AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
- Andre Mauricio
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
Parabéns pela criatividade! Muito legal o projeto. Só tenha a precaução de não voar o heli em qualquer lugar.
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- Darlandumas
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
Andre Mauricio escreveu:Parabéns pela criatividade! Muito legal o projeto. Só tenha a precaução de não voar o heli em qualquer lugar.
Realmente é desconfortável, e perigoso o local usado. Eu precisava trimar em local fechado, pra evitar influência do vento, dai só me restou
um cômodo dentro de casa. Até porque voar com tanta restrição assim, nem é prazeroso. Valeu abraço.
- wesley cesar seguin
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
Darlandumas escreveu:wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.
Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.
Muito legal, realmente nunca tinha visto sistema de cauda com motor, apenas em helicópteros RTF. No caso de não ter disponível um motor de CD-ROM, o mais adequado seria um motor de baixo KV alto ou baixo?
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- Darlandumas
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
wesley cesar seguin escreveu:Darlandumas escreveu:wesley cesar seguin escreveu:Meus parabéns pela iniciativa e pelo resultado obtido, helicópteros são máquinas complexas e você conseguiu um excelente resultado usando uma eletrônica simples e muita engenhosidade projetando suas próprias peças, mais uma vez parabéns! Se possível, fale mais sobre como foi feito o setup do rotor de cauda, o que você está usando para acionar o motor pra compensar o torque do rotor principal.
Valeu, obrigado. O gyro faz todo trabalho de acelerar o motor, compensando o torque automaticamente. O esc do motor de cauda, é ligado no gyro como se fosse um servo, não muda nada. O ganho, também é ajustado como num servo. Ao ligar pela primeira fez, configure a aceleração ligando o esc com o stik do radio todo para (direita, aceleração máxima do "leme"), e ao ouvir os bips, volte ao meio. Talvez seja necessário, sempre que ligar, mover o stik do leme, um pouco para a (esquerda), para o esc iniciar. Usei uma bateria 11,1v para o motor principal, e uma 7,4v para a cauda, cada um no seu esc. Mais também já usei cabo "y" e liguei os dois escs em uma bateria 11,1v, funciona normalmente. O motor de cd-rom, fiz o enrolamento com
13 voltas, fio duplo, todos no mesmo sentido, seja para esquerda, ou direita, fechamento estrela. Não sei a bitola, apenas vi que o fio era mais grosso que o original do motor. Um detalhe sobre os imãs, é que tem vários tipos de motores de cd-rom, alguns tem imãs que da pra usar, outros são muito fracos, dai é preciso por imãs de neodímio. Digo isso porque testei o mesmo enrolamento com imãs originais diferentes, e os resultados mudaram muito. No motor do vídeo, esta com imãs originais do cd-rom, porém selecionado de outro motor. Se tiver esquentando, provavelmente é falha no enrolamento, hélice muito grande, ou até fios das bobinas raspando na carcaça frontal do motor. Já voei HK450 com esses motores e ficam no máximo morno. Fiz uma hélice em PVC, passo invertido, mais pode usar hélice EP 6x3, cortada para 12cm que funciona perfeitamente. Abraço.
Muito legal, realmente nunca tinha visto sistema de cauda com motor, apenas em helicópteros RTF. No caso de não ter disponível um motor de CD-ROM, o mais adequado seria um motor de baixo KV alto ou baixo?
Alto kv. Não sei quantos kv o cd-rom fica depois de modificado, mais é de alto kv, para girar hélices pequenas em alta rotação.
Tome como referência o motor do v913, em torno de 2600kv
- Darlandumas
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor. (Pintura Finalizada)
Enfim, a projeto ficou pronto. O resultado me surpreendeu bastante, fiquei muito feliz com a conclusão, tanto na pintura como no voo. Espero que as técnicas usadas, possa ser útil em algum momento, pra quem curte construções em casa, seja heli, avião, etc. Embora o projeto já esteja finalizado, qualquer sugestão será bem vinda.
- Darlandumas
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Re: AS350 esquilo 6 canais, carenagem em isopor.
Um detalhe que acrescentei no motor, foi uma ventoinha para refrigeração. Uma vez que o motor fica confinado em uma fuselagem
que é um isolante térmico, sem uma hélice acoplada como no avião, e ainda com poucas aberturas de ventilação. Achei os benefícios satisfatório.
Nos testes, o ar é sugado por baixo, passa por dentro do motor pelas bobinas, e é expelido no topo horizontalmente.
que é um isolante térmico, sem uma hélice acoplada como no avião, e ainda com poucas aberturas de ventilação. Achei os benefícios satisfatório.
Nos testes, o ar é sugado por baixo, passa por dentro do motor pelas bobinas, e é expelido no topo horizontalmente.
- Darlandumas
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