Stik de isopor 1 metro de asa ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Mensagem por Mauri »

Continuando...

Motor instalado.



Interior da fuselagem.



Trem de pouso (queria ter colocado uma roda menor, mas só tinha disponível de 50 mm) :roll:





Bequilha traseira feita com arame de aço de 1.2 mm.



Linkagem profundor. leme e asa.







Aero pronto.







Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por LaercioLMB »

Rodas menores dificultam muito tanto a decolagem quanto o pouso em terrenos irregulares, principalmente com grama. Se fosse uma pista concretada ou asfaltada até não afetariam tanto, mas quanto menor a roda, mais ela irá girar e com isso, maior a vibração no eixo já que sempre tem folgas e nunca são rolamentadas e com isso, a vibração faz a roda travar indiretamente o que gera tendências de ir para um dos lados na hora da decolagem. Por isso esses aviões na época, tinham rodas bem grandes para não afetar com o terreno irregular onde decolavam e estreitas para diminuir o arrasto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Mauri »

Esta correto no que disse Laércio, na maioria das vezes eu procuro usar rodas um pouco maiores mesmo por esse motivos citados por você, mas nesse caso especifico, por causa do arrasto gerado queria ter usado umas rodas um pouco menores de 45 mm x 10 ou 12 mm que tinha aqui mas infelizmente tinham acabado, essas que estão no Stik são de 50 mm x 20 mm.

Acho pela facilidade eu vou acabar retirando o tp na próxima vez e lançar manualmente só para sentir o quanto ele esta "segurando" o voo, apesar de que, para um aero com um grande Firewall exposto, cantos vivos por toda fuselagem e pontas da asa, trem de pouso e um design NADA recomendado para o propósito, mesmo assim gostei do resultado e o mais importante, não notei flutter em nenhuma superfície até então, sinal de que as modificações feitas no kit surtiram efeito, vamos ver nos próximos voos.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por LaercioLMB »

Para o meu Fokker III eu fiz as rodas em balsa bem finas e usai anel O'RING para fazer o pneu, justamente para ter um diâmetro grande, mas estreita o suficiente para diminuir o arrasto. Mas lógico que o meu não é um pylon que tem velocidades muito maiores.
No geral, que bom que conseguiste bons resultados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Adaptando um Stik de isopor para velocidade... Pylon Stik...

Mensagem por marcos soares »

Mauri escreveu:Continuando...

Motor instalado.



Interior da fuselagem.



Trem de pouso (queria ter colocado uma roda menor, mas só tinha disponível de 50 mm) :roll:





Bequilha traseira feita com arame de aço de 1.2 mm.



Linkagem profundor. leme e asa.







Aero pronto.









Que show! Parabéns
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Andre Mauricio »

2836 de 2250KV num STIK! hahaha Que ideia doida! Mas que venham mais ideias assim.

Vai ter V2? Sem trem de pouso e com a corda um pouco reduzida acho que a destruição será mais rápida :twisted:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Mauri »

LaercioLMB escreveu:Para o meu Fokker III eu fiz as rodas em balsa bem finas e usai anel O'RING para fazer o pneu, justamente para ter um diâmetro grande, mas estreita o suficiente para diminuir o arrasto. Mas lógico que o meu não é um pylon que tem velocidades muito maiores.
No geral, que bom que conseguiste bons resultados.

Eu lembro bem daquele seu Fokker, fiquei impressionado com a construção a época, muito bem feita, das rodas grandes e finas feitas com anel de vedação e aro em formato de cone, até cheguei a pensar em fazer esse tipo de aro na impressora 3D para usar no Stik, mas para ficar bonito elas teriam que ser meio grandes e ai também teria o problema do arrasto, sem falar que teria que trocar as hastes do tp para outras mais baixas que eu não tenho e ai começaria a complicar a coisa toda e acabei por desistir.


marcos soares escreveu:Que show! Parabéns

Valeu mesmo Marcos!

Andre Mauricio escreveu:2836 de 2250KV num STIK! hahaha Que ideia doida! Mas que venham mais ideias assim.
Vai ter V2? Sem trem de pouso e com a corda um pouco reduzida acho que a destruição será mais rápida :twisted:

Então André, só vou testar mesmo o voo sem o tp e talvez trocar a hélice para teste, no mais por enquanto não.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Gilberto »

Mauri, finalmente voltou à ativa. Que bom!!!

Posso sugerir que faça aquele estabilizador vertical do tipo reto (Ultra Stick) e com o leme com um terço da área?

Já está no Mercado Livre?
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Mauri »

Fala Gilberto, Já faz um bom tempinho que voltei a ativa.. rsrs Pretendo agora sim ficar em definitivo afinal, nada melhor do que juntar o útil ao agradável trabalhando naquilo que mais se gosta.

Fazer essa sua sugestão é tranquilo, só mudar o arquivo de corte.

Esse kit não tenho anunciado lá porque não compensa por causa da taxa deles.

Abrs.
Editado pela última vez por Mauri em Seg Abr 18, 2022 1:02 pm, em um total de 1 vez.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Stik de isopor para velocidade Pylon Stik ** Vídeo do Voo ** Finalizado

Mensagem por Mauri »

Como tinha dito anteriormente, iria retirar o trem de pouso para ver como se comportaria o Pylon Stik e sim, a velocidade aumentou e muito, tanto que essa semana acabei o derrubando em alta velocidade e toda a frente foi reduzida a isso ai... :shock: :? Infelizmente não foi filmado.




Desde o primeiro voo notei que ao final de cada acelerada ele tendia fortemente a virar no eixo para a direita, tentava corrigir com o aileron mas não respondia, ao desacelerar ele respondia prontamente no aileron, suspeitei então do passo da hélice, estava usando uma APC 6X5, resolvi então trocar por uma APC 6x4 pensando que o problema iria resolver mas não, ficou a mesma coisa foi quando acabou resultando na queda.

Mas o que aconteceu?? Eu não sei ao certo, gostaria se possível de opiniões dos amigos, lembrando que, o que torceu foi todo o aero e não a fuselagem.
Editado pela última vez por Mauri em Seg Abr 18, 2022 4:54 pm, em um total de 2 vezes.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Responder