Reformando um par de polainas em fibra de vidro

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Reformando um par de polainas em fibra de vidro

Mensagem por Andre Mauricio »

Tinha um par de polainas aqui em casa e resolvi reformara para praticar um pouco a pintura... atividade em que sempre fui PÉSSIMO :cry:

Esse foi o estado inicial das polainas. Aparenentemente de fabricação artesanal, bem antigas e com pinturas diferentes. Parece que alguém aplicou um spray preto diretamente sobre o verniz antigo, sem lixa ou qualquer tipo de preparo.


Estavam em um aero glow, dessa forma, o primeiro passo foi remover toda a craca de óleo com acetona...


A mesma acetona serviu para remover o spray preto e exibir a pintura original em azul.


Lixa 80 para remover toda a pintura. Esse material branco que aparece sobre a fibra é massa plástica.



Acabamento com a lixa 80.


Concluí com as lixas 220 e 400.


Acabamento com a lixa 400.


Montei minha moderna cabine de pintura e apliquei algumas demãos de primer cinza.



E o primer é cruel... mostra todos os defeitos :lol:


Muito trabalho com a lixa 400.


Depois de nivelar tudo, apliquei mais uma demão de primer e lixei com a 600.


Finalizei com 4 demãos de tinta branca e 3 demãos de verniz.



Materiais:
Lixas: 80, 220, 400, 600
Primer Cinza TekBond
Tinta Branca Brilhante TekBond
Verniz Brilhante TekBond

Não ficou perfeito... mas tá bem melhor que o estado original. Falta arrumar um avião para esses sapatos!
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reformando um par de polainas em fibra de vidro

Mensagem por LaercioLMB »

ficou ótimo. Eu lixo até a 2000 e uso finas demãos de tinta, pois como é um aeromodelo, a tinta não precisa ficar muito grossa como nos carros onde terá polimentos e desgaste com as lavagens. tinta lisa bem aplicada, verniz é só para agregar peso.
O verniz é para tintas do tipo poliéster, metálicas e perolizadas que não tem brilho próprio, necessitando de um complemento para dar o brilho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder