Piper J3 Cub

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por acastro »

e o voo?
Conhecimentos adquiridos com os erros são mais preciosos!



zagis,inclusive uma glow/uglystick em deprom /motoplanador
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Infelizmente não trago boas noticias, o Piper voou por alguns cm... na corrida de decolagem perdi o eixo da pista devido alguns recapeamentos no asfalto rural onde voo, e por uma decisão errada minha em achar que tinha velocidade suficiente para decolar uma das asas estolou e o aero deu uma estrelinha no asfalto, se tivesse apenas deixado sair da pista os danos seria praticamente zero, no máximo ia sujar bastante, além dos danos da foto um estabilizador horizontal foi arrancado e a bequilha traseira quebrou, as asas sofreram arranhões, o motor que acertou o asfalto na vertical (nem quebrou a helice) ainda nao abri para ver como esta, externamente parece ok, como bateu com o eixo diretamente no asfalto pode ter tido algum dano interno.
O motor de ponta cabeça se mostrou uma péssima escolha em baixas rotações suspeito que o óleo nao queimado se acumule na vela o que torna o motor muito imprevisível tendo que manter rotações elevadas todo momento.
aparentemente com mais uma boas horas ainda da pra se reparar o modelo, tenho e analisar o motor primeiro se estiver ok, prossigo com o reparo caso contrario nao vai valer a pena.
Anexos
índice.jpg
índice.jpg (38.03 KiB) Exibido 10672 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
macfabiano
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jun 09, 2014 9:27 am
Localização: Curitiba - PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por macfabiano »

Puxa... que pena.
Avatar do usuário
torrola
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sex Ago 07, 2009 10:33 pm
Localização: contagem,mg

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por torrola »

É amigo...

Como piloto vc é um bom construtor kkkk.

Isso acontece mesmo nesse nosso hobby. Temos que controlar a ansiedade. Voar mesmo só quando a confiança estiver no nivel high.
Consertar o estrago e bola pra frente.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

torrola escreveu:Como piloto vc é um bom construtor kkkk.

Eu sempre achei isso, agora tenho certeza :lol: :lol:


O que me conformou foi que em 6 anos de hobby essa foi a primeira lenha... justo no modelo que mais trabalhei ? sim, mas um dia ia acontecer kkkkk

Sim eu ja abri o motor conferi tudo e apesar da pancada esta tudo certo, logo mais tento iniciar os reparos.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
leonardo de barros
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 9:39 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por leonardo de barros »

Uma pena que tenha acontecido isso, o modelo estava bonito demais.

Agora é levantar a cabeça e partir pro reparo.
Voltando ao Hobby!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por LaercioLMB »

Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
Já fiz até um vídeo no simulador, pois não tenho um Piper J3 para mostrar, mas o simulador é a mesma coisa que um aeromodelo de verdade e no vídeo eu mostro o voo de um Piper J3 desde a decolagem até o pouso e notem que na decolagem, ele é acelerado gradativamente e decola sozinho, sem cabrar e faço as curvas usando o leme e compensando nos ailerons para ele não rolar e no profundor para ele não picar e nas duas vezes em que usei somente ailerons e profundor sem usar o leme em baixa velocidade, ele estolou de ponta de asa e mergulhou.
Dá para ver que o modelo do vídeo tem diedro. A imagem não ficou muito boa, pois eu renderizei o vídeo para o arquivo ficar menor, pois quando eu gravei o vídeo, muita gente ainda tinha internet muito lenta e penso neles também, pois vídeos com resolução de ver o grão de poeira é para mané que quer encher seu próprio ego.
Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
http://www.youtube.com/watch?v=xONVO88thcg&t=18s
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Bem o modelo tem sim diedro, nas fotos ele não está tão evidente pois o peso das asas tende a nivela-las já em voo quando a fuselagem fica suspensa pelas asas ele é mais visível, fiz o teste suspendendo o aero a 1/3 da raiz de cada asa e o diedro era evidente só não documentei em fotos.

O motor esta a 2 graus a direita e para baixo.

Como descrevi o acidente foi causado por pela sequencia de fatos que começou na imperfeição na pista e principalmente pela minha decisão de tentar decolar sem velocidade suficiente, logo que ele perdeu o eixo saindo para a direita eu dei leme para retoma-lo, instantes depois cabrei, isso fez com que o o aero "voasse" mas o comando de leme iniciou uma curva e asa interna a curva por ver uma menor velocidade estolou.

Apesar de ter acontecido tudo muito rápido e ele ter um curto momento de cauda não o achei arisco na arfagem, e em modelos que isso se torna algo critico é hoje em dia há recursos como ajuste de exponencial no rádio ou mesmo alterar a posição da linkagem no braço do servo para diminuir o comando e sua proporção em relação ao stick do rádio

Não foi nenhum problema construtivo a causa do acidente e sim erro de pilotagem. Antes de começar a construir eu estava ciente que o Piper J3 não é um treinador, pesquisei sobre suas características de voo tendências pontos críticos P-Factor...

Enfim quebrou, mas dei uma analisada e não vai ser tão complicado o concerto ainda pretendo mudar o motor de posição pois da forma que ficou o fato de desligar em baixas rotações não passa segurança alguma
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por Caiego »

Uma coisa que pode melhorar a decolagem é puxar para o centro um pouco as rodas do trem. Ele vai correr a pista com menos tendência.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Piper J3 Cub

Mensagem por brunobragantine »

Caiego escreveu:Uma coisa que pode melhorar a decolagem é puxar para o centro um pouco as rodas do trem. Ele vai correr a pista com menos tendência.


É uma boa dica Caiego, muito obrigado! e faz todo sentido pois diminui-se o braço de alavanca (pernas do trem) que gera momento no eixo vertical do aero, a contrapartida é que facilita bater as pontas da asa no chão por rolagem, mas um meio termo deve atender bem.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder