Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 6s - Chegando nos finalmentes

Mensagem por Andre Mauricio »

Montagem finalizada. Tudo montado e testado, hélice balanceada, CG no lugar. Não precisei de nenhuma grama de chumbo, acertei o CG apenas movimentando a bateria pelo "plate" que dimensionei já pensando nessa necessidade. Também recebi o MLVSS, sensor de tensão da bateria da FrSky, via Smart Port do X8R.

Aqui no Brasil só consegui uma 16x8 APC, mas já encontrei onde comprar uma 16x8 em madeira para motores elétricos (China).

Instalação das baterias foi simples, um velcro fixado no plate para evitar que a bateria deslize, e mais duas tiras "abraçando".


Ficou assim a montagem da bateria com o MLVSS.


Caso seja necessário, a fuselagem comporta duas 6s 3300mAh com tranquilidade.


Diferentemente dos seus irmãos .25, .45 e .120, o 60/90 é um kit aparentemente mais "arcaico", e uma de suas características é não possuir angulação na parede fogo. Precisamos adotar as boas e velhas arruelas. Precisei montar os stand-offs nesta posição por conta do plate da bateria atrás da parede de fogo.


O MLVSS pesa apenas 5g com a extensão.


Finalizado. É só terminar o setup de rádio e fazer a estreia.



Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por nery »

Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

nery escreveu:Muito bom o trabalho neste modelo, a entelagem me parece que ficou com um bom acabamento, uma boa entelagem sempre da um "ar" especial ao modelo.


Ela tem defeitos em alguns pontos, alguns vincos e junções não ficaram perfeitos. Mas, no geral, ficou satisfatória. Esses termoadesivos genéricos ("chinakotes") não são muito bons de trabalhar mas, com paciência e cuidado, é possível chegar num bom resultado.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

Hoje foi dia de roll-out e das primeiras puxadas no motor. O ESC está com a resposta lenta, preciso programar via Castle Link. Tudo certo pra estreia no domingo.

https://www.youtube.com/watch?v=wa5grJMHHxQ
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Finalizado (aguardando estreia)

Mensagem por Andre Mauricio »

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

Fiz a estreia hoje, e o avião voou maravilhosamente bem! Mesmo com vento forte com rajadas, se manteve extremamente estável. Firme! Apenas um pouco responsivo de mais, mesmo com 60% de comando e 20% de exponencial no modo de voo "normal", que programei para voo de cruzeiro. Talvez reduzindo para 55% de comando e aumentando para 25% de expo, fique perfeito. Sobra potência no avião, muito forte mesmo! Posso utilizar uma hélice com menos passo e aumentar meu tempo de voo. Talvez uma 16x6 fique ideal. Não precisou de trimagem alguma, subiu perfeito, avião voando "redondinho".

Porém, nem tudo são flores. Preparando o avião para o segundo voo (inclusive me preparando para gravar o voo), conectei a bateria e imediatamente senti cheiro de queimado. Era o servo do flap e o receptor.

Como acompanharam, montei o avião com os melhores equipamentos que eu podia. Servos Align, ESC Castle, motor EMAX... Mas resolvi economizar nos servos dos flaps. Afinal, seriam servos que só utilizaria em pousos e decolagens, não receberiam muita carga... Coloquei um par de TowePro SG5010. Pior decisão possível! O barato sai caro. Um dos servos simplesmente fritou! Derreteu a capa plástica e o curto também danificou o receptor. Fica o alerta: Avião caro, equipamento caro! Poderia ter perdido diversos equipamentos e meses de trabalho por conta de um servo ruim.

TowePro SG5010 Torrou! Servo porcaria!


Imediatamente desconectei tudo. Testei os outros servos, o ESC... Tudo funcionando. Peguei um Li-Fe e testei o receptor, nada. Já era. Um amigo piloto que trabalha com eletrônica abriu o receptor e identificou o componente queimado, disse que é possível recuperar, mas não confio mais para este avião. Vou iniciar a construção de um planador para voar no lift, este será o destino do X8R.



Para o Tractor, comprarei um novo X8R e um par de Savox SG0351 para os flaps. Um amigo me ofereceu um de seus receptores emprestado para voar o Tractor até a chegada do novo X8R da China. Acho que aceitarei a proposta. Os novos servos devem chegar ainda esta semana.

Dei uma desanimada por ter "perdido" o receptor. Mas, bola pra frente... Se der uma animada, pode ser que voe novamente na próxima semana, dessa vez com vídeo.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por LaercioLMB »

Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável. Dispositivos de rádio transmissão, não é qualquer técnico em eletrônica que resolve, pois um aparelho transmitido envolve RF e estacionárias o que resulta em queima do dispositivo e consequentemente, queda do avião.
Não menosprezo o trabalho desse técnico em eletrônica, mas rádio transmissores são mais delicados do que uma smart tv e exigem um conhecimento e prática muito maiores.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

LaercioLMB escreveu:Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável.


Se não me engano, ele é técnico especializado em Apple. Mas, tem razão! Melhor não utilizar mais esse receptor em nenhum projeto. Vou deixar na oficina, pode ser útil para alguma coisa na bancada.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por LaercioLMB »

Andre Mauricio escreveu:
LaercioLMB escreveu:Joga fora o receptor, não vale a pena arriscar em um conserto que não será 100% confiável.


Se não me engano, ele é técnico especializado em Apple. Mas, tem razão! Melhor não utilizar mais esse receptor em nenhum projeto. Vou deixar na oficina, pode ser útil para alguma coisa na bancada.


De fato, na bancada ele pode ser muito útil.
Ser técnico em Apple, não significa ser conhecedor de rádio transmissão, pois celulares são somente troca de placas e raras as vezes a troca de algum processador. Só para você ter uma ideia, em rádio transmissão se você cortar um pedacinho do fio da antena ou emendar um pedacinho a mais achando que vai melhorar o ganho, se isso não for feito dentro dos fatores de multiplicação da frequência usada, irá criar uma onda estacionária que logo irá queimar a etapa RF do transmissor. Quem é rádio amador sabe muito bem do que estou falando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por brunobragantine »

Acompanhando desde o inicio a construção e ficou muito boa... sobre o servo, como tu mesmo disse, ainda bem que foi no solo e não danificou mais itens, sobre o servo, pelo que vi usou Li-Fe para alimentar o RX, elas estavam totalmente carregadas ? as Li-Fe completamente carregadas chegam a 7,2V o servo tem como especificação de tensão máxima 6V esse 1,2V a mais somado com a baixa qualidade dos componentes que compõem o servo pode ter causado isso.

Mas faz parte do hobby, substituir os componentes e aproveitar o voo do modelo.

(a bruxa tá solta, minha PDB do planador que estou construindo e postando aqui, entrou em curto e pegou fogo ao conectar a bateria hoje também)
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder