel Velloso »

dtox escreveu:E ai, chegou a vela?
Quanto ao lubrificante, nao sei. Se voce pesquisar no grupo certamente alguem ja abordou o assunto. Abs


Chegou nada, nem atualiza o rastreamento. Desde quinta feira passada encaminhado aqui para o RJ vindo de MG.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por dtox »

passa seu whats pra mim, quero tirar umas duvidas
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Gabriel Velloso »

dtox escreveu:passa seu whats pra mim, quero tirar umas duvidas


Mandei via mensagem privada, não sei se é permitido por aqui.
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Gabriel Velloso »

Esqueci de postar meus resultados aqui.

Quando finalmente as velas chegaram, depois de quase o dobro do prazo, comecei experimentar.

Ela tem o passo de rosca diferente, porém entrou, acredito que moendo a rosca, porém ficou firme, não vazou, nem arrancou.

Descobri um grande defeito no motor, provavelmente por isso ele não ligou. Ao girar com a furadeira, no sentido correto obviamente, ele começava cuspir combustível entre o eixo e a hélice. Mas escorria a ponto de sujar o chão todo kkkkkkkk.

Ao virar o motor de ponta cabeça, descia bastante combustível pelo furo da vela e da admissão, sinal de que entrava, porém não subia. A compressão do cárter devia vazar toda pela folga do eixo, junto ao combustível vazando, triste...

Vou ter que atrasar a modificação, irei recuperar o kit de camisa e pistão, polindo com as pastas diamantadas e com dilatação permanente. No caso da folga do eixo, irei nivelar a bucha, e preencher o eixo com solda, e temperar, talvez cementar, verei ainda o que farei.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por LaercioLMB »

Compra eixo novo, gambiarra vai sair o mesmo preço de comprar um novo e poderá ter problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Gabriel Velloso »

LaercioLMB escreveu:Compra eixo novo, gambiarra vai sair o mesmo preço de comprar um novo e poderá ter problemas.


Longe de ser gambiarra, um serviço de recuperação/restauração cuidadoso. Ainda é capaz de ficar mais duradouro que o original, já que terá tratamentos térmicos, e o original não costuma ter.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por LaercioLMB »

Espero que sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Adriano Miyata
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 9:16 am
Localização: japão

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Mensagem por Adriano Miyata »

Muitos anos atras ajudei a converter 2 motores, um 120 e um 160.
Resultado da conversão:
- Carburação critica, perde a regulagem sempre. (igual motores antigo a alcool, tem esperar aquecer para tentar regular)
- Dificil dar partida na mão, quando da partida e motor esquenta e apaga ai só com starter.
- Perde muita força.
Acho para tentar compensar conversão tem ser esses motores grandes, devido custo do glow.
Mas sinceramente é muita dor de cabeça pela economia, risco de quebra do aeromodelo pois apaga facil em voo.
Responder